segunda-feira, 25 de abril de 2011

Via Sacra recebe 8 mil espectadores

Tempo bom contribuiu para que grande público acompanhasse as apresentações

A maior história de todos os tempos foi contada pelo povo de Limeira, acompanhada por um cenário natural que colaborou para que as pessoas pudessem acompanhar as apresentações que marcaram, sobretudo, pela emoção. Durante as três noites em que foi apresentada, a Via Sacra teve como plano de fundo uma lua brilhante e estrelas que permitiram que o público fosse ao local com maior tranquilidade, sem nenhum sinal de chuva. O evento ocorreu nos dias 21, 22 e 23 de abril, no Parque Cidade de Limeira, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. O maior público – de 4 mil pessoas – foi o da Sexta Feira Santa.

Em duas horas e 20 minutos, cerca de 130 artistas vestiram seus figurinos e remetaram o público há dois milênios , quando, segundo os evangelhos, Cristo foi crucificado, morto, sepultado e, ao terceiro dia, ressuscitou, cumprindo as profecias. Em 2011, o diretor da Via Sacra, Jonatas Noguel, ousou mais nas cenas dos demônios, consideradas por ele um “truque”.

Duas pessoas, idênticas, andavam por todo o cenário da Via Sacra, com risadas e vozes estranhas, tentando Cristo. Os demônios foram interpretados por duas irmãs gêmeas, o que gerou muita curiosidade no público. A cena da crucificação foi realizada enquanto a linda voz de Verônica ecoava no espaço, ao mesmo tempo em que exibia o rosto de Cristo marcado no tecido com que o enxugou, num conhecido milagre. Este foi um dos pontos que mais emocionaram a plateia.

Para Noguel, as encenações cumpriram a missão de misturar arte e fé para emocionar e oferecer entretenimento ao público limeirense. “Estou muito satisfeito com o resultado final, trabalhamos para que tudo saísse completo aos espectadores”.

O intérprete de Cristo, Matheus Gonçalves, ofegante, no último dia da apresentação (sábado), foi questionado, antes da cena final, sobre a emoção de estar dando vida a Cristo nos minutos finais de encenação. “É muita emoção, pois Cristo é um homem sábio e dar vida a ele é uma satisfação pessoal e profissional”. Assim que disse isso, voltou a se concentrar para subir na plataforma especial montada que o levantava a 5 metros, dando ao público a sensação de que estava voando. Fogos coloridos deram ainda mais brilho à cena final.

O secretário da Cultura, José Farid Zaine, acompanhou as três apresentações e revelou que na Sexta Feira Santa foi, realmente, a noite mais emocionante. “Isso é natural, pois o público está mais sensibilizado devido à data, e interage com os atores que vivem fortes emoções durante as cenas, o que aflora mais os sentimentos do público e dos artistas”. Neste dia, foi usado ainda mais sangue cenográfico para dar maior sensação de realidade para quem assistia à encenação do sofrimento de Cristo.

Satisfeito, o secretário comemorou o sucesso. “Esse é um dos eventos que Limeira mais bem abraçou em toda a minha trajetória de produtor e secretário, pois é feita por limeirenses e traz elementos que fomentam o teatro da cidade”.

“O resultado está acima das expectativas”, completou Farid, que realçou o apoio do Prefeito Sílvio Félix. O prefeito, em conversa com o elenco e equipe técnica, demonstrou sua satisfação e o desejo de ampliar o evento no próximo ano.

Acompanharam ainda as apresentações da Via Sacra, em uma das noites, o Prefeito Silvio Félix e a primeira dama Constância Félix, os vereadores Silvio Brito, Eliseu Daniel dos Santos, Antônio Braz do Nascimento (Piuí) e Elza Tank, o secretário de Comunicações Adalberto Mansur, e o chefe de gabinete José Carlos Pejon.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451 0502 ou pelo e-mail culturalimeira@yahoo.com.br.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário