segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Cultura informa sobre Festival de Teatro de Limeira

A Secretaria Municipal da Cultura realizará nos próximos dias a seleção dos espetáculos para a sexta edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira.

A secretaria informa ainda que as inscrições terminaram no último dia 25 de agosto, não sendo possível nenhum tipo de prorrogação. Serão considerados os trabalhos entregues pessoalmente até esta data ou postados nos Correios até o citado dia, e que cumpram as exigências constantes do decreto que regulamenta o festival.

O desencontro de informações a respeito da data ocorreu em razão dessa diferença de prazo, visto que parte dos trabalhos postados no dia 25 de agosto ainda está chegando à secretaria. Pedimos desculpas por eventuais transtornos causados.

A divulgação dos classificados será feita em breve. O festival ocorre de 19 a 26 de setembro, em Limeira.

Mostra Cultural ganha apoio dos músicos e do público

Banda Revolution 09
Banda Nuvem Aquática
Banda No I.D

A 1° edição da Mostra Cultural de Bandas levou cerca de 500 pessoas à Praça 1° de Maio, no Jardim Morro Azul, ao longo de suas três horas de duração na noite de sexta-feira, 27 de agosto. O evento, promovido pela Secretaria da Cultura de Limeira, recebeu avaliação positiva de músicos e do público.

As demais secretarias municipais apoiaram a iniciativa, bem como o SESI e a Associação de Moradores do Jardim Morro Azul. A direção da associação montou barraca de alimentação para atender ao público, gerando recursos para suas atividades. A entrada foi gratuita.

A estrutura ganhou destaque na mostra, ao lado da qualidade das bandas. O palco, a iluminação e o som eram de ótima qualidade. O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, representou o prefeito Silvio Félix. O diretor da secretaria, Fábio Pentagrama, dirigiu os trabalhos.

O vereador Silvio Brito, que já atuou na área de eventos para a juventude, esteve presente. Para Silvio Brito, a cidade precisa desse tipo de ação. “O lazer é importante para o limeirense. Já o jovem artista busca espaço”, disse o vereador.

Para o secretário Adalberto Mansur, as diretrizes adotadas desde 2008 na área da Cultura foram contempladas. “Levamos entretenimento de qualidade não somente aos jovens que muitas vezes não vão a uma casa de espetáculos, mas a toda a família. Primamos por um bom atendimento aos artistas. Ao mesmo tempo descentralizamos as atividades, saindo dos pontos tradicionalmente conhecidos”, disse.

As três bandas são formadas por estudantes, outra inovação no trabalho. “Somos gratos pela oportunidade”, disse Matheus Santos, baterista da No I.D., que executou rock nacional e internacional.

Com 15 anos de idade, Matheus afirmou ter sido a segunda apresentação do grupo com essa formação, sendo a primeira na festa junina da escola Trajano Camargo, onde os integrantes da banda estudam. “Estamos motivando os novos músicos”, relatou Fábio Pentagrama, ao citar outro objetivo da mostra cultural.

Em seguida, subiu ao palco a “Nuvem Aquática”, formada por estudantes do Isca Faculdades. Com quase 9 anos de estrada, o grupo executou canções próprias e foi elogiado pela qualidade das letras e da harmonia. “Eventos como esse nos motivam a melhorar a cada dia”, disse Deivid Teixeira, integrante da banda.

No encerramento, alunos do Colégio Técnico de Limeira (Cotil), da Unicamp, se apresentaram. O grupo Revolution 09 executou os sucessos de rock, mas inovando – como a aposta na vocalista feminina e uma batida diferente para a conhecida canção “Can’t take my eyes off you”.

Pentragrama lembrou que outros gêneros musicais serão contemplados nas próximas edições da Mostra Cultural.

SAMBA

Nesse domingo, dia 29, foi a vez do evento “Rua do Samba”, no Parque Cidade. A apresentação teve início às 16 horas, com o grupo Pagodeando, com um repertório de sambas cantados por artistas tradicionais da MPB.

O local é o palco ao lado do Museu da Jóia. A entrada também é gratuita. A Secretaria de Turismo e Eventos e demais secretarias municipais apóiam a iniciativa.

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Programação Cultural de Setembro sofre alterações

A Programação Cultural de Setembro da Secretaria da Cultura sofreu alterações, e está com novas informações. Pedimos desculpas pelos transtornos causados.

A nova postagem pode ser conferida no link - http://culturalimeira.blogspot.com/2010/08/programacao-cultural-setembro-2010.html

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Limeira participa de Seminário Internacional de Livro e Leitura

Ligia Araújo, Juraci Soares e o escritor Moacyr Scliar
A cidade de São Paulo sediou de 19 a 21 de agosto de 2010 o III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e o III Fórum do PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura). O evento aconteceu no Anfiteatro Elis Regina, no Palácio das Convenções do Anhembi, em paralelo à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Vários temas foram discutidos, como políticas Públicas de Incentivo à Leitura e Bibliotecas, Democratização do Acesso, Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores, Valorização do Livro e da Leitura, Desenvolvimento de Serviços em Bibliotecas, Públicas e Comunitárias e Sustentabilidade.

O Seminário e o Fórum têm como objetivos promover a discussão entre os profissionais e interessados em leitura, a promoção e incentivo à leitura, valorização das bibliotecas e disseminação da informação. Também houve a apresentação de projetos, programas nacionais e internacionais de incentivo à leitura e promoção da literatura, bem como, estimular o desenvolvimento das pessoas que organizam, planejam e prestam atendimento à população em equipamentos culturais.

Limeira foi representada pelo Diretor de Escolas de Artes e Bibliotecas, Juraci Rodrigues Soares Requena e pela Coordenadora das Bibliotecas Municipais, Lígia Consuelo Araújo.

“Podemos perceber que Limeira está no caminho certo, com projetos que rompem as paredes que protegem os livros, como uma caixa de surpresa. Essa é a nova realidade de qualquer biblioteca que quer cativar outros leitores”, diz Soares. O livro ganha novos formatos e chega onde ninguém imagina para fazer seu papel, sendo recriado a cada instante em que é folheado, é preciso estar aberto às novas possibilidades quando o assunto é leitura, completa o diretor.

Para Lígia, "atualmente, as ações de incentivo a leitura e acesso ao livro requerem uma parceria entre a sociedade civil e o poder publico. Se quisermos ter uma cidade onde a leitura e o livro sejam realmente valorizados, devemos contar com o apoio de todos: escritores, artistas, educadores, estudantes, empresários, escolas, bibliotecas, enfim, todo aquele que gosta de ler e que acredita no efeito do livro sobre a vida cotidiana das pessoas"

Segundo o escritor gaúcho Moacyr Scliar, que participou do evento, a leitura “é a melhor adição que a pessoa pode ter... não há escritor que não seja leitor. Quem escreve tem que procurar seu leitor para que o leitor possa procurá-lo, o desenvolvimento de uma relação muito íntima e que deve ser preservada mesmo que tardiamente”.

Scliar é autor de 78 livros teve obras publicadas em vários países. É detentor de vários prêmios literários, no Brasil e no exterior, o mais recente sendo o Jabuti 2009 para melhor de livro de ficção. Tem textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio. Colabora em vários jornais (Zero Hora, Folha de São Paulo, Correio Brasiliense) e revistas.

É membro da Academia Brasileira de Letras. Duas influências são importantes na obra de Scliar: sua condição de filho de imigrantes e a sua formação de médico de saúde pública.

O evento contou ainda com a participação de escritores e profissionais de grande referência no mundo literário vindos das maiores instituições do Brasil e América do Sul. A realização foi do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Cultura) e Governo Federal (Ministérios da Educação e da Cultura, e Plano Nacional do Livro e Leitura).

A Secretaria da Cultura também levou à bienal uma caravana de funcionários de vários setores, além de proporcionar a viagem aos integrantes das bibliotecas comunitárias de Limeira.

As Bibliotecas Municipais ligadas à Prefeitura funcionam na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro de Limeira, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3442.6539 ou pelo e-mail biblioteca@limeira.sp.gov.br.

Mostra cultural de bandas de rock incentiva novos trabalhos

Banda Nuvem Aquática
A 1° edição da Mostra Cultural de Bandas será realizada nesta sexta-feira, dia 27 de agosto, na Praça 1° de Maio, no Jardim Morro Azul, em frente ao novo campus da UNICAMP, das 19 às 22h. A entrada é gratuita.

Esta é uma iniciativa que visa abrir espaços para as bandas estudantis incentivando novos talentos. “Alguns artistas nunca tiveram a oportunidade de se apresentarem profissionalmente para um grande público e com uma estrutura de palco, som e luz ao ar livre, além disso, eles fomentarão a formação de novos músicos”, disse o diretor de Cultura, Fábio Pentagrama.

Nesta edição, o tema será pop-rock, com destaque para as músicas nacionais, difundindo a importância dessa linhagem de canções.

Os grupos Revolution 09, Nuvem Aquática e No I.D, que são ligadas aos colégios técnicos Cotil e Trajano Camargo e ao Isca Faculdades, serão os responsáveis pelo show.

Para os participantes, a ideia de criar a Mostra Cultural de Bandas chegou em um bom momento. “A ideia foi muito boa, estamos começando a mostrar o nosso trabalho, podemos com isso ingressar em uma carreira profissional e não é sempre que temos essa oportunidade” disse o guitarrista Vinicius Alves de Mello, do No.I.D, Daniel de Jesus, guitarrista do Revolution 09, Guilherme Carreira baixista do Revolution 09 e Deivid P. Teixeira do grupo Nuvem Aquática.

Esta será a primeira edição, e para os próximos meses é esperado a realização da Mostra Cultural de Bandas, com outros gêneros musicais. Outras informações pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675.

Artistas plásticos discutem novo formato de exposição

Aconteceu na terça-feira, dia 24, no Palacete Levy mais uma reunião entre os artistas plásticos de Limeira e a Secretaria Municipal da Cultura. Nesse segundo encontro, discutiu-se a importância de manter o diálogo frequente com gestores do poder público e novas diretrizes para a realização do Salão de Belas Artes de Limeira – SBAL.

Devido à grande variedade de técnicas e estilos os participantes trouxeram uma pequena mostra de seus trabalhos para que todos pudessem conhecer melhor a atividade desenvolvida por cada integrante.

Estiveram representando a Secretaria o Diretor das Escolas de Artes e Bibliotecas Juraci Rodrigues Soares Requena, o diretor de Cultura, Fábio Pentagrama, e o artista e professor de artes plásticas Gilio Mialichi Neto de Oliveira.

“É importante que não só tenhamos uma unidade no diálogo, mas que ambos possam contemplar e respeitar a atividade dos colegas”, diz Soares.

Ficou decidido que os artistas terão uma agenda especialmente trabalhada para usar os espaços públicos da cidade para divulgar seus trabalhos. Gilio será o primeiro a expor com essa nova proposta e formato.

O contato entre artistas é de grande importância devido a troca de conhecimentos além de discussões em torno do que é produzido pelos colegas já que a arte está em constante mutação, dessa maneira, o artista também é um ser mutável e cresce a cada projeto desenvolvido, completa Gilio.

Apesar de não haver data prevista, outros encontros estão sendo programados. O próximo local a receber o grupo será o Teatro Vitória e o convite é estendido a todos os artistas plásticos da cidade, independente da técnica, estilo, linguagem, identidade artística, experiência ou que seja apenas admirador.

Além de exposição de trabalhos, o artista autor da mostra estará expondo coordenará o bate-papo e apresentará suas obras aos demais, de maneira que possa haver maior entendimento aproximação entre os presentes. O resultado disso tudo é a troca de experiências.

Os artistas podem obter outras informações na Escola Municipal de Cultura e Artes (EMCEA), pelo telefone (19) 3441.5493.

Samba tem evento domingo e mostra em setembro

A música será destaque na agenda de Limeira neste final de semana. Além da mostra de bandas estudantis de pop-rock, programada para a noite desta sexta-feira, 27 de agosto, na Praça Primeiro de Maio, no Morro Azul, outro espetáculo está programado pela Secretaria Municipal da Cultura.

Será uma nova edição da “Rua do Samba”. O projeto foi idealizado pelos integrantes da primeira formação do grupo Pagodeando. A formatação é das tradicionais rodas de samba. O público pode acompanhar o show e também dançar ao som das músicas que marcaram esta vertente da MPB.

O evento começará às 16h deste domingo, 29 de agosto, com entrada franca, no palco do Parque Cidade. O Departamento de Cultura Afro-Descendente e de Integração Étnica (Decadie) e a Secretaria de Turismo e Eventos apóiam a iniciativa.

Setembro também marcará a história no samba de Limeira. É que no sábado, dia 18 de setembro, às 15h, a praça ao lado da Paróquia Menino Jesus, no bairro Cecap, sediará a 1ª Mostra Municipal de Samba.

Os grupos limeirenses “Amigos do Dito”, “De Bobeira”, “Jeito de Ser” e “Pagodeando” estarão presentes em um único show aberto ao público. A realização é da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura.

O evento acontecerá no Largo Menino Jesus, em frente à Igreja “Menino Jesus” – Antiga Rua 05, Parque Novo Mundo – Limeira/SP. A realização também se integra nas ações culturais descentralizadas, outra proposta da secretaria.

As mostras de bandas estudantis e de samba têm entrada franca e classificação indicativa, livre, assim como a “Rua do Samba”.

Bibliotecas reabrem posto de acesso à internet

As bibliotecas municipais “Professor João de Souza Ferraz” e infantil “Professora Cecília Quadros” estão reabrindo o posto do programa Acessa São Paulo, em Limeira. Ao mesmo tempo, a Secretaria Municipal da Cultura já solicitou ao governo estadual, responsável pela iniciativa, que o programa seja ampliado na cidade.

O Acessa SP é o programa de inclusão digital do Governo do Estado, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo), por meio da Diretoria de Serviços ao Cidadão.

O programa oferece para a população do Estado o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC's), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas. Para atingir seus objetivos, o Programa Acessa São Paulo abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet.

O posto de Limeira foi inaugurado em 2002 e funciona nas dependências da Biblioteca Municipal, atualmente na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro, telefone 3442-6539. O horário de atendimento é das 11h30 as 16h30. Veja abaixo as condições para uso.

Quem pode usar?
• O Acesso é gratuito e permitido a todo cidadão.

• O cadastro é obrigatório, devendo apresentar um documento de identidade com foto.

• Menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável.

• Menores de 11 anos devem utilizar o posto acompanhados do responsável.

• Idosos, gestantes e deficientes físicos têm atendimento preferencial.

Como usar?
• Cada usuário tem direito a 30 minutos.

• É permitido o uso mais de uma vez por dia.

• Não é permitido alterar as configurações do computador.

• É proibido acessar sites que contenham pornografia, pedofilia, racismo, violência e jogos de azar.

• Impressão permitida somente para serviços de utilidade pública e currículos.

Projeto "O Parque é Nosso, A Dança é de Todos" acontece neste domingo

O Núcleo Movimento e Vida traz para o Parque Cidade de Limeira neste domingo, 29 de agosto, a partir das 10h, a arte do Movimento Vital Expressivo – ou Ginástica Expressiva – e a Dança Circular através do Projeto "O Parque é Nosso, A Dança é de Todos". O trabalho tem o apoio da Prefeitura, sendo realizado por meio da Secretaria Municipal da Cultura.

As aulas de Ginástica Expressiva são ministradas pela instrutora do Sistema Rio Aberto, Cenir Aparecida da Silva Montanhér. Já as de Dança Circular pela naturóloga Marcela Meng.

O Movimento Vital Expressivo consiste em ampliar o repertório gestual. Através de movimentos expressivos como o alongamento, expressão corporal e respiração, entre outros. A intenção é exercitar a musculatura de maneira recreativa, utilizando músicas de ritmos variados.

A Dança Circular envolve danças folclóricas e tradicionais de todos os países, e seu desempenho se atribui ao valor terapêutico.

A pessoa interessada em participar basta comparecer, pois não precisa fazer inscrição. O Parque Cidade está situado na rua João José Botelho, s/nº, Vila São João. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones do Núcleo Movimento e Vida, 3033 5393 - 9281 5959 - 3442 2142.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Teatro recebe corrimãos e nova cortina no palco




A direção do Teatro Vitória segue realizando iniciativas em seu prédio para melhorar o atendimento ao público e aos artistas. Uma nova cortina já pode ser vista por quem freqüenta o teatro, ligado à Secretaria Municipal da Cultura. Corrimãos também fazem parte do prédio, em pontos onde não existiam.

As ações constam das propostas de melhorias nos prédios da secretaria, determinadas pelo prefeito Silvio Félix e adotadas pelo secretário da Cultura, Adalberto Mansur. “Queremos proporcionar espaço de qualidade para que o artista possa se apresentar. Ao mesmo tempo, temos que garantir comodidade ao público”, afirmou Mansur.

Fazendo parte do processo de reestruturação, foram colocados nove corrimãos, sendo dois com acesso aos camarins e dois ao palco, e cinco no balcão superior da sala de espetáculo.
Segundo Fábio Pentagrama, diretor do Teatro Vitória, a intenção é fortalecer a segurança do público nos locais de circulação, principalmente onde há escadas, e da mesma forma auxiliar atores e atrizes, músicos, dançarinos, produtores e autoridades que transitam pelas áreas internas.
Além disso, foi instalada no palco a nova cortina de boca, confeccionado em veludo na cor vinho, mais prática e bonita do que a anterior, o que deixou o visual mais agradável. A anterior era verde e estava há muito tempo sem manutenção. A empresa responsável pelo serviço também efetuou reparos nos trilhos e na estrutura de sustentação da nova cortina.

Estas são mais duas ações que visam à revitalização do Teatro Vitória. Anteriormente, luzes de emergência haviam sido colocadas em vários pontos do espaço destinado à platéia. “Em breve teremos também alterações na parte elétrica e hidráulica, o que nos permitirá que novas melhorias sejam feitas”, disse Fábio.
Créditos:
Fotos - Wagner Morente

Opinião

A cultura do incentivo fiscal

As matérias dos jornais locais nos últimos dias 24 e 25 de agosto servem para discutir o uso de recursos públicos em projetos culturais. Inicialmente, respeito as opiniões emitidas. Ao mesmo tempo, reafirmo os estudos que a Secretaria Municipal da Cultura realiza, juntamente com o Gabinete do Sr. Prefeito, quanto às formas de incentivo.

Quero contribuir com o debate. E faço isso movido não somente pelas convicções pessoais, mas principalmente por aquilo que vi e ouvi desde que assumi a secretaria, em maio de 2008.

As reportagens coincidem com minha participação no painel do Encontro Paulista de Museus, recentemente em São Paulo, a respeito dessas leis e da proposta de emenda constitucional número 150, que fixará índices obrigatórios a serem investidos na Cultura dentro do orçamento público.

Considero tais dispositivos absolutamente justos. Porém, quero aqui avaliar a quem beneficiariam tais incentivos fiscais, a partir da fala naquele painel de José do Nascimento Júnior, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e integrante da equipe que estuda mudanças na Lei Rouanet – norma que regulamenta o mesmo incentivo fiscal, mas na esfera federal.

Essa lei, passados quase 20 anos de seu surgimento, necessita ser reavaliada a partir de questões como a própria existência de órgãos exclusivos da Cultura.

Historicamente, esses órgãos, dentro dos governos, estavam atrelados à Educação. A sociedade avançou, a Cultura criou asas e se desvencilhou tecnicamente da área do ensino. Porém, as verbas ficaram na Educação. O MEC sequer retirou a letra “C” de Cultura de sua denominação, embora atue exclusivamente na Educação.

Mais do que isso, a Educação ganhou fatias fixas no orçamento público. Porém, a Cultura continua sem dispositivos jurídicos que garantam a ela fatia determinada dos orçamentos.

E os problemas estão neste caminho!

Como alternativa a essa “conta que não fecha”, surgiram os incentivos fiscais. O debate que se trava atualmente, com relação à Lei Rouanet – e que pode ser transferido para Limeira –, envolve os resultados.

Hoje grande parte dos incentivos vai para grupos com influência econômica ou institucional. Não discuto a qualidade das produções, mas sim o uso dos recursos públicos com objetivos muitas vezes privados.

Quantos dos espetáculos via Lei Rouanet passaram por Limeira? Dos que passaram, quantos tinham preços populares ou eram gratuitos?

Quantos livros gerados pela Lei Rouanet tiveram exemplares doados às bibliotecas e escolas públicas? Quantos filmes com incentivos apresentaram sessões a preços populares?

Quantas produções atingiram um público diferente daquele que já frequenta os espaços culturais?

Estamos falando da democratização da Cultura, por meio da renúncia de impostos. E impostos são propriedade do conjunto da sociedade.

Temo que modismos nos levem a priorizar projetos pessoais, e não de fomento à Cultura, importante ferramenta de inclusão social do cidadão.

Não nos iludamos: leis de incentivo, em qualquer área, são exigentes. Pedem muitos documentos a quem reivindica. Será que estamos preparados?

Como integrante do Poder Público, tenho, entre outras atividades, estimulado artistas e produtores a se organizarem em instituições que os representem, dentro da ordenação jurídica vigente. Grande parte tem feito isso, abrindo espaço não somente para contratação pela Prefeitura de Limeira, mas também pelo Senac, Sesc, Governo do Estado e demais prefeituras, entre outros que exigem documentação similar.

Espero contribuir para o debate. Do contrário, corremos o risco de, em breve, estarmos aqui de volta para discutir os motivos do pouco resultado das leis de incentivo. Aí, com certeza, será frustrante para todos.

Adalberto Mansur
Secretário Municipal da Cultura
Limeira/SP

Teatro destaca dança e uso da linguagem de Libras em espetáculos

Três diferentes tipos de apresentação irão fechar a agenda do mês de agosto do Teatro Vitória. Nesta quinta-feira, dia 26 de agosto, às 20h, a atração será “Danças e Contos do Brasil”. O programa educativo aborda o conceito da identidade brasileira, presente nas danças populares, parlendas e contos relacionados ao folclore brasileiro. A realização é da Associação Cultural "Limeira Companhia de Dança". Os ingressos estão sendo vendidos pelo valor de R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada).

Na sexta-feira, dia 27 de agosto, às 20h30, será a vez da peça “Encontro de Dois”. O espetáculo fala do desejo de dialogar artisticamente. Nele é tratado a potencialização da Língua Brasileira de Sinais, o conhecimento do mundo de imagens e movimentos, e palavras desenhadas no espaço. Muito além do tema da deficiência, o enredo apresenta as diferenças, para que partindo delas se encontre o que é próprio e comum. Com organização da Quase 9 Teatro, os ingressos podem ser adquiridos pelo valor de R$ 10,00 (inteira), R$ 7,00 (com bônus dos colaboradores) e R$ 5,00 (meia-entrada).

Encerrando o mês de agosto no sábado, dia 28 de agosto, às 20h30, o “I Concerto da Banda Marcial do CAMP Limeira” terá um repertório envolvendo a música erudita e popular. Os ingressos estão sendo trocados por um brinquedo novo ou usado em bom estado e a realização é do Centro de Aprendizado Metódico e Prático de Limeira – CAMPL.

Todos têm classificação indicativa livre e contam com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675 - Teatro Vitória.

PROGRAMAÇÃO CULTURAL – SETEMBRO 2010*

Confira a Programação da Secretaria da Cultura para o mês de Setembro:


Música: “5º VIDA ILUMINADA ENTRE AMIGOS”

Quarta-feira, dia 1° de Setembro às 20h – Teatro Vitória

Será realizada uma divulgação do coral Vida Iluminada, formado por deficientes visuais usuários do Centro Educacional João Fischer, usando a arte para poder contribuir contra o preconceito e desenvolver a inclusão. Para a quinta edição a organização realizará um desfile áudio-descritivo com os integrantes do coral Vida Iluminada e também outros usuários do João Fischer. Realização do Centro de Promoção Social Municipal - CEPROSOM, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre


Música: “AUDIÇÃO DE SOLOS DA ESCOLA MUSIQUE"

Quinta-feira, dia 2 de Setembro às 19h – Teatro Vitória

A escola Musique irá realizar uma audição de solos dos alunos dos cursos livres de música. A apresentação tem objetivo didático de prática “ao vivo”, onde os alunos também demonstrarão o seu desenvolvimento nos cursos. Realização da Escola Musique, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada)***

Classificação Indicativa: Livre


Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES – 150 ANOS”

Domingo, 05 de Setembro às 10h – Mercado Modelo

Abertura dos festejos de 150 anos de fundação da Corporação Musical Henrique Marques. Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre


Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL ARTHUR GIAMBELLI”

Domingo, dias 05 e 19 de Setembro às 10h30 – Praça Toledo Barros

Retretas sob a regência de Leandro Pereira.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre


Música: “Canções à L’ACARTE - GRANDES NOMES DA MPB”

Quarta-feira, dia 8 de Setembro às 20h – Teatro Vitória

Em sua 6° edição o “Canções à L’ACARTE” terá como tema a Música Popular Brasileira. Quatro bandas irão tocar cinco músicas cada uma, do estilo. Realização da Associação Cultural dos Artistas e Técnicos de Limeira (ACARTE), com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada: R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia-entrada)***

Classificação Indicativa: Livre


Dança: “1ª MOSTRA DE DANÇA CRISTÔ

Sábado, dia 11 de Setembro às 20h e Domingo, dia 12 de Setembro às 20h –Teatro Vitória

A 1ª Mostra de Dança Cristã tem por objetivo intensificar as diversas modalidades da dança, e ainda promover um intercâmbio entre as denominações cristãs. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada)***

Classificação Indicativa: Livre


Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”

Domingo, dia 12 de Setembro às 9h – Praça Toledo Barros

Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “BANCA DE TROCA DE LIVROS E GIBIS”

Domingo, 12 de Setembro das 9h às 13h – Praça Toledo Barros

Com o objetivo de estimular a prática da leitura, a Biblioteca Municipal Prof. João de Sousa Ferraz realiza em parceira com o “Domingo de Relíquias”, a Banca de Troca de Livros e Gibis. Não são aceitos livros didáticos, apostilas, jornais, revistas, cópias reprográficas, encadernações em espiral, como também exemplares em mau estado de conservação (ilegíveis, rasurados, sem capa, rasgados, rasgados, amassados, desmontados, sujos, etc.). Cada livro ou gibi dará direito a troca de um novo exemplar. As doações feitas passarão a compor o acervo da Banca de Livros ou da própria Biblioteca Municipal. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura, com apoio da Secretaria Municipal de Turismo e Eventos.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Música: ORQUESTRA Sinfônica DE LIMEIRA

Domingo, 12 de Setembro às 16h – Parque Cidade

Concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira irá comemoração do aniversário da cidade, que é celebrado no dia 15 de Setembro. Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceira com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “VIRA VIROU LIMEIRA”

Terça-feira, 14 de Setembro às 19h – Museu da Jóia

O “Vira Virou Limeira” acontece nos dias 14 e 15 de Setembro em comemoração aos 184 anos de município. Abertura com show da trupe “Teatro Mágico” e lançamento do CD “Mãos que segurei”, do grupo limeirense “Encantoria”. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “CIRURGIÕES DA ALEGRIA”

Terça-feira, 14 de Setembro às 21h – Teatro Vitória

O evento faz parte da programação do “Vira Virou Limeira” em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Música: BANDAS DA CIDADE NO “KINGSTON BAR”

Terça-feira, 14 de Setembro às 23h – Kingston Bar

Shows de diversas bandas limeirenses no “Kingston Bar”. O evento faz parte da programação do “Vira Virou Limeira” em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Teatro: “MÃOS PÁLIDAS” - NÚCLEO CIA. DE TEATRO

Terça-feira, 14 de Setembro às 21h30 – Teatro Vitória

Peça inspirada nos poemas de Carlos Drummond de Andrade que relata a história de uma família com um segredo entre uma mãe e sete filhas agourentas. O espetáculo, apresentado pelo Núcleo Cia. De Teatro, foi vencedor da 6.a Mostra Municipal de Teatro e representará Limeira no Festival Nacional de Teatro. O evento faz parte da programação do “Vira Virou Limeira” em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: 16 anos.


Evento: ENCERRAMENTO DO “VIRA VIROU LIMEIRA”

Quarta-feira, 15 de Setembro das 9h às 17h – Parque Cidade

Festival com diversos shows de bandas limeirenses. O evento encerra a programação do “Vira Virou Limeira”, em comemoração ao aniversário da cidade. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Música: VII CONCERTO DA TEMPORADA 2010 - “ANIVERSÁRIO DE LIMEIRA”- ORQUESTRA Sinfônica DE LIMEIRA

Quinta-feira, dia 16 de Setembro às 20h30 – Teatro Vitória

Neste mês o concerto da Orquestra Sinfônica de Limeira irá comemorar o aniversário da cidade, que é celebrado no dia 15 de Setembro. A apresentação contará com a presença do solista e pianista Carlos Yansen. Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceira com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada: R$ 10,00 (inteira) R$ 5,00 (meia-entrada)***

Classificação Indicativa: Livre


Música: “ORQUESTRA DE VIOLEIROS”

Sexta-feira, dia 17 de Setembro às 19h – Parque Cidade

Serão executadas músicas de diversos nomes da viola instrumental. O grupo, sob a direção do Prof. Domingos de Salvi, é fruto do curso de Viola Caipira oferecido pela Escola Livre de Musica (Sociedade Pró-Sinfônica) de Limeira. Realização da Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, em parceira com a Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Música: “1ª MOSTRA MUNICIPAL DE SAMBA”

Sábado, dia 18 de Setembro às 15h – Bairro Cecap, ao lado da Paróquia Menino Jesus

A 1ª Mostra Municipal de Samba reunirá apresentações dos grupos limeirenses “Amigos do Dito”, “De Bobeira”, “Jeito de Ser” e “Pagodeando” em um único show aberto ao público. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria da Cultura. O evento acontecerá no “Largo Menino Jesus”, em frente à Igreja “Menino Jesus” – Antiga Rua 05, Parque Novo Mundo – Limeira/SP.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Evento: “FESTIVAL DE CIRCO”

Sábado, dia 18 de Setembro às 19h – Museu da Jóia

O evento faz parte das comemorações de 184 anos de município. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES – 150 ANOS”

Domingo, 19 de Setembro às 10h30 – Pq. Nossa Senhora das Dores

Evento em comemoração aos 150 anos de fundação da Corporação Musical Henrique Marques. A apresentação ocorrerá no “Pavilhão do Feirante”, do bairro Nossa Senhora das Dores (I Etapa). Retretas sob a regência do Maestro Fernando Costa Barreto.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre


Teatro: “VI FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO DE LIMEIRA”

Domingo, dia 19 de Setembro, até Domingo, dia 26 de Setembro – Teatro Vitória

O festival tem por objetivo promover o intercâmbio entre grupos da cidade, grupos de outros municípios e o público, destacar e divulgar novos talentos, além de valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais do país. Realização da Prefeitura de Limeira por meio da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Será informada posteriormente na divulgação de cadaespetáculo**, juntamente com o horário.


Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES – 150 ANOS”

Sábado, 25 de Setembro às 10h30 – Pq. Hipólito

Apresentação em comemoração aos 150 anos de fundação da Corporação Musical Henrique Marques. Retretas sob a regência do Maestro Fernando Costa Barreto.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre


Música: “CORPORAÇÃO MUSICAL HENRIQUE MARQUES”

Domingo, dia 26 de Setembro às 10h30 – Praça Toledo Barros

Retretas sob a regência do Maestro Fernando Barreto.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre.


Música: “CELEBRAI”

Terça-feira, dia 28 de Setembro às 20h – Teatro Vitória

Evento musical que terá um dos corais mais tradicionais da cidade apresentando mensagens e melodias que falam de amor e paz, reforçando ser esse o caminho para uma humanidade mais feliz. Realização do Coral Ave Verum, com apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada: R$ 5,00 (inteira) R$ 2,50 (meia-entrada)***

Classificação Indicativa: Livre


Teatro Infantil: “O DIA DA FAMÍLIA”

Quarta-feira, dia 29 de Setembro às 19h – Teatro Vitória

A apresentação é uma comemoração ao dia da família que será desempenhada por alunos que farão várias interpretações artísticas. Realização Colégio da Vinci, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada Franca

Classificação Indicativa: Livre


Música, Teatro Infantil e Dança: “NOITE DE TALENTOS”

Quinta-feira, dia 30 de Setembro às 19h30 – Teatro Vitória

O espetáculo tem como objetivo o incentivo à Arte e à Cultura, através de uma viajem entre a realidade e a fantasia, com apresentações de Ginástica Artística, Kung Fu, Judô, Balé, Música e Teatro. Realização do Colégio São José, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Entrada: Doação de produtos de higiene pessoal, que deverão ser trocados noTeatro Vitória e no Colégio São José

Classificação Indicativa: Livre


>> INGRESSOS: Os ingressos para os espetáculos são vendidos na Bilheteria do Teatro, sito à Praça Toledo Barros, no Centro – Limeira/SP.

Contato pelos telefones: (19) 3451.6679 e 3451.2675.

Horário de Funcionamento:

- Terça à sexta-feira, das 13 às 17h (em dias de espetáculos, reabre das 18h até o início do mesmo);

- Sábados e Domingos, das 13 às 17h (abrirá somente quando houver espetáculo) e das 18h até o início do mesmo.


(*) Programação sujeita a alterações.


(**) O fechamento desta programação foi finalizado antes do término das inscrições para o Festival Nacional de Teatro.


(***) A meia-entrada será vendida apenas mediante a apresentação de documento com foto que comprove a condição de:

- Estudante;

- Idoso acima de 60 anos;

- Professor da Rede Municipal e Estadual de Ensino;

- Deficiente físico.


Thayla Ramos – Estagiária de Jornalismo

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19)3451.0502

http://www.blogger.com/culturalimeira@yahoo.com.br

http://www.blogger.com/www.culturalimeira.blogspot.com

http://www.blogger.com/www.twitter.com/culturalimeira

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mostra reúne 2 mil e resgata cultura hip-hop na cidade




Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a 1ª Mostra Municipal de Hip-Hop, realizada em Limeira no último domingo, 22 de agosto. O evento foi organizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

O prédio do Caic, no Parque Nossa Senhora das Dores, teve seis horas de várias atrações, algumas delas nacionais. A programação foi definida após reuniões realizadas pelo Decadie (Departamento da Cultura Afrodescendente e da Integração Étnica), órgão da secretaria, com representantes do movimento na cidade.

De um lado, jovens faziam grafite em áreas do prédio. De outro, um grupo dançava com os passos comumente desenvolvidos nas ruas. No palco, havia atrações como DJs e rappers de Limeira e de outras cidades paulistas.

Um dos destaques foi Nelson Triunfo, precursor do hip-hop no Brasil, além de Erlei de Melo, o Aliado G, rapper e integrante do grupo “Face da Morte”. Jovens integrantes de movimentos religiosos católicos e evangélicos prestigiaram o evento.


Para Nelson, considerado um dos ícones do movimento no Brasil, Limeira resgata sua história na cultura. “Alguns dos principais shows foram realizados na cidade, em clubes como Independente e Estudantes. Para o hip-hop, há um clima muito bom por aqui”, afirmou Nelson, que aproveitou seu show para ressaltar a importância da cultura e da educação na formação do jovem – maior parte do público presente.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, representou o prefeito Silvio Félix no evento. Para Mansur, o resultado foi positivo. “A mobilização conseguida motiva a secretaria a pensar em novas iniciativas”, disse. Segundo o secretário, o evento também representa “a abertura de novos espaços de lazer para a população”. Jovens de várias regiões de Limeira estavam presentes.

Já Galdino Clemente, diretor do Decadie, disse que o evento vem provar que “é possível realizar respeitando o desejo de protagonismo que a juventude reinvidica. A Secretaria da Cultura tem procurado respeitar as características de cada segmento e nesse caso foi riquíssima a experiência”, declarou.

Galdino diz que também considera “positiva a abertura que a direção do Caic nos deu e principalmente pela abertura daquele espaço à população. O apoio do prefeito Silvio Félix ao Decadie foi fundamental para que os eventos sob a responsabilidade do Decadie venham crescendo em participação a cada realização”.

O vereador Farid Zaine prestigiou a mostra.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Cultura fará mostra de bandas estudantis de pop-rock


Foi realizada na tarde desta quinta-feira, dia 19 de agosto, no Teatro Vitória a última reunião para definir os detalhes da 1° edição da Mostra de Bandas. Estiveram presentes o diretor da Secretaria da Cultura, Fábio Pentagrama, e os integrantes dos grupos que irão tocar na mostra.

A mostra é mais uma iniciativa da Prefeitura e da Secretaria, no sentido de ampliar o universo de artistas e de público atendido pelo município. As bandas são ligadas aos colégios técnicos Cotil e Trajano Camargo e ao Isca Faculdades. Em novas edições, outros grupos e centros de ensino serão convidados.

O evento vai ser realizado na próxima sexta-feira, dia 27 de agosto, na Praça 1° de Maio, Jardim Morro Azul, em frente ao novo campus da UNICAMP, das 19 às 22h. “O local abrange outra proposta da prefeitura, que é descentralizar as apresentações artísticas. Estaremos pertos dos estudantes, mas oferecendo também uma opção de lazer para os jovens daquela região”, disse o secretário da Cultura, Adalberto Mansur.

As bandas “Revolution 09”, “Nuvem Aquática” e “No I.D” terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos ao público. Todas as músicas serão do estilo pop-rock. A entrada é franca.

A iniciativa de realizar a apresentação agradou aos integrantes das bandas, que analisam como uma grande chance de demonstrar os seus trabalhos e divulgarem seus nomes. “Esta será apenas a primeira edição da Mostra, que em breve dará a oportunidade aos estilos Reggae e Sertanejo Universitário”, afirmou Fábio Ribeiro da Silva, diretor da secretaria. Outras informações pelos telefones (19) 3451.6679 e (19) 3451.2675.

Crianças da ARIL se divertem em espetáculo teatral

O Teatro Vitória recebeu na tarde desta quarta-feira, dia 18 de agosto, 60 alunos da ARIL (Associação de Reabilitação Infantil Limeirense) com deficiência mental leve e moderada. As crianças têm entre 7 a 14 anos e fazem parte da Escola de Educação Especial Francisco D´Andrea. Eles tiveram a oportunidade de assistir a obra infantil “O espantalho que queria ser rei”.

A ARIL atende pessoas deficientes físicos e ou mentais de ambos os sexos, a partir de zero ano, em meio período e período integral, sendo que 530 fazem parte da Unidade de Limeira e 70 de Iracemápolis.

A iniciativa foi avaliada como muito positiva pela entidade “O fato deles estarem presentes no teatro foi de grande importância social, pois foi um ganho enorme para cada um. Nota-se a alegria deles por terem participado do evento”, disse Maricleide D´Andrea Baccan, coordenadora pedagógica da instituição.

O diretor do Teatro Vitória, Fábio Pentagrama, sentiu uma satisfação diferente “Foi gratificante recebê-los, ver o sorriso em seus rostos e conseguir atender as suas expectativas. Espero contar sempre com a conscientização dos produtores, para que essa seja a primeira de muitas” disse ele.

Durante o espetáculo ficou nítido o contentamento de todos, que em cada cena se divertiram bastante. A próxima peça infantil será “O Le Cirque Magique”, que será realizada neste domingo, dia 22 de agosto, às 16h. Informações sobre ingressos podem ser obtidas no telefone (19) 3451.6679 ou (19) 3451.2675.

1ª Mostra Municipal de Hip-Hop traz atrações nacionais; entrada é gratuita

Paulo Ricardo da Silva, o grafiteiro "Medo", produz painel de divulgação do evento durante coletiva
Adalberto Mansur, secretário da Cultura; Galdino Clemente, diretor do Decadie; e Pereira do grupo "Família Z/O"
Nelson Triunfo, "Aliado G" e o sercretário da Cultura Adalberto Mansur

A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, realiza neste domingo, 22 de agosto, a 1ª Mostra Municipal de Hip-Hop. O evento, organizado pelo Decadie (Departamento da Cultura Afro-descendente e da Integração Étnica), acontecerá no Centro de Atendimento Integrado à Criança (CAIC), com a participação de grandes nomes do hip-hop nacional.

Uma coletiva de lançamento da Mostra foi realizada nesta quarta-feira, 18 de agosto no Palacete Levy. Nelson Triunfo, precursor do movimento hip-hop no Brasil; Erlei de Melo, rapper, e o grafiteiro Paulo Ricardo da Silva, conhecido como “Medo”, estiveram presentes; além de outros representantes dos grupos limeirenses.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, e Galdino Clemente, diretor do Decadie, divulgaram as apresentações da Mostra. Mansur ressaltou a importância do evento para a organização deste movimento em Limeira. “O objetivo é que a Mostra seja o marco de uma nova relação entre o poder público e o hip-hop na cidade”, explica.

Erlei de Melo, mais conhecido como “Aliado G”, elogiou a iniciativa. “Esta é uma experiência que poucos têm coragem de implantar. A Prefeitura e a Secretaria da Cultura estão de parabéns por facilitar esta manifestação cultural em Limeira”, afirma. Erlei possui cerca de 190 composições, a maioria delas gravadas através dos grupos “Face da Morte” e “Nação Hip-Hop”, entre elas “A Vingança”, grande sucesso de acessos no Youtube. Durante a coletiva, o grafiteiro “Medo” produziu o painel de divulgação do evento.

Além do grupo “Face da Morte” com “Aliado G” e apresentação de Nelson Triunfo, a 1ª Mostra Municipal de Hip-Hop terá show especial com “Revolucionários”, “Família Z/O”, “Família Quimera”, “Higaion”, "Resgatando Mentes" e “Projeto Salve”. Os DJ’s “Groove” e “MF”, de São Paulo, participarão. Será exibido também o filme “Tudo nosso: o hip hop fazendo história”. Grafiteiros realizarão performances durante o evento. Quem participar poderá contar ainda com barracas de salgados, lanches, bebidas e roupas.

A Mostra acontece neste domingo, 22 de agosto, à partir das 13h no CAIC (Avenida Vitório Bortolan, nº 1350, Parque Nossa Senhora das Dores - 4ª Etapa). A entrada será gratuita. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3451.0502.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Biblioteca Infantil comemora “Dia do Folclore”

A Biblioteca Municipal Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, convida para o “Dia do Folclore”. O evento, em comemoração ao Dia do Folclore (22/08), terá atividades de contação de histórias e músicas alusivas a data, destinadas à crianças de 03 à 10 anos.

O projeto contará com a participação das contadoras de histórias Edna Cleusa Mallaman Dadonna e Nirce Penido, além dos professores da Escola Popular de Música, Marcos Lima e Robson Barboza, que farão apresentação de músicas, danças e brincadeiras folclóricas. Após as atividades, as crianças poderão fazer uso de livros e jogos disponíveis na Biblioteca. O objetivo é divulgar o folclore brasileiro e proporcionar o contato com o livro e a leitura.

Serviço
“Dia do Folclore” na Biblioteca Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros
Data:
20/08 (amanhã)
Horário:
9h às 11h (contação de histórias) e das 13h30 às 15h30 (atividade musical).
Local:
Rua Senador Vergueiro, 845, Centro, Limeira/SP.
Informações:
Entrada Gratuita.

Denise Fraga em Limeira


Nesta sexta-feira, dia 20 de agosto, às 21 horas, a atriz global Denise Fraga estará em Limeira, no Teatro Vitória. Ela irá apresentar a peça “A Alma Boa de Setsuan”, que estreou nos palcos há 4 anos. A atriz que atingiu o sucesso com a obra “Trair e coçar”, além de ter grande destaque no programa dominical “Fantástico”, com o quadro Retrato Falado, é agora a protagonista dessa produção que tem a direção de Marcos Braz. O que gerou essa montagem foi a vontade de Denise Fraga trabalhar com o diretor, por sua vivência de grupo e sua direção lúdica e irreverente.

A parábola é ambientada na China e conta a história de três deuses, que nesta adaptação são transformados na Santíssima Trindade e vividos por um único ator. Eles descem a Terra à procura de pelo menos uma alma boa. Depois de andarem muito em vão, chegaram a uma província chamada Setsuan. Nela encontram a prostituta Chen Tê que lhes dá guarida por uma noite. Na manhã seguinte, concluem ser ela a alma boa, que tanto procuravam e resolvem lhe pagar pela hospedagem. O dinheiro é suficiente para Chen Tê abrir uma tabacaria e mudar de vida.

Sucesso absoluto de público e aplaudido por mais de 110 mil espectadores, Denise Fraga, acompanhada de um elenco estrelar, nos permite refletir, num espetáculo encantador e divertido, sobre a questão como ser bom e ao mesmo tempo sobreviver no mundo competitivo em que vivemos.

A apresentação conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura. Os ingressos estão sendo vendidos na Bilheteria do Teatro Vitória, na Wizard Idiomas e pelo site www.teatrogt.com.br. Eles terão um custo de R$ 50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia-entrada) e R$ 35,00 (com bônus dos colaboradores). A classificação indicativa é de 12 anos. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (19) 3451.6679 e (19)3451-2675.