quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Thulany vai até São José do Rio Pardo defender Limeira no Mapa Cultural Paulista

A primeira modalidade a tentar vaga para a fase estadual do Mapa Cultural Paulista é a de canto coral, defendida pelo Coral Municipal Afro Thulany, que representa Limeira pelo segundo ano (participou nos anos de 2005/2006). A apresentação ocorre neste sábado, 5, a partir das 16h, na Fábrica de Expressão, em São José do Rio Pardo. O coral vai até o município com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, e disputa com diversos corais da região de Campinas.

Thulany, com regência de José Donizetti dos Santos, possui cerca de 30 integrantes, com idades que variam de 15 a 65 anos. O grupo foi criado no dia 2 de fevereiro de 2002, com a proposta de trabalhar a difusão da cultura afro, através do canto, teatro e dança, utilizando a arte contra o preconceito.

O repertório do coral é diversificado: tem gospel, MPB e músicas em dialeto africano. Para a apresentação dentro do Mapa, o grupo prepara três apresentações. “Travessia”, de Milton Nascimento; “Planeta Água”, de Guilherme Arantes; e a música africana “Tusivaya” são as escolhidas.

Segundo o secretário da Cultura, José Farid Zaine, as músicas africanas interpretadas pelo Thulany são o diferencial do coral. “Os coralistas chamam a atenção pela beleza do grupo, afinação e originalidade dos trabalhos apresentados”.

Thulany participou do Festival Internacional de Corais, em 2009, e em 2010 cantou com 3 mil vozes ao lado de Milton Nascimento na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). Em 2011, participou da série “Sons do Brasil”, do Jornal da Band.

Artes Visuais
As obras que representam Limeira na categoria artes visuais serão levadas a Santa Bárbara D´Oeste nesta sexta-feira, 4, no período da manhã, já que é lá que a exposição do Mapa Cultural Paulista – Regional de Artes Visuais – acontece. Representam Limeira os artistas: Maicon Medeiros da Silva, Gilio Mialichi, Flávia Pozzobon da Rocha Gomes, Paulo Henrique Matiazi e Ana Michele Roland. A exposição ocorre de 12 a 27 de novembro, no Centro de Documentação Histórica da Fundação Romi.

Imagem do Coral Thulany ao lado do secretário da Cultura Farid Zaine. Créditos – Divulgação.

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário