quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Espetáculo de Portugal traz crítica à cultura de massa




Com texto adaptado de “Cyrano de Bergerac”, de Edmond Rostand, “Sicrano de Bergerac”, com a Companhia Constantino Nery, será apresentado no Teatro Vitória na próxima terça-feira, 15, às 20h, com entrada franca. A apresentação em Limeira conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura. O espetáculo vem de Matosinhos (Portugal) e o autor é Jorge Louraço.




A peça transpõe Paris do século XVII para uma cidade portuguesa no final do século XX, substituindo a aristocracia das cortes de Luís XIII e de Luís XIV pela atual cultura de massa vista, sobretudo, na TV. O cenário dá vida para a noite, composta de prostitutas, taxistas, atores de teatro, cantores de música e estrelas da TV. O texto também explora as diferenças entre beleza física e espiritual. Não é apenas a dignidade que está em jogo, mas a celebridade, o anonimato, a marginalidade e o amor.



Louraço é formado em Relações Internacionais e Antropologia Social, tendo realizado diversos trabalhos. No Brasil, publicou “Verás que Tudo é Verdade”, sobre o grupo Folias, escreveu a peça de teatro “Cabaré da Santa”, com Reinaldo Maia e fez a dramaturgia de Êxodos, pela qual foi nomeado para o prêmio de melhor dramaturgia da Associação Paulista de Críticos de Arte.


O espetáculo tem duração de 60 minutos e a classificação indicativa de 12 anos. Os interessados em assistir a peça, deverão retirar senhas de acesso ao Vitória a partir das 19h no dia da apresentação. Outras informações podem ser obtidas nos telefones do teatro, (19) 3451 2675 e 3451 6679.


Ficha Técnica:
Dramaturgia: Jorge Louraço
Encenação e Figurinos: Luisa Pinto
Cenografia: Cátia Barros
Interpretação: Catarina Santos, João Costa, Ricardo Correia, João Miguel Mota, Neviton Freitas, Alexandre Rabello, Letícia Bortoletto e Marly Bortoletto.
Assistente de Encenação: Raquel Coelho
Produção executiva: Ana Ferreira
Desenho de Luz: Bruno Santos
Sonoplastia: Pedro Moreira
Imagem Gráfica e Vídeo: Miguel Miranda
Produção: Cine Teatro Constantino Nery e Câmara Municipal de Matosinhos


Imagens do espetáculo. Créditos – Divulgação.
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário