terça-feira, 18 de outubro de 2011

Em Concerto Didático, alunos vivem dia de maestro

Parceria com a Secretaria Municipal da Educação prevê ainda mais sete concertos até o final do ano


O estudante Wesley Henrique Mioto Chagas, de 11 anos, teve uma experiência pra lá de diferente na tarde desta sexta-feira, dia 18 e outubro. Com a batuta do maestro na mão, ela foi um dos escolhidos entre os 350 alunos da EMEIEF “Maria Madalena Vasconcellos da Silva”, localizada no Jardim Santina I, para reger a Orquestra Preparatória da Escola Livre de Música (ELM) durante a terceira edição do Concerto Didático do segundo semestre de 2011. “O que eu mais gostei foi de ser maestro mesmo. Como é preciso ter muito conhecimento para isso, vou tentar aprender outro instrumento antes de assumir a batuta”, disse o aluno, que nunca teve contato com uma orquestra, mas que pretende um dia estudar violino também. “Foi o que eu mais gostei”, resumiu.

Assim como Wesley, alunos e professores da escola puderam assistir ao Concerto Didático, cujo propósito é de levar conhecimento e disseminar o conceito sobre música de concerto. O trabalho é desenvolvido desde 2004 pela Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira, com apoio da Secretaria da Cultura. Somente nos últimos dois meses, duas escolas municipais receberam o projeto por meio da parceria firmada com a Secretaria da Educação e mais sete devem ser visitadas pela orquestra até o final do ano.



Na ocasião, o maestro Rodrigo Müller ressaltou a importância do contato com a música desde criança, bem como explicou sobre o funcionamento de cada instrumento e como é preciso estudar e ensaiar para que uma música seja executada perfeitamente.


Diretora da escola, Marli Terezinha Zucculo, disse que o concerto proporcionou aos alunos uma tarde inesquecível de entretenimento e aprendizado. “Praticamente todos os alunos e até mesmo boa parte dos funcionários não conheciam uma orquestra. Poder receber esse grupo em nossa escola é muito emocionante”, reconheceu.


Dando continuidade ao projeto, mais duas escolas devem receber o Concerto Didático ainda nesta semana. São elas: CI “Irene Gomes Bortolan”, no Jardim do Lago, nesta quarta-feira, dia 19, e escola municipal “Maria Thereza”, no Jardim Planalto, na sexta-feira, dia 21. Nos dois dias, as apresentações têm início às 14h e 16h, respectivamente.


Os trabalhos desenvolvidos pela Orquestra Sinfônica de Limeira são realizados pela Prefeitura Municipal de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura e Sociedade Pró-Sinfônica de Limeira. Contam também com o patrocínio da Faurecia, CCR AutoBAn e Unimed. O evento conta ainda com o apoio institucional da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) e apoio cultural de Limel Bagueteria, Floricultura Mercuri, Fotógrafo Paulo Pedron, RB Produções, Virtú Produções Culturais e Artisticas, Maestoso Arranjos Musicais e AZ Design.


Felipe Furlanetti

Assessor de Comunicação

Orquestra Sinfônica de Limeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário