quinta-feira, 14 de abril de 2011

Judas terá cena especial na “Via Sacra”

O ator Alan Lima de Araújo, como Judas Iscariotes, revela a expectativa de interpretar o traidor de Cristo

No próximo domingo, 16 de abril, inicia-se no calendário cristão a Semana Santa. Entre as celebrações do município está a “Via Sacra – 21 anos de Paixão”, peça tradicional no calendário cultural da cidade, que espera atrair milhares de espectadores de Limeira e região a partir de quinta-feira, 21. Uma das novidades desta edição é a cena do suicídio de Judas Iscariotes, um dos 12 apóstolos que, de acordo com os evangelhos, foi o traidor que entregou Jesus Cristo por 30 moedas de prata. Para isso, Jonathas Noguel, diretor da peça, está dando intensa preparação ao ator que interpretará a personagem.

Alan Lima de Araújo, 18 anos, estuda teatro na Escola Municipal de Cultura e Artes Maestro Mário Tintori (Emcea) há três anos, com o professor Júlio Borgo. Atualmente, Alan dedica-se integralmente às artes cênicas, no elenco da Via Sacra e na “Cia. Núcleo de Teatro”, grupo do qual é integrante. É a terceira vez que Alan participa da peça, porém, pela primeira vez com um papel de destaque. Nos anos anteriores, contracenou como soldado romano e como um dos homens do povo judeu. “É um grande privilégio, pois o papel de Judas é muito cobiçado pelos atores do elenco, e os testes exigem muita dedicação e preparação”, diz.

Para composição da polêmica personagem, Alan buscou inspiração no ator italiano Luca Lionello, que interpretou Judas Iscariotes no filme “Paixão de Cristo”, drama bíblico produzido em 2004 por Mel Gibson. “O olhar, a fala, o choro e os gestos do ator foram base para a construção da minha personagem na Via Sacra”, conta. Atividades em sala de aula ajudaram a estruturar o perfil da personagem, que tem papel essencial no enredo que retrata a trajetória de Cristo. Mesmo com toda a preparação, o ator confessa o nervosismo para a cena do enforcamento de Judas, que será simulado em uma das árvores do Parque Cidade. “A responsabilidade é grande, porém conto com o apoio de minha família e de todo o elenco”, diz.

A “Via Sacra – 21 anos de Paixão” mostrará os últimos momentos da vida de Jesus Cristo antes de sua crucificação. Novas cenas, figurinos e coreografias prometem emocionar o público, com um elenco de mais 130 atores. A realização é da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e acontece de 21 a 23 de abril no Parque Cidade (ao lado do Ginásio Vô Lucato), a partir das 20h. A entrada é gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451 0502 ou pelo e-mail culturalimeira@yahoo.com.br.

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário