segunda-feira, 16 de maio de 2011

Produtores e artistas recebem apostila de elaboração de projetos para o Programa de Ação Cultural (ProAC)



30 pessoas participam de reunião para esclarecimentos sobre lei de incentivo à cultura - Créditos Luis Cristiano Moraes


Com a ideia de incentivar novos proponentes e projetos nos editais de incentivo à cultura propostos pela Secretaria de Estado da Cultura, o município – por meio da Secretaria da Cultura – apresentou apostila escrita por Sonia Kavantan e repassou algumas dicas aos artistas e produtores interessados de Limeira. A reunião aconteceu na tarde desta segunda-feira, 16, na sede da Cultura (Rua Senador Vergueiro, 122 – Centro).



O ProAC apoia e patrocina a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural no Estado, preserva e difunde o patrimônio cultural material e imaterial e apoia e patrocina projetos de formação cultural, dividido em duas formas de apoio: Editais e Incentivo Fiscal (ICMS). Novos proponentes e projetos podem ser inscritos até 6 de junho.



Conversaram com os interessados o diretor de Projetos Culturais, Evandro Leite, a assessora geral do gabinete do secretário, Raquel Belzi, e o chefe do setor de música e de dança, Ronald Gonçales.



“Queremos colocar à disposição dos interessados a estrutura da Secretaria da Cultura, visando que novos projetos surjam, até para que o Estado prossiga olhando o nosso município para novos apoios no setor cultural”, destacou Leite.



Para o diretor, a pasta cultural – liderada pelo secretário José Farid Zaine – tem proposto novos projetos, alguns até ousados, para que a cidade tenha acesso aos bens culturais, como a Mostra de Dança e o retorno do Mapa Cultural Paulista – Fase Municipal.



Gonçales afirmou que a equipe da Secretaria de Estado da Cultura que coordena o ProAC tem demonstrado muito interesse em novos projetos no interior. “Os produtores do Estado investem muito nos municípios, com projetos como o Festival Paulista de Circo e a Virada Cultural Paulista, e querem que as cidades revelem seus trabalhos através dos editais disponíveis”.



Para Raquel, os editais realmente são extensos, mas a apostila colabora para que as dúvidas sejam solucionadas. “O material está muito claro e objetivo”.

Raquel, Ronald e Evando falam sobre o ProAC - Créditos Luis Cristiano Moraes

Segundo a produtora cultural Fernanda Moreira, o departamento de projetos culturais de Limeira saiu na frente de outras cidades oferecendo esse curso. “Eu conheço alguns produtores de outras cidades que não têm a chance de, pelo menos, ter acesso a essa apostila”.



O artista plástico Gilio Mialichi também elogiou a iniciativa do município em realizar a reunião – que foi ao encontro dos anseios da Secretaria de Estado da Cultura.



Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502. Pessoas interessadas em ter acesso à apostila podem enviar solicitações para culturalimeira@yahoo.com.br.




Luis Cristiano Moraes

Assessor Geral

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário