sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Cinco estados participam do FestiAFRO

Terminou a triagem que ouviu de forma minuciosa as mais de 70 músicas que chegaram com a tentativa de participação dentro da sexta edição do Festival Nacional de MPB com temas relativos à cultura afro brasileira “FestiAFRO”. O evento acontece nos dias 19 e 20 de novembro, às 20h, no Teatro Vitória, com organização da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura. A entrada é franca.
Foram recebidas mais de 70 músicas na primeira fase do projeto, a de inscrições. A maioria das canções enviadas é de São Paulo, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Porém, confirmaram participações dentro do FestiAFRO cinco estados brasileiros: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. De Limeira, 26 inscrições chegaram, mas apenas sete foram classificadas.
Idealizador do projeto e secretário da Cultura, José Farid Zaine explicou que não foram atingidas as dez músicas limeirenses, pois algumas composições não falavam sobre o tema afro. “O Festival celebra a história da cultura negra e compositores de músicas que fugiram ao tema foram rigorosamente desclassificados”. No total, apresentam-se no FestiAFRO 17 músicas, sendo dez de todo o Brasil e sete de Limeira, concorrendo aos R$ 11 mil em prêmios.
Segundo Farid, gêneros diferentes da MPB estarão presentes nas apresentações ao vivo do festival. “Temos rap, samba e maracatu, uma pluralidade de estilos musicais que fará a diferença neste ano”.
Do município, a maior parte dos intérpretes classificados participa pela primeira vez de um festival, desde que a realização dos festivais voltou a acontecer, no ano de 2005, na administração de Silvio Félix. Trio Patinhas, Família Salve, Cipriana Villa e Banda Akazzus debutam em festivais. Os outros três classificados, Milena Massaro, Toc Percussivo e Silvanei Bonfim, já participaram de eventos do gênero (FestiAFRO, Canta Limeira e Musical Ecológico de Limeira – MEL). Na disputa nacional, quase todos já passaram por Limeira e voltarão para mostrar novos trabalhos, agora ligados à cultura afro.
“Composições fortes que marcarão, com certeza, o sucesso do nosso evento. Pesquisas e estilos que celebrarão um povo que significou e significa tanto para o fortalecimento da nossa própria história”, finalizou Farid.
Veja os classificados de Limeira:
Banda Toc Percussivo – Caboclo de Lança.
Trio Patinhas – Nocaute
Família Salve – Break Grafite
Milena Massaro – Laranjeira
Cipriana Villa – Coisas do Meu Brasil
Silvanei Bonfim – Do Mundo Para o Morro
Banda Akazzus – Incolor
Veja os classificados de todo o Brasil:
Ruthe Glória – Certeza
Tavinho Limma – Tudo é maracatudo!
Thiago Augusto – Abençoado
Guidi Vieira - Samba do Pé
Ivânia Catarina – Galanga Rei
Diorgem Júnior – Enquanto Seu Lobo Não Vem
Cristoilma – Tribo de Xangô
Zeca Barreto e André Fernandes – Erê Odara
Ronai Nava – Olé-Lê-Sabiá
Flávio Freire – O Canto de Xangô para Yemanjá
Nos próximos dias, a organização do FestiAFRO confirma os nomes dos jurados e das participações de artistas convidados. Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário