quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Em novembro, orquestra relata história das Mil e Uma Noites com o poema sinfônico “Scheherazade”

Suíte sinfônica composta por Nikolai Rimsky-Korsakov, em 1888, será apresentado pela Osli no dia 24 de novembro

A música do oriente invade o repertório da Orquestra Sinfônica de Limeira (Osli) no mês de novembro e relata a história baseada no livro das Mil e Uma Noites. Trata-se do poema sinfônico escrito pelo compositor russo Nikolai Rimsky-Korsakov, em 1888, e que figura os traços singulares do compositor com as melodias da Russia Imperial. O concerto ocorre no dia 24 de novembro, às 20h30, no Teatro Vitória.


Considerada a obra mais popular do compositor, a peça foi escolhida pelo maestro Rodrigo Müller para celebrar o mês em que é comemorado o aniversário de 16 anos da Osli, que iniciou suas atividades em Limeira sob a batuta de Müller no dia 17 de novembro de 1995.


A suíte é dividida em quatro movimentos: O Mar e o Navio de Simbad; A História do Príncipe Kalender; O Jovem Príncipe e a Princesa e, por último, Festa em Bagdá. Outro destaque da peça são os recitativos de violino que serão interpretados pelo spalla da Osli, o violinista Paulo Brito.


Executada por renomadas orquestras de todo mundo, este trabalho orquestral combina duas características comuns à música russa de Rimsky-Korsakov, em especial, o colorido deslumbrante da orquestração e um interesse no Oriente, que figurou muito na história da Rússia imperialista, bem como o orientalismo em geral.


De acordo com Müller, “Scheherazade” é uma peça singular e que exige muita dedicação para sua execução, já que se trata de uma composição com muitos detalhes e vertentes da música oriental. “Os ensaios estão a todo vapor para a apresentação, que celebra uma data muito importante para nós da orquestra, bem como para a cultura de Limeira”, considera o maestro.


Além de Scheherazade, a orquestra executará também no início do concerto a abertura da ópera “Don Giovanni”, escrita pelo compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart.


Os ingressos do concerto podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro Vitória ao preço de R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia-entrada). A bilheteria funciona de terça-feira a domingo, das 13 às 18h – exceto em dias de evento no Teatro, quando a bilheteria fica aberta até o início do espetáculo.


Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da Faurecia, CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Virtú Produções Culturais e Artisticas, Maestoso Arranjos Musicais e AZ Design.

Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário