sexta-feira, 27 de maio de 2011

“Sacra Folia” abre temporada da Mostra de Teatro de Limeira

Em cartaz até o dia 5 de junho, Mostra recebe espetáculo gratuito que contempla cultura popular na abertura


Escrito por Luis Alberto de Abreu e interpretado por um dos grupos mais respeitados do Brasil, o espetáculo “Sacra Folia” chega a Limeira, interpretado pela Fraternal Cia de Arte e Malas Artes, contando a história da Sagrada Família que, perseguida por Herodes e seus soldados, se perde em sua fuga para o Egito e acaba chegando ao Brasil. A apresentação – que terá entrada franca - acontece na abertura oficial da Mostra de Teatro de Limeira 2011, neste domingo, 29, às 20h, no Teatro Vitória. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura.


A primeira versão de “Sacra Folia” estreou em 1996 e marcou o início da pesquisa da Fraternal em torno do auto, que é uma forma tradicional e popular de teatro. A nova versão do espetáculo incorpora vários elementos da cultura popular pesquisados pela Fraternal durante os últimos anos, transformados em material cênico, como a síntese entre os dados sacro e profano.


Quando a Sagrada Família se perde no país, se vê obrigada a aceitar ajuda de dois tipos populares, João Teité e Matias Cão, para se livrar das maldades de Herodes e retornar à Judéia. Guiados por Teité, José, Maria e o Menino Jesus acabam se embrenhando pelos confins do Brasil. Ao final da extensa e cômica aventura, Teité registra Jesus como seu filho, para que ele realize no Brasil a promessa do reino de fartura que o Messias, segundo a profecia, traria ao mundo.


No elenco de Fraternal estão Aiman Hammoud (Anjo Gabriel, Herodes e demônio), Edgar Campos (Matias Cão), Fernanda Gonsales (Virgem Maria e Mateusa), Luti Angelelli (João Teité), Mirtes Nogueira (Boracéia) e Roberto Barbosa (São José e demônio). A direção é assinada por Ednaldo Freire.


O secretário da Cultura, José Farid Zaine, é fã do trabalho desenvolvido pela Fraternal e classifica como um presente a Limeira a vinda do “Sacra Folia” para a abertura da Mostra. “Quem gosta de produções teatrais sabe da importância desse grupo no cenário nacional. É um imenso orgulho abrir um evento municipal com um espetáculo de tamanho prestígio”.


Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro Vitória.


Mais informações nos telefones, (19) 3451 6679 e 3451 2675.


Espetáculo “Sacra Folia”. Créditos - Arnaldo Pereira.



Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário