Além dos tradicionais números circenses, artistas limeirenses promovem exposição
Fotos do espetáculo de abertura, realizado na noite da última quarta-feira, dia 06 de abril
O terceiro dia de atividades do 4° Festival Paulista de Circo segue com programação intensa. Na “Tenda da Cultura”, lona destinada aos artistas locais, as intervenções artísticas e os pequenos números circenses continuam, além das mostras de vídeo e da “Banca de Troca de Livros e Gibis”, ação das Bibliotecas Municipais que sorteará livros ao público. O Núcleo de Cultura do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), a Trupe “Brincando de Circo” e o “Encontro Limeirense de Malabares e Circo” são alguns dos destaques da Tenda.
Outra novidade articulada pela Prefeitura de Limeira é a “Expoliart” - exposição realizada com o objetivo de promover o artesanato limeirense através da união dos artesãos e do incentivo às suas atividades. A exposição contará com 20 expositores, todos cadastrados na Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades). Peças em gesso, madeira e cerâmica, patchwork e outros itens estarão disponíveis na Praça de Alimentação do Festival. A exposição conta como o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos.
Já nas lonas Carequinha, Arrelia, Pimentinha e Piolin, que terão espetáculos até às 22h, a diversão fica por conta da “Academia Brasileira de Circo”, “Duo Venegas”, e “Equipe Alegria”; além das apresentações nas traves, com acrobacias e números aéreos no espaço aberto, e do emocionante “Globo da Morte”, com a Família Torres.
Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site www.cultura.sp.gov.br ou no blog da Cultura – www.culturalimeira.blogspot.com - com as sinopses e os horários de cada espetáculo.
O Festival ocorre no Centro Municipal de Eventos (Antiga Lival) – Rua Maria Thereza de Barros Camargo, 1525, Jd. Aquarius, Limeira/SP – segunda entrada no Anel Viário, próximo ao novo campus da Unicamp. Confira todos os espetáculos de sexta-feira, dia 8, a partir das 14h:
PIOLIN
14h30 Circo dos Sonhos - Academia Brasileira de Circo
Através de números incríveis com malabares, acrobacias, contorção, trapézio, palhaços e muita magia, a diretora Rosana Jardim e o grande elenco do Circo dos Sonhos contam o sonho de uma linda menina que é despertada pelos Palhaços e, em um passe do Mágico, senta-se no alto da lua, convidada a viver uma aventura no maravilhoso e fascinante mundo do circo
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos
16h Circo dos Sonhos - Academia Brasileira de Circo
Através de números incríveis com malabares, acrobacias, contorção, trapézio, palhaços e muita magia, a diretora Rosana Jardim e o grande elenco do Circo dos Sonhos contam o sonho de uma linda menina que é despertada pelos Palhaços e, em um passe do Mágico, senta-se no alto da lua, convidada a viver uma aventura no maravilhoso e fascinante mundo do circo
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos
18h30 e 20h O Espetáculo não pode parar! - Equipe Alegria
Dissidente do Circo Garcia, este espetáculo carrega no nome sua homenagem ao circo tradicional: “Respeitável público, o espetáculo não pode parar!”. Caracteriza-se pela presença dos números clássicos entremeados pela atuação do mestre de cerimônias, que vai apresentando cada atração de forma a envolver e empolgar o público presente.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos
ARRELIA
14h e 15h45 O Reencontro de palhaços na rua é alegria do Sol com a Lua - Cia teatral Turma do Biribinha
O reencontro de dois palhaços de circo que não se vêem há muito tempo e num encontro inusitado relembram o maravilhoso passado juntos.
Um espetáculo cheio de reprises, gags, pilhérias e galhofas, floreado por música alegre feita a partir de instrumentos exóticos e inusitados.
Classificação indicativa: Livre / Duração: 50 minutos
18h O Circo do seu Lé - Circo teatral musical Furunfunfun e Circo e Cia
O Circo do Seu Lé conta a história de um pequeno circo em crise, que corre o risco de acabar definitivamente. Vários artistas já abandonaram o circo, os animais foram apreendidos e até a lona foi vendida, mas os poucos que permaneceram fazem de tudo para manter o circo em funcionamento. É quando um dos integrantes propõe uma solução mirabolante: criar dinossauros a partir de uma célula-tronco. A partir daí o Circo do Seu Lé passa a ser palco das mais inacreditáveis aventuras! Concepção e Direção de Marcelo Zurawski. Com os grupos Circo & Cia e Furunfunfum.
Classificação Indicativa: A partir de 4 anos / Duração: 75 minutos
21h Os 3 Rs - Fractons Produções Artísticas
A peça teatral “Os 3 Rs” procura mostrar como as pessoas estão entupindo o planeta com tudo o que consome e descarta sem nenhum cuidado. O espetáculo aborda o tema de forma lúdica, utilizando técnicas circenses e um enredo teatral para que atinja todas as gerações.
Classificação indicativa: Livre / Duração: 45 minutos
PIMENTINHA
15h30 Sátira Michael Jackson - Palhaço Maskarito
Mímico dotado de uma expressão corporal rara e divertida, o Palhaço Maskarito apresenta esquetes impagáveis, como o lutador de boxe Maikon Jakason, levando a plateia às lagrimas de tanto rir. Com uma trajetória por circos tradicionais como o Garcia e o Spacial, ele apresenta uma performance divertida e criativa.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 06 minutos
15h30 Pirâmide Humana - Cia de Shows Superarte
A Cia Superarte de Artes circenses de Olímpia - SP, formada pelo artista circense, coreógrafo e diretor artístico Bonny Almeida, nos apresenta piramides humanas, acrobacias combinadas com elegantes movimentos da ginástica ritmica e artística, saltos, expressão corporal e toque inovador, brindando o expectador com os encantos da nossa querida "Arte circense".
Classificação indicativa: Livre/ Duração: 10 minutos
15h30 Malabares Performático - Rogério Piva
No show de malabarismo, o artista brinca e encanta o público com suas habilidades: bolas, claves, aros, chapéus e caçapas. É um número fantástico que envolve técnica, agilidade e comicidade. São 5, 6, 7 ou 8 objetos no ar ao mesmo tempo, o que provoca uma verdadeira confusão aos olhos do público. Um verdadeiro desafio às leis da física e à gravidade, que se torna algo totalmente irrelevante diante dos seus movimentos. Todo o número é feito ao som de samba, salsa e merengue. O artista acompanha cada truque de acordo com a música, em uma coreografia alegre e espontânea, fazendo com que a platéia embale em um ritmo quente e contagiante.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 11 minutos
15h30 A Dança - Os Mamatchas
No número circense "A Dança", duas palhaças fazem uma sátira ao contorcionismo e as acrobacias de solo. O número é dinâmico, voltado para todas as idades e com uma estrutura que pode ser apresentada em rua, palco, quadras, salas e espaços diversos. Não tem falas, é bem ritmado e coreografado, com música ao vivo, que contagia o público e pede a participação com o acompanhar das palmas.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 15 minutos
17h30 Tranca Clássica - Amanda dos Santos Jardim
Nessa apresentação, a artista mistura o clássico ao tradicional, proporcionando encanto aos olhos do público onde espelha sua simpatia e elegância. Conquista a atenção da plateia cada movimento de domínio dos seus pés, que até parecem ser magnetizados aos aparelhos, arremessam a artista ao ar e a amparam suavemente. Sua apresentação consiste em muito equilíbrio, seus aparelhos caminham por seus pés em um ritmo de intenso suspense sendo ameaçado a cada instante pela gravidade que as vezes da a impressão de nem existir. Uma apresentação fabulosa, de técnica e elegância que formam uma verdadeira coreografia entre música e habilidades.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 05 minutos
17h30 Palhaços deoutrora - Circo Folia de Picadeiro
Número cômico, interpretativo, no qual uma dupla de palhaços remonta e homenageia os esquetes clássicos dos palhaços tradicionais.
Classificação indicativa: Livre / Duração: 17 minutos
17h30 Sonho Mágico - King Magico
Sonho Mágico existe há vários anos encantando jovens e adultos e é composto do mágico com sua secretária.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 07 minutos
17h30 Bruno Edson e seus pratos bailarinos
Artista tradicional com uma trajetória riquíssima, trabalhou nos principais circos brasileiros, como Garcia, Vostok, Beto Carrero, e em temporadas internacionais na Europa e Arábia Saudita. Conhecido pelo seu incrível número de equilibrismos com Pratos e malabarismo, Bruno Edson é sem dúvida uma referência no circo brasileiro. Com seu carisma e simpatia, swing e alegria, envolve o público e as crianças.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 10 minutos
19h45 Circo Malabarístico - Irmãos Becker
No espetáculo “Circo Malabarístico”, dois malabaristas cômicos demonstram de modo criativo e bem humorado o malabarismo clássico e o experimental com novos planos, formas e materiais, (como cones de trânsito) provocando a platéia a participar da apresentação do início ao fim.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 50 minutos
CAREQUINHA
14h Às 19h Recreação e Oficinas Recreativas
GLOBO DA MORTE
19h45 Família Torres
20h30 Família Torres
22h Família Torres
TRAVES - NÚMEROS AÉREOS
15h e 18h30 Duplo Tecido - Duo Venegas
O Duo Venegas é um pas de deux aéreo de tecido acrobático realizado por Rodrigo Venegas e Keite Pereira, inspirado na história de Romeu e Julieta. Com técnicas de circo, unidas a técnicas de dança e expressão corporal, o número traz uma nova linguagem juntando o circo tradicional com o circo contemporâneo.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 07 minutos
17h e 19h30 Luli e Tuli Costurando-se - Tum Aguiar e Luciana Guimarães
Número de tecido em que duas bonecas de pano representam a infância perdida, lutando para continuar de pé.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 07 minutos
INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS
15h às 19h Charanga Bubiô Dançô - Cia Bubiô Ficô Lô
A Charanga BuBiÔ, DançÔ! faz parte dos projetos artísticos da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ! O grande barato da banda é expandir e propagar estilos musicais que fizeram parte da história da comicidade, entre músicos, atores e palhaços, como chulas, lundus, modinhas, marchinhas, paródias, estoril, entre outros ritmos que forem populares.
Classificação Indicativa: Livre
15h às 20h Palhaço Lelé
16h Táxi Maluco/Ambulância Maluca
TENDA DA CULTURA – LIMEIRA
14h às 22h Banca de Troca de Livros e Gibis
14h às 22h Mostra de Videos nos Intervalos - Oficina Cultural Carlos Gomes
14h às 14h30 O Circo vem Aí - Projeto APAE Cultural
14h45 às 15h15 Banda Arthur Giambelli
15h15 às 15h45 Quem Roubou a alegria do palhaço contador de História
16h às 17h Os Arteiros - Núcleo de Cultura - CEPROSOM
17h30 às 18h30 Intervenção e pequenos números circenses - Encontro Limeirense de Malabares e Circo
19h às 20h Quantalegria - Trupe Brincando de Circo
20h15 às 21h15 Intervenções e pequenos números circenses - Encontro Limeirense de Malabares e Circo
Fotos: Wagner Morente
Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira
Nenhum comentário:
Postar um comentário