terça-feira, 24 de agosto de 2010

Mostra reúne 2 mil e resgata cultura hip-hop na cidade




Cerca de 2 mil pessoas prestigiaram a 1ª Mostra Municipal de Hip-Hop, realizada em Limeira no último domingo, 22 de agosto. O evento foi organizado pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura.

O prédio do Caic, no Parque Nossa Senhora das Dores, teve seis horas de várias atrações, algumas delas nacionais. A programação foi definida após reuniões realizadas pelo Decadie (Departamento da Cultura Afrodescendente e da Integração Étnica), órgão da secretaria, com representantes do movimento na cidade.

De um lado, jovens faziam grafite em áreas do prédio. De outro, um grupo dançava com os passos comumente desenvolvidos nas ruas. No palco, havia atrações como DJs e rappers de Limeira e de outras cidades paulistas.

Um dos destaques foi Nelson Triunfo, precursor do hip-hop no Brasil, além de Erlei de Melo, o Aliado G, rapper e integrante do grupo “Face da Morte”. Jovens integrantes de movimentos religiosos católicos e evangélicos prestigiaram o evento.


Para Nelson, considerado um dos ícones do movimento no Brasil, Limeira resgata sua história na cultura. “Alguns dos principais shows foram realizados na cidade, em clubes como Independente e Estudantes. Para o hip-hop, há um clima muito bom por aqui”, afirmou Nelson, que aproveitou seu show para ressaltar a importância da cultura e da educação na formação do jovem – maior parte do público presente.

O secretário da Cultura, Adalberto Mansur, representou o prefeito Silvio Félix no evento. Para Mansur, o resultado foi positivo. “A mobilização conseguida motiva a secretaria a pensar em novas iniciativas”, disse. Segundo o secretário, o evento também representa “a abertura de novos espaços de lazer para a população”. Jovens de várias regiões de Limeira estavam presentes.

Já Galdino Clemente, diretor do Decadie, disse que o evento vem provar que “é possível realizar respeitando o desejo de protagonismo que a juventude reinvidica. A Secretaria da Cultura tem procurado respeitar as características de cada segmento e nesse caso foi riquíssima a experiência”, declarou.

Galdino diz que também considera “positiva a abertura que a direção do Caic nos deu e principalmente pela abertura daquele espaço à população. O apoio do prefeito Silvio Félix ao Decadie foi fundamental para que os eventos sob a responsabilidade do Decadie venham crescendo em participação a cada realização”.

O vereador Farid Zaine prestigiou a mostra.

Um comentário:

  1. Eu admiro muito o movimento Hip Hop sou uma das poucas meninas que curtem aqui em Limeira, e tipo foi muito bom, gostaria que ocorrecem mais vezes eventos como este cultura negra é o que há , obrigado por me dar esse dia dedicado a um estilo de vida que eu escolhi, o HIP HOP! :D

    ResponderExcluir