quinta-feira, 7 de abril de 2011

Festival de Circo segue com programação intensa nesta sexta

Além dos tradicionais números circenses, artistas limeirenses promovem exposição





Fotos do espetáculo de abertura, realizado na noite da última quarta-feira, dia 06 de abril

O terceiro dia de atividades do 4° Festival Paulista de Circo segue com programação intensa. Na “Tenda da Cultura”, lona destinada aos artistas locais, as intervenções artísticas e os pequenos números circenses continuam, além das mostras de vídeo e da “Banca de Troca de Livros e Gibis”, ação das Bibliotecas Municipais que sorteará livros ao público. O Núcleo de Cultura do Ceprosom (Centro de Promoção Social Municipal), a Trupe “Brincando de Circo” e o “Encontro Limeirense de Malabares e Circo” são alguns dos destaques da Tenda.

Outra novidade articulada pela Prefeitura de Limeira é a “Expoliart” - exposição realizada com o objetivo de promover o artesanato limeirense através da união dos artesãos e do incentivo às suas atividades. A exposição contará com 20 expositores, todos cadastrados na Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades). Peças em gesso, madeira e cerâmica, patchwork e outros itens estarão disponíveis na Praça de Alimentação do Festival. A exposição conta como o apoio da Secretaria de Turismo e Eventos.

Já nas lonas Carequinha, Arrelia, Pimentinha e Piolin, que terão espetáculos até às 22h, a diversão fica por conta da “Academia Brasileira de Circo”, “Duo Venegas”, e “Equipe Alegria”; além das apresentações nas traves, com acrobacias e números aéreos no espaço aberto, e do emocionante “Globo da Morte”, com a Família Torres.

Toda a programação é gratuita e pode ser conferida no site www.cultura.sp.gov.br ou no blog da Cultura – www.culturalimeira.blogspot.com - com as sinopses e os horários de cada espetáculo.

O Festival ocorre no Centro Municipal de Eventos (Antiga Lival) – Rua Maria Thereza de Barros Camargo, 1525, Jd. Aquarius, Limeira/SP – segunda entrada no Anel Viário, próximo ao novo campus da Unicamp. Confira todos os espetáculos de sexta-feira, dia 8, a partir das 14h:

PIOLIN

14h30 Circo dos Sonhos - Academia Brasileira de Circo
Através de números incríveis com malabares, acrobacias, contorção, trapézio, palhaços e muita magia, a diretora Rosana Jardim e o grande elenco do Circo dos Sonhos contam o sonho de uma linda menina que é despertada pelos Palhaços e, em um passe do Mágico, senta-se no alto da lua, convidada a viver uma aventura no maravilhoso e fascinante mundo do circo
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos
16h Circo dos Sonhos - Academia Brasileira de Circo
Através de números incríveis com malabares, acrobacias, contorção, trapézio, palhaços e muita magia, a diretora Rosana Jardim e o grande elenco do Circo dos Sonhos contam o sonho de uma linda menina que é despertada pelos Palhaços e, em um passe do Mágico, senta-se no alto da lua, convidada a viver uma aventura no maravilhoso e fascinante mundo do circo
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos
18h30 e 20h O Espetáculo não pode parar! - Equipe Alegria
Dissidente do Circo Garcia, este espetáculo carrega no nome sua homenagem ao circo tradicional: “Respeitável público, o espetáculo não pode parar!”. Caracteriza-se pela presença dos números clássicos entremeados pela atuação do mestre de cerimônias, que vai apresentando cada atração de forma a envolver e empolgar o público presente.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 60 minutos

ARRELIA

14h e 15h45 O Reencontro de palhaços na rua é alegria do Sol com a Lua - Cia teatral Turma do Biribinha
O reencontro de dois palhaços de circo que não se vêem há muito tempo e num encontro inusitado relembram o maravilhoso passado juntos.
Um espetáculo cheio de reprises, gags, pilhérias e galhofas, floreado por música alegre feita a partir de instrumentos exóticos e inusitados.
Classificação indicativa: Livre / Duração: 50 minutos
18h O Circo do seu Lé - Circo teatral musical Furunfunfun e Circo e Cia
O Circo do Seu Lé conta a história de um pequeno circo em crise, que corre o risco de acabar definitivamente. Vários artistas já abandonaram o circo, os animais foram apreendidos e até a lona foi vendida, mas os poucos que permaneceram fazem de tudo para manter o circo em funcionamento. É quando um dos integrantes propõe uma solução mirabolante: criar dinossauros a partir de uma célula-tronco. A partir daí o Circo do Seu Lé passa a ser palco das mais inacreditáveis aventuras! Concepção e Direção de Marcelo Zurawski. Com os grupos Circo & Cia e Furunfunfum.
Classificação Indicativa: A partir de 4 anos / Duração: 75 minutos
21h Os 3 Rs - Fractons Produções Artísticas
A peça teatral “Os 3 Rs” procura mostrar como as pessoas estão entupindo o planeta com tudo o que consome e descarta sem nenhum cuidado. O espetáculo aborda o tema de forma lúdica, utilizando técnicas circenses e um enredo teatral para que atinja todas as gerações.
Classificação indicativa: Livre / Duração: 45 minutos


PIMENTINHA

15h30 Sátira Michael Jackson - Palhaço Maskarito
Mímico dotado de uma expressão corporal rara e divertida, o Palhaço Maskarito apresenta esquetes impagáveis, como o lutador de boxe Maikon Jakason, levando a plateia às lagrimas de tanto rir. Com uma trajetória por circos tradicionais como o Garcia e o Spacial, ele apresenta uma performance divertida e criativa.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 06 minutos
15h30 Pirâmide Humana - Cia de Shows Superarte
A Cia Superarte de Artes circenses de Olímpia - SP, formada pelo artista circense, coreógrafo e diretor artístico Bonny Almeida, nos apresenta piramides humanas, acrobacias combinadas com elegantes movimentos da ginástica ritmica e artística, saltos, expressão corporal e toque inovador, brindando o expectador com os encantos da nossa querida "Arte circense".
Classificação indicativa: Livre/ Duração: 10 minutos
15h30 Malabares Performático - Rogério Piva
No show de malabarismo, o artista brinca e encanta o público com suas habilidades: bolas, claves, aros, chapéus e caçapas. É um número fantástico que envolve técnica, agilidade e comicidade. São 5, 6, 7 ou 8 objetos no ar ao mesmo tempo, o que provoca uma verdadeira confusão aos olhos do público. Um verdadeiro desafio às leis da física e à gravidade, que se torna algo totalmente irrelevante diante dos seus movimentos. Todo o número é feito ao som de samba, salsa e merengue. O artista acompanha cada truque de acordo com a música, em uma coreografia alegre e espontânea, fazendo com que a platéia embale em um ritmo quente e contagiante.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 11 minutos
15h30 A Dança - Os Mamatchas
No número circense "A Dança", duas palhaças fazem uma sátira ao contorcionismo e as acrobacias de solo. O número é dinâmico, voltado para todas as idades e com uma estrutura que pode ser apresentada em rua, palco, quadras, salas e espaços diversos. Não tem falas, é bem ritmado e coreografado, com música ao vivo, que contagia o público e pede a participação com o acompanhar das palmas.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 15 minutos
17h30 Tranca Clássica - Amanda dos Santos Jardim
Nessa apresentação, a artista mistura o clássico ao tradicional, proporcionando encanto aos olhos do público onde espelha sua simpatia e elegância. Conquista a atenção da plateia cada movimento de domínio dos seus pés, que até parecem ser magnetizados aos aparelhos, arremessam a artista ao ar e a amparam suavemente. Sua apresentação consiste em muito equilíbrio, seus aparelhos caminham por seus pés em um ritmo de intenso suspense sendo ameaçado a cada instante pela gravidade que as vezes da a impressão de nem existir. Uma apresentação fabulosa, de técnica e elegância que formam uma verdadeira coreografia entre música e habilidades.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 05 minutos
17h30 Palhaços deoutrora - Circo Folia de Picadeiro
Número cômico, interpretativo, no qual uma dupla de palhaços remonta e homenageia os esquetes clássicos dos palhaços tradicionais.
Classificação indicativa: Livre / Duração: 17 minutos
17h30 Sonho Mágico - King Magico
Sonho Mágico existe há vários anos encantando jovens e adultos e é composto do mágico com sua secretária.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 07 minutos
17h30 Bruno Edson e seus pratos bailarinos
Artista tradicional com uma trajetória riquíssima, trabalhou nos principais circos brasileiros, como Garcia, Vostok, Beto Carrero, e em temporadas internacionais na Europa e Arábia Saudita. Conhecido pelo seu incrível número de equilibrismos com Pratos e malabarismo, Bruno Edson é sem dúvida uma referência no circo brasileiro. Com seu carisma e simpatia, swing e alegria, envolve o público e as crianças.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 10 minutos
19h45 Circo Malabarístico - Irmãos Becker
No espetáculo “Circo Malabarístico”, dois malabaristas cômicos demonstram de modo criativo e bem humorado o malabarismo clássico e o experimental com novos planos, formas e materiais, (como cones de trânsito) provocando a platéia a participar da apresentação do início ao fim.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 50 minutos

CAREQUINHA
14h Às 19h Recreação e Oficinas Recreativas

GLOBO DA MORTE

19h45 Família Torres
20h30 Família Torres
22h Família Torres

TRAVES - NÚMEROS AÉREOS

15h e 18h30 Duplo Tecido - Duo Venegas
O Duo Venegas é um pas de deux aéreo de tecido acrobático realizado por Rodrigo Venegas e Keite Pereira, inspirado na história de Romeu e Julieta. Com técnicas de circo, unidas a técnicas de dança e expressão corporal, o número traz uma nova linguagem juntando o circo tradicional com o circo contemporâneo.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 07 minutos
17h e 19h30 Luli e Tuli Costurando-se - Tum Aguiar e Luciana Guimarães
Número de tecido em que duas bonecas de pano representam a infância perdida, lutando para continuar de pé.
Classificação Indicativa: Livre / Duração: 07 minutos

INTERVENÇÕES ARTÍSTICAS

15h às 19h Charanga Bubiô Dançô - Cia Bubiô Ficô Lô
A Charanga BuBiÔ, DançÔ! faz parte dos projetos artísticos da Cia. BuBiÔ, FicÔ LÔ! O grande barato da banda é expandir e propagar estilos musicais que fizeram parte da história da comicidade, entre músicos, atores e palhaços, como chulas, lundus, modinhas, marchinhas, paródias, estoril, entre outros ritmos que forem populares.
Classificação Indicativa: Livre
15h às 20h Palhaço Lelé
16h Táxi Maluco/Ambulância Maluca


TENDA DA CULTURA – LIMEIRA

14h às 22h Banca de Troca de Livros e Gibis
14h às 22h Mostra de Videos nos Intervalos - Oficina Cultural Carlos Gomes
14h às 14h30 O Circo vem Aí - Projeto APAE Cultural
14h45 às 15h15 Banda Arthur Giambelli
15h15 às 15h45 Quem Roubou a alegria do palhaço contador de História
16h às 17h Os Arteiros - Núcleo de Cultura - CEPROSOM
17h30 às 18h30 Intervenção e pequenos números circenses - Encontro Limeirense de Malabares e Circo
19h às 20h Quantalegria - Trupe Brincando de Circo
20h15 às 21h15 Intervenções e pequenos números circenses - Encontro Limeirense de Malabares e Circo

Fotos: Wagner Morente

Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19)3451.0502
culturalimeira@yahoo.com.br
www.culturalimeira.blogspot.com
www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário