quinta-feira, 7 de abril de 2011

Festival é lançado com lotação na lona Piolin

No total, mais do que 800 pessoas conferem estreia de evento estadual. Novo local agrada.
Espetáculos divertem e emocionam os limeirenses
Prefeito Sílvio Félix, secretário da Cultura José Farid Zaine, André Sturm, Isa Castro e Bel Toledo
Público lota o local do evento

Findava a tarde do primeiro dia de apresentações da quarta edição do Festival Paulista de Circo e os últimos detalhes eram ajeitados pela organização do evento que revela grandes talentos de todo o país das artes circenses. O sol, já alaranjado, começava a dar tímido espaço às estrelas da noite fria tão aguardada pelos limeirenses. E o público, como esperado, não decepcionou: já mostrava que todos abraçaram a ideia do evento que ocorre anualmente em Limeira. O festival inaugurou seu picadeiro nesta quarta-feira, 6, e prossegue até o próximo domingo, 10, com programação gratuita. Bandeiras coloridas e lâmpadas amarelas deram ainda mais vida ao espaço.

Assim que os visitantes passam pelas catracas de entrada, deparam-se com o temido – e emocionante – Globo da Morte. Ao lado direito do “Globo” está a bilheteria e, ao lado esquerdo, grande Praça de Alimentação, com lanches, algodão doce, pipocas, refrigerantes, sorvetes, salgados, e outros produtos. Seguindo, o público vê as lonas principais do evento: Piolin, Arrelia, Carequinha e Pimentinha e, mais adiante, a “Tenda da Cultura” – espaço criado para divulgar a produção dos artistas limeirenses.

Os lugares são limitados, é preciso ser esperto e também ter sorte. E quem pode ensinar sobre isso é José Tomaz de Aquino, 73 anos, o primeiro da fila. Eram 18h10 quando ele chegou na bilheteria do festival (a bilheteria abriria às 19h), acompanhado da filha, Isabel Tomaz de Aquino Góes, 40.

Segundo o simpático senhor, que mantém o brilho nos olhos ao falar da paixão que tem pelo circo, a ideia do evento é ótima, pois oferece cultura de qualidade e diversão sadia. “Eu gosto do palhaço, se eu pudesse, seria um, pois é tão bom fazer as pessoas rirem”.

Isabel decidiu chegar cedo, já que nos anos anteriores nunca conseguiu bilhete para entrar nas lonas. “É um evento muito concorrido, que reúne a família toda. Queria que ficasse ainda mais dias na cidade”. Ambos aprovaram o novo espaço, localizado no Centro Municipal de Eventos.

Rogéria Orsi, 40, também aprovou o local. “Aqui, além de ser mais espaçoso, é muito mais seguro”.

A pequena, sorridente e tímida Vitória Rafaela Gomes, 8, achou o lugar espaçoso, colorido e iluminado. “O que mais gosto é ver as mágicas do circo”. Assim que respondeu, Rafaela correu para a fila da lona Piolin, pois queria diversão.

Vibração

Antes do início dos espetáculos, que contou com apresentações da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, autoridades responsáveis pela realização do evento deram as boas vindas ao respeitável público. Participaram da cerimônia oficial o Prefeito Silvio Félix, o secretário da Cultura José Farid Zaine, o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural André Sturm, a diretora da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa) Isa Castro e a presidenta da Cooperativa Paulista de Circo Bel Toledo.

Para Sturm, o novo local oferece mais conforto e segurança, além de garantir opções mais variadas na intensa programação. “Estamos felizes com esse importante evento que integra nossa programação há quatro anos”.

Farid, em sua fala, solicitou aplausos do público à parceria de sucesso entre o município e o estado na área cultural. O pedido foi acatado e calorosos aplausos ecoaram pela Piolin. “Viva o circo em Limeira, viva a cultura”.

Félix elogiou o público de idade variada e destacou que Limeira tem o maior festival de circo do Brasil. “É tão bom ver a arte de perto, com tanto sucesso e alegria que o circo oferece”.

Estiveram presentes também os secretários de Turismo e Eventos, Marcos Camargo, de Comunicações, Adalberto Mansur, e da Habitação, Antonio Custódio de Oliveira. Os vereadores Carlinhos Silva, Silvio Brito, Ronei Martins e Mário Botion conferiram as primeiras apresentações do festival. Esteve presente ainda a presidenta do Fundo Social de Solidariedade Luciana Sousa Gonçalves.

O festival é realizado pela Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, em parceria com a Cooperativa Paulista de Circo e com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, com coprodução da Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte. O evento conta com o apoio da Oficina Cultural Regional Carlos Gomes.

A programação completa do festival está no blog da Cultura: www.culturalimeira.blogspot.com.

Fotos: Wagner Morente.

Ronald Gonçales – Chefe de Setor de Música e de Dança (Projetos Culturais)
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Um comentário:

  1. Parabéns pelo sucesso do evento. Mais ainda quando um dos entrevistados é meu tio que sempre chega cedo em tudo.....rs....

    ResponderExcluir