quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Atividades gratuitas da Oficina Cultural Carlos Gomes

OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO ABREM INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES DO SEGUNDO SEMESTRE

Veja atividades desenvolvidas pela Oficina Cultural Carlos Gomes, da Secretaria de Estado da Cultura, em Limeira (SP):



São 509 atividades e mais de 18 mil vagas na capital, litoral e interior do Estado, com programação de música, teatro, dança, entre outras atividades

A Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade da Secretaria de Estado da Cultura abre em 8 de agosto as inscrições para as atividades do segundo semestre nas áreas de artes plásticas, cinema, cultura digital, design, gestão cultural, fotografia, literatura, meio ambiente e teatro. A partir de 1º de setembro, serão abertas as inscrições nas cidades parceiras atendidas pelas Oficinas no interior e litoral do Estado.

Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, as Oficinas Culturais, como parte do programa de formação cultural do Governo de São Paulo, oferecem conhecimento de qualidade a agentes culturais e artistas. “Neste semestre, nossa programação terá um enfoque especial para as áreas de capacitação e gestão cultural e para as ações voltadas ao desenvolvimento do potencial artístico e criativo da capital e do interior”.

Entre as inúmeras atividades, destacam-se a oficina de Empreendedorismo Cultural: Concepção, Planejamento e Formatação de Projetos, com coordenação da organização social Horizontes, por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo (CADE), o workshop e palestra com o tema Economia Criativa e Cidades Criativas, sob a coordenação da economista Ana Carla Fonseca e o Workshop “Formatação de projetos para Leis de Incentivo a Cultura” com André Fonseca.

Todas as atividades são gratuitas e as vagas limitadas. Não perca tempo, inscreva-se!

Local:

Oficina Cultural Carlos Gomes

Rua Senador Vergueiro, nº 122 (1º Piso) – Centro – Limeira/SP (antiga Escola Einstein)

Horário:

De segunda à sexta-feira, das 10h às 20h.

Informações:

19 3442.9857 | 3495.1028 | carlosgomes@oficinasculturais.org.br | www.oficinasculturais.org.br

Parceria: FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Limeira.

CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO

ARTES PLÁSTICAS

PALESTRA “AS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS – REFLEXÕES”

Coordenação: Milene Chiovatto.

12/11 – sábado – 13h às 17h.

Público: artistas plásticos e de áreas afins, a partir dos 18 anos.

Inscrições: 08/08 a 11/11.

20 vagas.

Discussão sobre a produção visual das artes contemporâneas. Por meio de dinâmicas que envolvem objetos do cotidiano, análise e leitura de imagens, reflexões sobre conceitos de arte e estética e apresentação conceitual de subsídios sobre o tema, a atividade proporá a construção de possíveis definições para a arte de hoje.

Milene Chiovatto é graduada em Artes Visuais pela Universidade Mackenzie e mestre em Ciências da Comunicação/Sociologia da Arte pela ECA/USP. Cursou Arte-Educação na Armstrong Atlantic State University (Georgia, Estados Unidos). Atualmente coordena o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.

CINEMA

OFICINA “O ROTEIRISTA CINEMATOGRÁFICO E AUDIOVISUAL”

Coordenação: Fernando Biscalchin.

19/09 a 07/11 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30.

Público: interessados que trabalhem na área audiovisual (cinema, televisão, vídeo ou internet) ou tenham uma produção de textos ficcionais.

Inscrições: 08/08 a 09/09.

Seleção: entrevista (12/09 – 18h30).

15 vagas.

Por meio do exercício das técnicas mundialmente utilizadas na construção de roteiros, a oficina tem por finalidade apurar o olhar para a observação do mundo que nos cerca, utilizando-o como matriz fundamental na criação de narrativas para o cinema e outros produtos audiovisuais.

Fernando Biscalchin é graduado em Rádio e TV pela UNESP, com mestrado sobre roteiro cinematográfico pela Faculdade Cásper Libero e especialização em direção pela New York Film Academy. É produtor de filmes publicitários, vídeos institucionais, clipes musicais e documentários.

DESIGN

WORKSHOP DE DESIGN GRÁFICO: ARTE, CULTURA E CRIAÇÃO DE CARTAZES

Coordenação: Paulo Moretto.

19 e 26/11 – sábados – 13h às 18h.

Público: interessados em artes visuais, artes gráficas, design gráfico, comunicação e áreas afins, a partir de 16 anos.

Inscrições: 08/08 a 09/11.

Seleção: carta de interesse no ato da inscrição e portfólio digital, a ser entregue até 09/11.

20 vagas.

O workshop é voltado ao enriquecimento do repertório conceitual dos participantes, por meio de discussões sobre a evolução do cartaz longo da história das Artes Gráficas e de exercícios de criação de cartazes experimentais.

Paulo Moretto é arquiteto e designer gráfico, mestre pela FAU-USP. Como curador, esteve à frente da exposição “A Cultura do Cartaz” (Instituto Tomie Ohtake, 2008) e da 9ª Bienal de Design Gráfico da ADG (2009). Seus trabalhos foram expostos em importantes mostras internacionais de cartazes na França, Polônia, República Tcheca e Suíça.

GESTÃO CULTURAL

WORKSHOP “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”

Coordenação: Ana Carla Fonseca.

18/08 – quinta-feira - 10h às 13h e 14h às 17h.

Público: gestores, produtores culturais e artistas.

Inscrições até 17/08.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

40 vagas.

Esta atividade se propõe a: promover o entendimento do significado de economia criativa e cidades criativas, capacitando os participantes a dialogar com instituições públicas e privadas; provocar uma reflexão acerca de como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade e polo cultural; motivar o desenvolvimento de uma política local articulada. Os participantes farão uma lição de casa que será objeto de análise numa segunda fase.

Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP. É assessora em Economia Criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD).

PALESTRA “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”

Palestrante: Ana Carla Fonseca.

18/08 – quinta-feira - 18h30 às 20h.

Público: gestores, produtores culturais, artistas e interessados no tema.

Inscrições até 18/08.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

50 vagas.

A palestra abordará os seguintes temas: conceito e importância de indústria criativa e economia criativa; cultura, economia e desenvolvimento como eixos entrelaçados; princípios básicos de governança, parceria e empreendedorismo; cidades criativas; estatísticas e casos nacionais e internacionais.

Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP; assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD).

WORKSHOP “FORMATAÇÃO DE PROJETO PARA LEIS DE INCENTIVO À CULTURA”

Coordenação: André Fonseca.

5 e 6/11 – sábado e domingo – 14h às 18h.

Público: gestores, produtores culturais e artistas, a partir de 16 anos.

Inscrições: 08/08 a 28/10.

Seleção: questionário.

20 vagas.

O workshop tem como objetivo capacitar os participantes a inscrever projetos na Lei Rouanet e no ProAC/ICMS, mostrando o funcionamento e as especificidades de cada uma e a forma correta de preenchimento dos formulários.

André Fonseca, formado em Marketing, é diretor da Projecta, empresa especializada em gestão cultural. Foi diretor de programação e coprodutor do festival de cinema Mix Brasil, consultor associado da Pensarte (consultoria para empresas patrocinadoras de cultura), gerente de comunicação e marketing da Brant Associados (consultoria em negócios culturais sustentáveis) e subeditor e jornalista cultural do site Cultura e Mercado.

OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL: CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS

Coordenação: Horizontes / CADE - Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo.

08 e 09/12 - quinta e sexta-feira – 9h às 12h e 13h às 18h.

Público: gestores e produtores culturais.

Inscrições: 24/10 a 07/12.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

30 vagas.

Esta oficina de capacitação na área do empreendedorismo cultural tem como objetivos: apresentar informações atualizadas acerca do mercado cultural; orientar a elaboração e a redação de projetos culturais; identificar as possibilidades de financiamento para projetos na área da Cultura; fornecer subsídios para que os participantes possam atuar como gestores e produtores de cultura dentro do conceito de economia criativa. Após o final da oficina, os participantes continuarão acompanhados pelos técnicos do CADE por meio das redes sociais, Skype, e-mail ou telefone.

Horizontes é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. O CADE, um dos programas da Horizontes, tem suas bases voltadas para a difusão do conhecimento e capacitação técnica na área de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo na economia criativa.

FOTOGRAFIA

OFICINA “SAÍDAS MONITORADAS E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA”

Coordenação: Nelson Shiraga.

23/08 a 17/09 – terças-feiras – 18h30 às 21h30 / sábados – 14h às 17h.

Público: interessados que possuam câmera digital e tenham conhecimento básico em informática, a partir de 16 anos.

Inscrições: 08 a 18/08.

Seleção: questionário.

20 vagas.

A oficina terá como eixo a prática de campo, valendo-se das saídas monitoradas para a aplicação de técnicas de fotometria e para o exercício da composição visual. Em sala de aula, haverá a análise do material produzido e serão apresentadas as técnicas digitais de correção e tratamento da imagem pós-captura.

Nelson Shiraga é fotógrafo profissional e presta consultoria na área para estúdios e empresas. Criador do FotoClube de Limeira, que reúne um grupo de mais de 200 fotógrafos amadores e profissionais da cidade.

OFICINA “FOTOGRAFIA CONCEITUAL - CULTURA VISUAL NA CONSTRUÇÃO DO OLHAR”

Coordenação: Rogério Entringer.

14/09 a 7/12 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30.

Público: interessados em fotografia e com conhecimento na linguagem, a partir de 16 anos.

Inscrições: 08/08 a 08/09.

Seleção: carta de interesse no ato da inscrição e portfólio digital, a ser entregue até 08/09.

15 vagas.

O propósito dessa oficina é contribuir para a construção de um olhar em que a fotografia não desempenhe apenas um mero papel documental, mas que expresse uma determinada ideia, social, política, econômica e/ou cultural, para que outras ideias possam nascer das relações de contemplação do espectador com a imagem.

Rogério Entringer é professor de Artes Plásticas e Fotografia, graduado em História pela Unesp de Assis e pós-graduado em História da Arte e da Arquitetura pela PUC-RJ. Foi aluno especial do Programa de Mestrado e Doutorado do Instituto de Artes e Multimeios da Unicamp. Tem fotografias premiadas nas cidades de Araras e Piracicaba.

LITERATURA / CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

OFICINA “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NO MUNDO GLOBALIZADO”

Coordenação: Viviane Coentro.

10/09 a 29/10 – sábados – 14h às 18h.

Público: educadores, bibliotecários, profissionais da saúde, atores e demais interessados, a partir de 16 anos.

Inscrições: 08/08 a 02/09.

Seleção: carta de interesse (prazo de entrega: até 02/09).

15 vagas.

Aliado aos estudos de diferentes tipos de contos e às dinâmicas para aprimorar a expressão verbal e corporal, esta oficina propõe um trabalho em que os valores humanísticos tomem parte essencial na formação dos contadores de histórias.

Viviane Coentro é contadora de histórias e fonoaudióloga, com mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Integrante do Grupo Manauê - Contadores de Histórias, pesquisa a voz e o corpo como instrumentos de expressão do contador.

TEATRO

OFICINA DE TEATRO “PERSONAGEM – UM ESTUDO DE CASO”

Coordenação: Alex Caetano.

01/10 a 12/11 – sábados – 13h às 17h.

Público: atores e atrizes a partir de 18 anos.

Inscrições: 08/08 a 23/09.

Seleção: aula-teste (24/09 – 13h).

20 vagas.

A oficina abordará a construção e manutenção da personagem por meio de exercícios e procedimentos técnicos ligados à pesquisa e sistematização desenvolvidas pelo ator e diretor russo Constantin Stanislavski.

Alexandre Caetano é mestre em Teatro pela Unicamp. Como ator do grupo Boa Companhia desde sua fundação, tem participado dos principais festivais do Brasil e do exterior. É fundador do Núcleo Ibaque de Criação Artística, de Limeira, e professor coordenador do curso de teatro da Faculdade de Comunicação e Artes do CEUNSP, em Salto.

OFICINA DE TEATRO “A POÉTICA DO GROTESCO - CORPOS E OBJETOS NA CENA CONTEMPORÂNEA”

Coordenação: Antonio Apolinário.

6/10 a 24/11 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.

Público: interessados em teatro, a partir de 16 anos.

Inscrições: 08/08 a 5/10.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

20 vagas.

O projeto promoverá a criação de cenas curtas de textos dos autores relacionados ao Teatro do Absurdo, por meio do intercâmbio entre as técnicas teatrais de improvisação, leitura, voz, corpo e experimentação com objetos cênicos.

Antonio Apolinário é licenciado em Artes Cênicas e bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pesquisa de direção de ator, figurino, maquiagem e direção de arte em espetáculos teatrais. Trabalha atualmente como diretor e ator na Cia. São Genésio, de Campinas.

ATIVIDADES EXTERNAS

ARTES PLÁSTICAS

PALESTRA “ARTE E SEUS MEIOS - TRADIÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE?”

Coordenação: Claudio Cretti e Fernanda Lopes.

15/10 – sábado – 15h às 17h.

Público: artistas em formação e interessados em arte contemporânea, a partir de 16 anos.

Inscrições: 08/08 a 14/10.

30 vagas.

Local: Centro de Formação do Professor (Antiga Hípica) - Parque da Cidade, s/n°.

Com o propósito de ampliar a compreensão dos diversos aspectos envolvidos na produção, na difusão e na recepção da arte contemporânea, uma crítica e pesquisadora de arte e um artista e professor dividem a mesa para expor seus pontos de vista e mostrar intersecções entre o pensar e o produzir arte como forma de conhecimento. A atividade faz parte da programação do 25º SLAC - Salão Limeirense de Arte Contemporânea.

Cláudio Cretti é formado em Artes Plásticas e em Desenho e Comunicação. Realizou diversas individuais em importantes espaços expositivos no Brasil e tem obras nos acervos do MAM de São Paulo e da Pinacoteca do Estado.

Fernanda Lopes é graduada em Jornalismo pela PUC-RJ e mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Pesquisadora e crítica de arte, é colaboradora de revistas como Bravo!, Elle e Dasartes. Curadora responsável pela sala especial em homenagem ao Grupo Rex na última Bienal de São Paulo.

PALESTRA “PRÁTICAS DA APROPRIAÇÃO, DA COLAGEM E DA CITAÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA”

Coordenação: Juliana Monachesi.

29/10 – sábado – 15h às 17h.

Público: artistas e público em geral com interesse por artes visuais.

Inscrições: 08/08 a 28/10.

30 vagas.

Local: Centro de Formação do Professor (Antiga Hípica) - Parque da Cidade, s/n°.

Palestra sobre as práticas da apropriação, da colagem e da citação na arte contemporânea, tomando como base recentes exposições no Brasil e nos Estados Unidos que reuniram artistas que atualizam estas invenções da arte moderna. A atividade faz parte da programação do 25º SLAC - Salão Limeirense de Arte Contemporânea.

Juliana Monachesi é crítica e curadora de exposições. Formada em Jornalismo, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atuou durante dez anos como repórter de artes e redatora dos cadernos Ilustrada e Mais!, da Folha de S.Paulo.

CULTURA DIGITAL

OFICINA “TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO DIGITAL E INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO DIGITAL”

Coordenação: Tomas Guner Sniker.

03/09 a 29/10 – sábados – 14h às 18h.

Público: estudantes universitários de design gráfico, design de produto, artes visuais e publicidade e propaganda.

Inscrições: 08/08 a 02/09.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

15 vagas.

Local: FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira – Avenida Engenheiro Antônio Eugênio Lucatto, 2515 - Vila Camargo.

A atividade apresentará os softwares específicos e as técnicas básicas de ilustração e animação digitais, propondo a elaboração, como produto final, de uma vinheta 2D para o Teatro Municipal de Limeira.

Tomas Guner Sniker é formado em Desenho Industrial pela Unesp, com mestrado em Artes Visuais pela ECA-USP. Coordenador do curso de Design da FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira.

DESIGN

CICLO DE ESTUDOS “A IMPORTÂNCIA DA COR NA COMUNICAÇÃO E NA IDENTIDADE VISUAL”

Coordenação: Thalu Ribeiro.

20 e 22/10 – quinta-feira – 19h15 às 21h15 / sábado – 14h às 16h.

Público: estudantes de artes, publicidade, arquitetura, design gráfico e profissionais de áreas afins.

Inscrições: 08/08 a 19/10.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

50 vagas.

Local: FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira – Avenida Engenheiro Antônio Eugênio Lucatto, 2515 - Vila Camargo.

Dividido em duas palestras — “A Importância da Cor nas Embalagens” e “A Cor como Informação e Mídia” —, o ciclo apresenta um estudo das cores, de aspectos físicos a simbólicos, e traz à discussão o uso dessa teoria pelas indústrias e meios de comunicação de massa.

Thalu Ribeiro é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos e pela Escola Panamericana de Arte. Estudiosa da cor, atua nas áreas da educação, design gráfico e digital, ilustração, planejamento urbano e arquitetura.

MEIO AMBIENTE

WORKSHOP “MEU AMBIENTE & O PLANETA’”

Coordenação: Cléo Toledo.

22 e 23/08 – segunda e terça-feira – 9h às 12h e 14h às 17h.

Público: educadores, agentes sociais e integrantes de instituições públicas e organizações não governamentais.

Inscrições: 08 a 19/08.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

30 vagas.

Local: Centro de Formação do Professor (Antiga Hípica) – Parque da Cidade, s/n°.

O workshop tem objetivo de capacitar professores e demais agentes multiplicadores a tratar a questão ambiental por meio da arte-educação, utilizando recursos plásticos, poéticos, cênicos e audiovisuais.

Cléo Toledo é artista plástica graduada pela FAAP, atriz e escritora. Especialista na implantação e coordenação de projetos relacionados à cidadania e ao meio ambiente. Desenvolveu projetos para, entre outros órgãos, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto Geológico, Fundação Florestal e CETESB.

TEATRO

PALESTRAS “TEATRO PARA EDUCADORES - PROCESSO COMUNICATIVO POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL”

Coordenação: Valéria Espinhara.

Público: professores, arte-educadores, atores, agentes culturais e comunitários.

Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).

20 vagas por palestra.

22/08 – segunda-feira – 19h às 21h.

Inscrições: 08 a 19/08.

Local: Faculdades Integradas Einstein de Limeira – Rua Santana, 33 – Vila Queiroz.

24/08 – quarta-feira – 8h às 10h.

Inscrições: 08 a 23/08.

Local: APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira – Avenida Antônio de Andrea, 364 - Parque Nossa Senhora das Dores.

A palestra tem o objetivo de demonstrar como a linguagem teatral pode ser utilizada, de forma eficiente, no desenvolvimento de aulas criativas e estimulantes para o processo educacional de crianças, adolescentes e adultos.

Valéria Espinhara é atriz, aderecista e arte-educadora. Foi coordenadora técnica do Teatro Municipal de Limeira e atualmente é graduanda em Educação Física e professora de teatro no CAMPL - Centro de Aprendizagem Metódico e Prático de Limeira.

WORKSHOP DE PALHAÇO/CLOWN

Coordenação: Ana Wuo.

30/09 – sexta-feira – 14h às 18h e 2/10 - domingo - 9h às 13h e 14h às 18h.

Público: atores, palhaços e outros profissionais da área teatral.

Inscrições: 08/08 a 23/09.

Seleção: carta de interesse (prazo de entrega: até 23/09).

20 vagas.

Local: Espaço Oficina / Cirurgiões da Alegria – Rua Manoel Toledo Arruda, 276 – Nova Europa

Trabalho sobre as técnicas cênicas do clown (palhaço teatral), tanto voltadas para o espetáculo como para uso em outros contextos, propiciando a descoberta de elementos da corporeidade cômica por meio do estímulo ao processo de criação próprio de cada participante.

Ana Wuo é diretora teatral, atriz e clown. Pós-graduada em Estudos do Lazer e em Pedagogia do Movimento/Corporeidade, atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Ministra cursos de técnicas teatrais e vivências de clown no contexto educacional e hospitalar no Brasil e exterior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário