quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Debates com jurados melhoram grupos da Mostra de Teatro

Os jurados - Luciana Mizutani, Gerson Fontes e Camilo Brunelli
Debate com o grupo "Ponta de Areia" após o espetáculo "Pluft, ainda é um fantasminha!" na terça-feira, dia 03.

A peça infantil “Pluft, ainda é um fantasminha!”, apresentada nesta terça-feira, dia 3 de agosto no Teatro Vitória, recebeu avaliação dos jurados. O grupo “Ponta da Areia”, assim como os demais que participaram da Mostra Municipal de Teatro, puderam ouvir os pontos fortes e características a serem melhoradas em suas apresentações através de debates, que ocorrem após ao término de cada peça.

A comissão julgadora desta edição é composta por Gerson Fontes, Camilo Brunelli e Luciana Mizutani. Os três jurados têm a difícil missão de avaliar os espetáculos e escolher dentre as apresentações o grupo vencedor, que irá representar Limeira no Festival Nacional de Teatro, ainda em 2010.

Mesmo os grupos que não concorrem à indicação, por serem ligados à Secretaria ou outro órgão municipal, são avaliados, para que possam melhorar a encenação e a parte técnica. O debate é aberto ao público, que pode também fazer perguntas e avaliações.

“A produção local é surpreendente. A iniciativa de criar uma mostra para a cidade é louvável, pois isto funciona com um impulso para que os artistas desenvolvam mais o seu trabalho”, afirma Brunelli. O vereador Farid Zaine, idealizador do projeto da mostra, acompanhou o debate do dia 3.

Já Luciana afirma que a Mostra tem superado suas expectativas. “As peças selecionadas possuem linhas muitos distintas, tornando a competição democrática.” explica a atriz.

A cada apresentação, os itens são avaliados. No espetáculo “Trincheira Central”, encenado na noite de quarta-feira pelo grupo Procênio, os elogios foram para o cenário e a trilha sonora. O júri apontou, por outro lado, a necessidade da melhoria na questão da dramaturgia.

Mesmo quando encontra reparos a fazer, como foi o caso da montagem de “Dorotéia” pelo Companhia Ponto e Vírgula, os jurados ressaltam a vontade dos atores. “São jovens atores e já encararam o desafio de encenar um texto de Nelson Rodrigues. É extremamente louvável”, afirmou Luciana, em relação a esse grupo.

Veja a seguir o currículo dos jurados, que apontarão na noite de domingo, 8 de agosto, o vencedor da Mostra, que é organizada pela Prefeitura de Limeira e Secretaria Municipal da Cultura, com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural “Carlos Gomes”.


Gerson Fontes
Graduado em Comunicação Social com formação em Teatro, em nível de extensão universitária. É pós-graduado em Empreendedorismo e Gestão de Pessoas. Atualmente dirige a Companhia Teatral Minotauro Ouvidor e desenvolve trabalho de ator na Companhia de Teatro das Epifanias. Criou e dirigiu por onze anos a Companhia de Teatro Aguapé, na cidade de Iguapé, onde também foi Diretor de Cultura por oito anos. Com a Cia. De Teatro Aguapé, vence por dois anos consecutivos o prêmio Carlos Pouza de Teatro, da cidade de Salto. Dirigiu por duas vezes o espetáculo “Sonho de uma noite de verão”, com a Cia. De Teatro Carlos Gomes, da cidade de Limeira. Atualmente, além de seus trabalhos em teatro, é coordenador da Oficina Cultural da Terceira Idade e do projeto Terceira Idade Itinerante, ambos da Secretaria de Estado da Cultura, onde vêm desenvolvendo trabalhos de Formação Cultural com idosos.

Camilo Brunelli
Artista orientador, ator a autor teatral. Cursou a faculdade de artes do Paraná (FAP), em Artes Cênicas, e também as faculdades de Administração e Marketing. Em São Paulo, participou do núcleo teatral do Teatro Ágora, e realizou pesquisas dramatúrgicas com Celso Frateschi e Roberto Lage, as quais resultaram nos espetáculos “Não estacione, pois furarei seu pneu” e “Ato sem História”. Atuou também nos espetáculos “Enquanto não fazemos novelas” – direção de Marcelo Médice; “Miserê Bandalha” com a Bendita Trupe - direção de Johana Albuquerque; “Yo soy o que a água me deu, Frida Kahlo”, com o Teatro das Epifanias – direção de Wagner de Miranda; “Macbeth, como nasce um deserto” – direção Arieta Corrêa e Éderson José; e “O Cravo e a Rosa” de Xico Abreu.
Escreveu e atou em alguns de seus espetáculos, entre eles, “Não Blue”; “Ai meu Deus, me dá um trocadinho aí!” e “Tampinha tira os óculos”.
Foi artista educador por dois anos no Teatro Vocacional da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo e ministrou várias oficinas teatrais em São Paulo e no interior do estado. Fundou a “Cia. Espontânea de Teatro” em 2010, e sua primeira estréia está prevista para outubro com o espetáculo inédito de sua autoria, “Psicobleu”.

Luciana Mizutani
Trabalha com atriz profissional desde 1998, é Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp (2005). Participou de diversas peças, entre elas “Intersecções – peças curtas de Harold Pinter” – direção de Marcelo Lazzaratto; “Catléia” – baseada na obra de Octávio Paes – direção de Verônica Fabrini e “O Doente Imaginário”, de Molière, direção de Márcio Tadeu. Na televisão, participou da novela “Negócio da China” – de Miguel Falabella, com direção geral de Mauro Mendonça Filho, veiculada pela Rede Globo em 2008.
Atualmente, trabalha como professora no Conservatório Carlos Gomes em Campinas e está com a peça “O Despertador”, de Mario Fo com direção de Dirceu de Carvalho. É também atriz/apresentadora do projeto “Paula Souza”, com direção geral de Ceres Scattolini, pela TV Cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário