segunda-feira, 16 de maio de 2011

Secretaria da Cultura incentiva a criação de bibliotecas comunitárias em Limeira


Você já pensou em abrir um espaço de troca e empréstimo de livros na região onde você reside? Acha que é muito complicado? Errado. Pessoas interessadas em criar uma biblioteca podem – e devem – buscar mais informações na Secretaria da Cultura. Há muito material que pode ser doado para a criação de novos espaços de leitura no município, basta demonstrar interesse.


Hoje, além da Biblioteca Municipal Professor João de Sousa Ferraz e Biblioteca Municipal Infantil Professora Cecília Quadros, localizadas na Rua Senador Vergueiro, 845 – Centro - há sete espaços descentralizados que recebem o apoio do Poder Público, para incentivar o hábito da leitura. Segundo o secretário da Cultura, José Farid Zaine, essa é uma das bandeiras defendidas pelo Prefeito Silvio Félix, para que Limeira seja uma cidade de leitores. Félix é autor de Lei que beneficia as bibliotecas comunitárias, e idealizador da nova e moderna Biblioteca Municipal, já em fase de construção.


“Nossa biblioteca possui um acervo rico, com livros dos mais diferentes gêneros. Com a invasão da internet hoje, segundo matéria de capa de Veja do dia 18 de maio, a leitura poderia estar em baixa, mas o que se vê é a multiplicação de jovens que gostam de ler; então, mais do que nunca, não devemos deixar que as pessoas percam o prazeroso hábito da leitura, criando cada vez mais condições para estimular essa prática”, disse Farid. O secretário da Cultura, quando na Câmara, também foi autor de requerimento que solicitava a realização de convênios com as bibliotecas comunitárias.


Recebem doações das bibliotecas municipais, as bibliotecas do Centro Comunitário do Jardim Morro Azul, da Associação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas de Limeira e do Centro Comunitário Livro Aberto. As bibliotecas comunitárias “Oficina do Saber” (Jardim Roseira), “Viajando na Leitura” (Ernesto Kühl) e “Comunidade Viva” (Nova Suiça) também recebem as doações e o Centro de Apoio à Diversidade (CAD) já possui alguns livros autorizados para que tenha um espaço de leitura próprio.


A coordenadora das bibliotecas municipais, Lígia Consuelo Araújo, explicou que o apoio da Secretaria da Cultura aos espaços descentralizados de leitura é dado através do repasse das doações excedentes (livros que são doados quando já fazem parte do acervo), orientação na organização, palestras e cursos de especialização no atendimento.


“O legal das bibliotecas comunitárias é que elas surgem da vontade da comunidade, sendo pontos de encontros culturais da própria região”, afirmou Lígia.


Cerca de 30 mil livros integram o acervo geral das bibliotecas (Aproximadamente 25 mil livros da João de Sousa e outros 6 mil da infantil).


As bibliotecas são mantidas pela Prefeitura, através da Secretaria da Cultura. Mais informações, tanto para o interesse em criar uma biblioteca comunitária quanto à doação de livros, podem ser obtidas no telefone da biblioteca, (19) 3442 6539.



Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário