quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Pela primeira vez, Flash Mob é realizado em Limeira

Projeto desenvolvido por estudantes da Etec Trajano Camargo conta com o apoio das secretarias da Cultura e Meio Ambiente

Você já imaginou passar por um aglomerado de gente dançando, com passos conhecidos de músicas atuais, ao ar livre? E se a música o contagiar tanto ao ponto de você não resistir e se juntar aos dançarinos instantâneos? É o Flash Mob, projeto desenvolvido por alunos da Escola Técnica Trajano Camargo, que acontece pela primeira vez em Limeira, na Praça Luciano Esteves, às 11h, neste sábado, 29. A intervenção conta com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias da Cultura e Meio Ambiente.

A ideia da atividade nasceu na disciplina de Projeto de Ação e Cidadania, do Ensino Médio, com orientação da professora Patrícia Pascon Souto Tancredo. Visando uma ação social, as alunas Karen Jeronymo, Nayara Pascotto e Pamela Rebelato Santana, uniram-se e criaram o “Como Produzir Sorrisos”, praticando o voluntariado, com o auxílio dos demais alunos da instituição de ensino, com visitas à Casa de Misericórdia e ao Cantinho do Vovô, com propostas pedagógicas diferenciadas, buscando o desenvolvimento pessoal e social de cada indivíduo. O Flash Mob surgiu para que o projeto fosse divulgado e também para incentivar a prática de arrecadação de donativos destinados às pessoas atendidas nos lugares explorados pelo projeto. Todos os alunos participantes da atividade doarão algum mantimento, sendo sugerida, também, a doação para o público que participar.

A divulgação do Flash Mob acontece por meio das redes sociais, ideia central do evento. No Facebook, é só procurar a página “Como Produzir Sorrisos”, curtir, e ficar por dentro das novidades da mobilização.

Segundo Pamela, o intuito do evento é consolidar o projeto, abrangendo não somente a escola ou a cidade, mas outros municípios e instituições, mobilizando a população para a arrecadação, além de ser divertido. “Imagine só, em um sábado, você fazendo compras e alguém começa a dançar e a te puxar para o ritmo? Não seria um sábado comum”.

Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, incentivar novos eventos de cunho cultural, criados pelos jovens, é responsabilidade do Poder Público. “Estamos muito felizes por ajudarmos de alguma forma. O trabalho ‘Como Produzir Sorrisos’ foi organizado de forma muito competente e merece ser coroado com a realização do Flash Mob”.

Você Sabia?
O uso do termo flash mob data de aproximadamente 1800, porém não da maneira como conhecemos hoje. O termo foi usado para descrever um grupo de prisioneiras da Tasmânia baseado no termo flash language para o jargão que as prisioneiras utilizavam. Ainda nesta época, o termo australiano flash mob foi usado para designar um segmento da sociedade, e não um evento, não demonstrando nenhuma outra similaridade com o termo moderno ou os eventos descritos por ele. Assim os fatos se dão sem fala, mas sim por atos.
Fonte: wikipédia
Vejam Flash Mob realizado no dia 20 de janeiro de 2010, pela TAP Portugal e Infraero, em homenagem ao Rio de Janeiro e ao Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim:http://www.youtube.com/watch?v=oqMrZ83T4FI&feature=related

Ronald Gonçales
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário