quinta-feira, 5 de maio de 2011

Limeira marca presença em curso de elaboração de projetos para o Programa de Ação Cultural em São Paulo

Curso do ProAC foi oferecido a agentes culturais da Secretaria da Cultura que devem realizar um encontro agora no município

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Cultura, ofereceu aos agentes culturais que atuem em secretarias e departamentos culturais dos municípios curso de elaboração de projetos para o Programa de Ação Cultural (ProAC), ministrado por Sonia Kavantan. O evento aconteceu nesta terça-feira, 3, em São Paulo. Limeira foi representada pelo diretor de Projetos Culturais, Evandro Leite; a assessora geral do gabinete do secretário, Raquel Belzi; e o chefe do setor de música e de dança, Ronald Gonçales.


Sonia Kavantan conversa com público


O ProAC apoia e patrocina a renovação, o intercâmbio, a divulgação e a produção artística e cultural no Estado, preserva e difunde o patrimônio cultural material e imaterial e apoia e patrocina projetos de formação cultural, dividido em duas formas de apoio: Editais e Incentivo Fiscal (ICMS). Novos proponentes e projetos podem ser inscritos até 6 de junho.

Segundo o coordenador da Unidade de Fomento e Difusão de Produção Cultural do Estado de São Paulo, André Sturm, a ideia do curso é que os presentes possam repassar o que aprenderam nele. “É fundamental que as pessoas acreditem que possam ganhar nos editais, é por isso que estamos oferecendo essa capacitação”.


Sturm conversa com público


Para Sonia, os editais, apesar de grandes, são mecanismos simples que necessitam de rigor e organização de quem pretende conduzir o projeto, além de reiterarem a importância do acesso aos produtos culturais. “Não adianta fazer um filme, mas sim exibi-lo”.

O secretário da Cultura, José Farid Zaine, reconheceu a importância do ProAC para que os municípios de São Paulo ganhassem mais projeção no cenário de produção cultural e artístico. “Temos artistas e produtores culturais que sempre estão inscrevendo os seus projetos nas mais diferentes áreas e conseguindo verba para efetivá-los, o que é um ganho para a cultura”.

Nos próximos dias, a Secretaria da Cultura estará abrindo inscrições aos interessados em participar da reunião em que serão divulgados alguns tópicos do encontro realizado na capital. Na oportunidade, será repassada apostila que detalha o ProAC.

Outras informações podem ser obtidas no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Imagens do curso em São Paulo. Créditos – Divulgação.

Luis Cristiano Moraes

Assessor Geral

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário