terça-feira, 18 de outubro de 2011

Slac - Três toneladas de obras pelo Parque Cidade

“Outdoor” do salão está na área externa, com esculturas gigantes feitas de sucata de inox

Quem andar pelo Parque Cidade de Limeira nestes dias perceberá que alguns monumentos diferentes e instigantes estão instalados por lá, chamando a atenção das pessoas. São cinco obras gigantes, que pesam três toneladas, do artista Lúcio Bittencourt, integradas ao XXV Salão Limeirense de Arte Contemporânea (Slac). A realização é da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes.


Bittencourt nasceu em 1953, em Mogi das Cruzes (SP), formado em Artes Plásticas e Educação Artística. O início da sua carreira se deu em 1979 e, a partir daí, já produziu mais de 12 mil peças, entre elas 200 monumentos instalados em Praças Públicas de diversos municípios. O artista já participou de cerca de duas mil exposições individuais e coletivas no Brasil e no exterior. Em Limeira, ele expõe cavalos, netuno, peixe e cavalo marinho.



Segundo Bittencourt, o Slac é de extrema importância e todas as cidades deveriam realizar ao menos um salão oficial, para abrir espaço aos artistas das artes visuais. “E minhas obras são como o outdoor do evento, que busca chamar a atenção das pessoas para que conheçam de perto a exposição”.


Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, as obras de Bittencourt dão ainda mais brilho ao salão. “Se por ventura alguém não sabe da realização do evento, as esculturas colaboram para que a informação chegue, além de oferecer mais uma opção de espaço para exposição, as obras de Bittencourt compõem uma magnífica exposição de arte a céu aberto”.

O Slac prossegue até o próximo dia 30, sempre das 9h às 21h, no Centro de Formação do Professor, localizado na Rua João Kühl Filho, s/nº, ao lado do Museu da Joia, no Parque Cidade. Agendamentos podem ser feitos no telefone da Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz, (19) 3442 6539. A entrada é franca.

Imagens das esculturas de Lúcio Bittencourt. Créditos – Fernando Quesada.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário