terça-feira, 24 de maio de 2011

Cultura abre inscrições para curso de teatro para crianças e adolescentes de Limeira

Profissional formado na área de artes cênicas é convidado para movimentar produções teatrais mirins

Quem observa o jeito tímido dele nem imagina que ali se “esconde” um profissional de currículo extenso e intenso, além de muito talento. Com seu “all star” no pé, mostrando-se mais irreverente com seu estilo próprio, o jovem Daniel Martins é o mais novo integrante da Prefeitura, dotado agora na Secretaria da Cultura. Ele, que tem 30 anos, vai chefiar a área de artes visuais e artes cênicas da pasta cultural e será o responsável por turmas mirins de teatro.

Martins é graduado em artes cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), no Paraná. Além disso, tem graduação também em línguas portuguesa e inglesa, na Faculdade de Ciências e Letras de Araras (Unar). Seu mestrado, concluído em 2005, está ligado à área de estudos literários, na UEL.

Ele, que coordenou o “Núcleo de Vivência Teatral”, com crianças e adolescentes de Iracemápolis, chamou a atenção do secretário da Cultura, José Farid Zaine.

“Ele possui um trabalho muito interessante na área do teatro e tem grande sensibilidade para descobrir o talento de cada um. Tenho certeza de que fará um trabalho brilhante nesse setor”, disse Farid.

Nos primeiros meses do curso serão dados jogos teatrais dramáticos, para conhecer a turma. “É uma satisfação muito grande poder dar aula em Limeira, estou com as melhores expectativas”, afirmou Martins, que atua há dez anos com crianças.

“O maior desafio é conciliar o papel de educador com o de encenador. É preciso dosar essas duas situações, e trabalhar com crianças é muito prazeroso, pois elas possuem sinceridade, espontaneidade e comprometimento que muitos adultos não têm”, completou

Inscrições

Os interessados em participar do curso de teatro desenvolvido por Martins devem ir até a Secretaria da Cultura (Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro) a partir desta quarta-feira, 25, e preencher carta de interesse. Serão atendidas crianças e adolescentes de 8 a 15 anos, de acordo com a ordem de inscrições. Num primeiro momento, haverá duas turmas: uma de segunda e quarta, das 14h às 16h, para as crianças de 8 a 11 anos; e outra de terça e quinta, das 14h às 16h, para os adolescentes de 12 a 15 anos. Em ambas as turmas serão disponibilizadas 20 vagas. O curso é inteiramente gratuito. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de junho.

Além do preenchimento dos dados – que deverá ser feito pelo responsável legal -, há a necessidade de, no ato da inscrição, cópias do RG da criança e do comprovante de residência da família. Também deverá ser preenchida autorização de uso da imagem para o ano de 2011.

Segundo Martins, o curso será oferecido semestralmente. As crianças e os adolescentes que estiverem já participando, deverão realizar rematrículas. Novas turmas serão formadas a cada seis meses.

Outras informações no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Daniel Martins. Créditos - Divulgação.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Um comentário:

  1. Parabenizo à Secretaria de Cultura por ter entre seus "arteiros" Daniel Martins. Tive o prazer de conhecer seu trabalho ano passado, durante a Mostra de Teatro de Limeria, e realmente é um grande profissional!Continuemos assim, sempre melhor!

    ResponderExcluir