quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Cultura leva bibliotecas à Bienal do Livro

Equipe da Secretaria da Cultura em visita à Bienal do Livro, no Anhembi/SP

Os funcionários da Biblioteca Municipal Profº João de Souza Ferraz e Infanto-Juvenil Prof.ª Cecília Quadros realizaram nesta terça-feira, dia 17 de agosto, visita à 21ª Bienal Internacional do Livro de 2010. O evento ocorre de 12 à 22 de agosto no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo. Cerca de 35 pessoas, incluindo convidados das Bibliotecas Comunitárias de Limeira e funcionários de todos os departamentos da Secretaria da Cultura, prestigiaram a Bienal. A viagem foi organizada pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

Todo visitante da Bienal pôde experimentar os livros digitais (e-readers) no “Espaço Digital", onde a Imprensa Oficial disponibilizou quase 30 dispositivos, entre eles o Kindle, da Amazon; o Reader, da Sony; o Cool-er, vendido pela Gato Sabido no Brasil; e o iPad, tablet da Apple. Ligia Consuelo Araújo, coordenadora das Bibliotecas Municipais, ressalta a necessidade de conhecer os lançamentos do mundo literário, além de poder manusear as últimas novidades tecnológicas. “É importante para todos os funcionários ter contato com livros e editoras. Ter uma idéia do tamanho do mercado editorial existente e ver a quantidade do público interessado em livros contribui para o aprimoramento pessoal e profissional da equipe”, diz.

Já as irmãs Larissa Carla da Silva e Alessandra Cristina da Silva, que são voluntárias da Biblioteca Comunitária “Comunidade Ativa” há dois anos, no Jardim São Pedro, tiveram a oportunidade de retornar a Bienal, à convite da Cultura. “Já conhecíamos o evento, mas esta visita foi fundamental para que tenhamos idéias e possamos implantar novos projetos na Biblioteca”, explica Larissa. Já Alessandra ressalta a necessidade de estar em contato com os últimos lançamentos para realizar um bom trabalho. “É preciso mostrar para a comunidade que existem novidades no mundo literário”, conta.

Ligia explica que o convite partiu da coordenação das Bibliotecas, que viu nesta visita a oportunidade de propiciar novos horizontes aos colaboradores das Bibliotecas Comunitárias em Limeira. “Conhecer uma feira cujo produto principal está diretamente relacionado com a sua atuação profissional é essencial”, afirma ela. A coordenadora conta ainda que pretende implantar melhorias nas Bibliotecas após observar o trabalho de editoras e livrarias na Bienal.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, destacou a iniciativa como um novo passo no sentido de aprimorar o trabalho nas unidades culturais da prefeitura e dos parceiros. “Ações como essas melhoram a cultura na cidade e os profissionais que atuam no setor”, disse.

As Bibliotecas Municipais funcionam na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro de Limeira, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19)3442.6539 ou pelo e-mail biblioteca@limeira.sp.gov.br.
Larissa e Alessandra da Silva, irmãs voluntárias da Biblioteca Comunitária "Comunidade Ativa"Funcionárias da Biblioteca Infantil conferem publicações do setor

Um comentário:

  1. Legal a ideia. Tudo que objetive difundir a leitura deve ser incentivado. Uma sugestão que numa próxima oportunidade, vocês poderiam abrir inscrições de outros cidadãos e sortear vagas ou disponibilizar de outra forma para que mais limeirenses possam ir juntos. Abraços

    ResponderExcluir