quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Limeira participa de Seminário Internacional de Livro e Leitura

Ligia Araújo, Juraci Soares e o escritor Moacyr Scliar
A cidade de São Paulo sediou de 19 a 21 de agosto de 2010 o III Seminário Internacional de Bibliotecas Públicas e Comunitárias e o III Fórum do PNLL (Plano Nacional do Livro e da Leitura). O evento aconteceu no Anfiteatro Elis Regina, no Palácio das Convenções do Anhembi, em paralelo à 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

Vários temas foram discutidos, como políticas Públicas de Incentivo à Leitura e Bibliotecas, Democratização do Acesso, Fomento à Leitura e à Formação de Mediadores, Valorização do Livro e da Leitura, Desenvolvimento de Serviços em Bibliotecas, Públicas e Comunitárias e Sustentabilidade.

O Seminário e o Fórum têm como objetivos promover a discussão entre os profissionais e interessados em leitura, a promoção e incentivo à leitura, valorização das bibliotecas e disseminação da informação. Também houve a apresentação de projetos, programas nacionais e internacionais de incentivo à leitura e promoção da literatura, bem como, estimular o desenvolvimento das pessoas que organizam, planejam e prestam atendimento à população em equipamentos culturais.

Limeira foi representada pelo Diretor de Escolas de Artes e Bibliotecas, Juraci Rodrigues Soares Requena e pela Coordenadora das Bibliotecas Municipais, Lígia Consuelo Araújo.

“Podemos perceber que Limeira está no caminho certo, com projetos que rompem as paredes que protegem os livros, como uma caixa de surpresa. Essa é a nova realidade de qualquer biblioteca que quer cativar outros leitores”, diz Soares. O livro ganha novos formatos e chega onde ninguém imagina para fazer seu papel, sendo recriado a cada instante em que é folheado, é preciso estar aberto às novas possibilidades quando o assunto é leitura, completa o diretor.

Para Lígia, "atualmente, as ações de incentivo a leitura e acesso ao livro requerem uma parceria entre a sociedade civil e o poder publico. Se quisermos ter uma cidade onde a leitura e o livro sejam realmente valorizados, devemos contar com o apoio de todos: escritores, artistas, educadores, estudantes, empresários, escolas, bibliotecas, enfim, todo aquele que gosta de ler e que acredita no efeito do livro sobre a vida cotidiana das pessoas"

Segundo o escritor gaúcho Moacyr Scliar, que participou do evento, a leitura “é a melhor adição que a pessoa pode ter... não há escritor que não seja leitor. Quem escreve tem que procurar seu leitor para que o leitor possa procurá-lo, o desenvolvimento de uma relação muito íntima e que deve ser preservada mesmo que tardiamente”.

Scliar é autor de 78 livros teve obras publicadas em vários países. É detentor de vários prêmios literários, no Brasil e no exterior, o mais recente sendo o Jabuti 2009 para melhor de livro de ficção. Tem textos adaptados para o cinema, teatro, tevê e rádio. Colabora em vários jornais (Zero Hora, Folha de São Paulo, Correio Brasiliense) e revistas.

É membro da Academia Brasileira de Letras. Duas influências são importantes na obra de Scliar: sua condição de filho de imigrantes e a sua formação de médico de saúde pública.

O evento contou ainda com a participação de escritores e profissionais de grande referência no mundo literário vindos das maiores instituições do Brasil e América do Sul. A realização foi do Governo do Estado de São Paulo (Secretaria de Estado da Cultura) e Governo Federal (Ministérios da Educação e da Cultura, e Plano Nacional do Livro e Leitura).

A Secretaria da Cultura também levou à bienal uma caravana de funcionários de vários setores, além de proporcionar a viagem aos integrantes das bibliotecas comunitárias de Limeira.

As Bibliotecas Municipais ligadas à Prefeitura funcionam na Rua Senador Vergueiro, 845, Centro de Limeira, de segunda à sexta-feira das 8h às 17h. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3442.6539 ou pelo e-mail biblioteca@limeira.sp.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário