terça-feira, 8 de novembro de 2011

Maria da Penha faz palestra sobre defesa à mulher vítima de violência; teatro com mais acessibilidade estará disponível

O Fundo Social de Solidariedade realiza nesta quarta, 9, às 14h, o 1ª Encontro Regional em Defesa à Mulher Vítima de Violência, no Teatro Vitória. Os interessados devem realizar a inscrição ligando diretamente no Fundo. A entrada é um pacote de fralda geriátrica tamanho M. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Durante o evento, o Fundo lança a 2ª Edição da Campanha de Combate à Violência Contra a Mulher: “Não se cale - violência contra a mulher é crime”. Em seguida, haverá palestra de Maria da Penha, que dá nome à lei que endureceu as penas para quem pratica violência doméstica (11.340, decretada pelo Congresso Nacional e sancionada pelo ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em 7 de agosto de 2006).


Além da palestra, haverá apresentação da cena curta “As Marias da Penha”, com o grupo de teatro Borandá, com direção de Carlos Jerônimo Vieira. “Canto de Mulher”, formado por nove mulheres regidas pelo maestro José Donizetti dos Santos, o Bomba. Vieira, na oportunidade, lança livro com o texto que dá vida à sua cena. O telefone do Fundo é (19) 3495 4440.


O secretário da Cultura, José Farid Zaine, reiterou a importância do evento dentro da programação limeirense, lembrando que há meses existe o desejo da cidade em receber essa palestra. “Constância Félix se empenhou muito para que Maria da Penha viesse a Limeira”, completou Farid.


Acessibilidade na cultura
Nesta quarta também, a Secretaria da Cultura mostra um Teatro Vitória mais acessível. As duas rampas que já existiam, nas saídas laterais do teatro, agora estão niveladas, como prevê a legislação. Além disso, três outras rampas foram construídas e dois elevadores próprios para os cadeirantes estarão disponíveis.


Agora, os cadeirantes entram pela galeria - entrada principal do teatro - que possui rampas dos lados direito e esquerdo. Para o acesso da galeria ao hall, outra rampa já está à disposição. Do hall para a plateia e da plateia para o palco, elevadores farão o transporte adequado. Todas as construções foram acompanhadas pelo arquiteto da Prefeitura Marcelo Ribeiro, que é também vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência.


Outra novidade no Vitória será o local da bilheteria. A partir desta quarta, ela funciona dentro do espaço de apresentações culturais, no “Bar Café”.


“Vamos atender as reivindicações do público que prestigia as atividades culturais dentro do teatro, visando mais segurança e conforto, além de melhor atendimento”, explicou o diretor do Vitória, Fábio Ribeiro.

Segundo Farid, as mudanças devem ser comemoradas pela população, já que cada vez mais o Teatro Vitória se torna acessível para todo o público. “Estamos, há algum tempo, realizando eventos específicos para pessoas com deficiência. Recentemente, com grande sucesso, fizemos o ‘Vida Iluminada Entre Amigos’, que destaca o coral de cegos do Centro Educacional João Fischer”. O secretário enfatizou o empenho do Prefeito Silvio Félix para que o projeto tivesse andamento adequado.


Mais informações podem ser obtidas nos telefones do Vitória, (19) 3451 6679 e 3451 2675.


Cena de "As Marias da Penha" e coro "Canto de Mulher". Créditos - Divulgação.
Luane Tenório
Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451-0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário