OFICINAS CULTURAIS DO ESTADO ABREM INSCRIÇÕES PARA AS ATIVIDADES DO SEGUNDO SEMESTRE
Veja atividades desenvolvidas pela Oficina Cultural Carlos Gomes, da Secretaria de Estado da Cultura, em Limeira (SP):
São 509 atividades e mais de 18 mil vagas na capital, litoral e interior do Estado, com programação de música, teatro, dança, entre outras atividades
A Oficina Cultural Carlos Gomes, unidade da Secretaria de Estado da Cultura abre em 8 de agosto as inscrições para as atividades do segundo semestre nas áreas de artes plásticas, cinema, cultura digital, design, gestão cultural, fotografia, literatura, meio ambiente e teatro. A partir de 1º de setembro, serão abertas as inscrições nas cidades parceiras atendidas pelas Oficinas no interior e litoral do Estado.
Para o Secretário de Estado da Cultura, Andrea Matarazzo, as Oficinas Culturais, como parte do programa de formação cultural do Governo de São Paulo, oferecem conhecimento de qualidade a agentes culturais e artistas. “Neste semestre, nossa programação terá um enfoque especial para as áreas de capacitação e gestão cultural e para as ações voltadas ao desenvolvimento do potencial artístico e criativo da capital e do interior”.
Entre as inúmeras atividades, destacam-se a oficina de Empreendedorismo Cultural: Concepção, Planejamento e Formatação de Projetos, com coordenação da organização social Horizontes, por meio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo (CADE), o workshop e palestra com o tema Economia Criativa e Cidades Criativas, sob a coordenação da economista Ana Carla Fonseca e o Workshop “Formatação de projetos para Leis de Incentivo a Cultura” com André Fonseca.
Todas as atividades são gratuitas e as vagas limitadas. Não perca tempo, inscreva-se!
Local:
Oficina Cultural Carlos Gomes
Rua Senador Vergueiro, nº 122 (1º Piso) – Centro – Limeira/SP (antiga Escola Einstein)
Horário:
De segunda à sexta-feira, das 10h às 20h.
Informações:
19 3442.9857 | 3495.1028 | carlosgomes@oficinasculturais.org.br | www.oficinasculturais.org.br
Parceria: FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira, Secretaria Municipal de Cultura e Prefeitura Municipal de Limeira.
CONFIRA NOSSA PROGRAMAÇÃO
ARTES PLÁSTICAS
PALESTRA “AS ARTES VISUAIS CONTEMPORÂNEAS – REFLEXÕES”
Coordenação: Milene Chiovatto.
12/11 – sábado – 13h às 17h.
Público: artistas plásticos e de áreas afins, a partir dos 18 anos.
Inscrições: 08/08 a 11/11.
20 vagas.
Discussão sobre a produção visual das artes contemporâneas. Por meio de dinâmicas que envolvem objetos do cotidiano, análise e leitura de imagens, reflexões sobre conceitos de arte e estética e apresentação conceitual de subsídios sobre o tema, a atividade proporá a construção de possíveis definições para a arte de hoje.
Milene Chiovatto é graduada em Artes Visuais pela Universidade Mackenzie e mestre em Ciências da Comunicação/Sociologia da Arte pela ECA/USP. Cursou Arte-Educação na Armstrong Atlantic State University (Georgia, Estados Unidos). Atualmente coordena o Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca do Estado de São Paulo.
CINEMA
OFICINA “O ROTEIRISTA CINEMATOGRÁFICO E AUDIOVISUAL”
Coordenação: Fernando Biscalchin.
19/09 a 07/11 – segundas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados que trabalhem na área audiovisual (cinema, televisão, vídeo ou internet) ou tenham uma produção de textos ficcionais.
Inscrições: 08/08 a 09/09.
Seleção: entrevista (12/09 – 18h30).
15 vagas.
Por meio do exercício das técnicas mundialmente utilizadas na construção de roteiros, a oficina tem por finalidade apurar o olhar para a observação do mundo que nos cerca, utilizando-o como matriz fundamental na criação de narrativas para o cinema e outros produtos audiovisuais.
Fernando Biscalchin é graduado em Rádio e TV pela UNESP, com mestrado sobre roteiro cinematográfico pela Faculdade Cásper Libero e especialização em direção pela New York Film Academy. É produtor de filmes publicitários, vídeos institucionais, clipes musicais e documentários.
DESIGN
WORKSHOP DE DESIGN GRÁFICO: ARTE, CULTURA E CRIAÇÃO DE CARTAZES
Coordenação: Paulo Moretto.
19 e 26/11 – sábados – 13h às 18h.
Público: interessados em artes visuais, artes gráficas, design gráfico, comunicação e áreas afins, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08/08 a 09/11.
Seleção: carta de interesse no ato da inscrição e portfólio digital, a ser entregue até 09/11.
20 vagas.
O workshop é voltado ao enriquecimento do repertório conceitual dos participantes, por meio de discussões sobre a evolução do cartaz longo da história das Artes Gráficas e de exercícios de criação de cartazes experimentais.
Paulo Moretto é arquiteto e designer gráfico, mestre pela FAU-USP. Como curador, esteve à frente da exposição “A Cultura do Cartaz” (Instituto Tomie Ohtake, 2008) e da 9ª Bienal de Design Gráfico da ADG (2009). Seus trabalhos foram expostos em importantes mostras internacionais de cartazes na França, Polônia, República Tcheca e Suíça.
GESTÃO CULTURAL
WORKSHOP “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”
Coordenação: Ana Carla Fonseca.
18/08 – quinta-feira - 10h às 13h e 14h às 17h.
Público: gestores, produtores culturais e artistas.
Inscrições até 17/08.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
40 vagas.
Esta atividade se propõe a: promover o entendimento do significado de economia criativa e cidades criativas, capacitando os participantes a dialogar com instituições públicas e privadas; provocar uma reflexão acerca de como essas duas abordagens podem contribuir para o desenvolvimento cultural, social e econômico de cada cidade e polo cultural; motivar o desenvolvimento de uma política local articulada. Os participantes farão uma lição de casa que será objeto de análise numa segunda fase.
Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo, economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP. É assessora em Economia Criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD).
PALESTRA “ECONOMIA CRIATIVA E CIDADES CRIATIVAS”
Palestrante: Ana Carla Fonseca.
18/08 – quinta-feira - 18h30 às 20h.
Público: gestores, produtores culturais, artistas e interessados no tema.
Inscrições até 18/08.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
50 vagas.
A palestra abordará os seguintes temas: conceito e importância de indústria criativa e economia criativa; cultura, economia e desenvolvimento como eixos entrelaçados; princípios básicos de governança, parceria e empreendedorismo; cidades criativas; estatísticas e casos nacionais e internacionais.
Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getulio Vargas de São Paulo. Economista, mestre em Administração e doutora em Urbanismo pela USP; assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD).
WORKSHOP “FORMATAÇÃO DE PROJETO PARA LEIS DE INCENTIVO À CULTURA”
Coordenação: André Fonseca.
5 e 6/11 – sábado e domingo – 14h às 18h.
Público: gestores, produtores culturais e artistas, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08/08 a 28/10.
Seleção: questionário.
20 vagas.
O workshop tem como objetivo capacitar os participantes a inscrever projetos na Lei Rouanet e no ProAC/ICMS, mostrando o funcionamento e as especificidades de cada uma e a forma correta de preenchimento dos formulários.
André Fonseca, formado em Marketing, é diretor da Projecta, empresa especializada em gestão cultural. Foi diretor de programação e coprodutor do festival de cinema Mix Brasil, consultor associado da Pensarte (consultoria para empresas patrocinadoras de cultura), gerente de comunicação e marketing da Brant Associados (consultoria em negócios culturais sustentáveis) e subeditor e jornalista cultural do site Cultura e Mercado.
OFICINA DE EMPREENDEDORISMO CULTURAL: CONCEPÇÃO, PLANEJAMENTO E FORMATAÇÃO DE PROJETOS
Coordenação: Horizontes / CADE - Centro de Apoio ao Desenvolvimento e ao Empreendedorismo.
08 e 09/12 - quinta e sexta-feira – 9h às 12h e 13h às 18h.
Público: gestores e produtores culturais.
Inscrições: 24/10 a 07/12.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.
Esta oficina de capacitação na área do empreendedorismo cultural tem como objetivos: apresentar informações atualizadas acerca do mercado cultural; orientar a elaboração e a redação de projetos culturais; identificar as possibilidades de financiamento para projetos na área da Cultura; fornecer subsídios para que os participantes possam atuar como gestores e produtores de cultura dentro do conceito de economia criativa. Após o final da oficina, os participantes continuarão acompanhados pelos técnicos do CADE por meio das redes sociais, Skype, e-mail ou telefone.
Horizontes é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), cuja missão é promover a sustentabilidade, a cidadania, a inclusão social e a geração de trabalho e renda por meio da educação. O CADE, um dos programas da Horizontes, tem suas bases voltadas para a difusão do conhecimento e capacitação técnica na área de elaboração de projetos culturais e empreendedorismo na economia criativa.
FOTOGRAFIA
OFICINA “SAÍDAS MONITORADAS E COMPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA”
Coordenação: Nelson Shiraga.
23/08 a 17/09 – terças-feiras – 18h30 às 21h30 / sábados – 14h às 17h.
Público: interessados que possuam câmera digital e tenham conhecimento básico em informática, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08 a 18/08.
Seleção: questionário.
20 vagas.
A oficina terá como eixo a prática de campo, valendo-se das saídas monitoradas para a aplicação de técnicas de fotometria e para o exercício da composição visual. Em sala de aula, haverá a análise do material produzido e serão apresentadas as técnicas digitais de correção e tratamento da imagem pós-captura.
Nelson Shiraga é fotógrafo profissional e presta consultoria na área para estúdios e empresas. Criador do FotoClube de Limeira, que reúne um grupo de mais de 200 fotógrafos amadores e profissionais da cidade.
OFICINA “FOTOGRAFIA CONCEITUAL - CULTURA VISUAL NA CONSTRUÇÃO DO OLHAR”
Coordenação: Rogério Entringer.
14/09 a 7/12 – quartas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados em fotografia e com conhecimento na linguagem, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08/08 a 08/09.
Seleção: carta de interesse no ato da inscrição e portfólio digital, a ser entregue até 08/09.
15 vagas.
O propósito dessa oficina é contribuir para a construção de um olhar em que a fotografia não desempenhe apenas um mero papel documental, mas que expresse uma determinada ideia, social, política, econômica e/ou cultural, para que outras ideias possam nascer das relações de contemplação do espectador com a imagem.
Rogério Entringer é professor de Artes Plásticas e Fotografia, graduado em História pela Unesp de Assis e pós-graduado em História da Arte e da Arquitetura pela PUC-RJ. Foi aluno especial do Programa de Mestrado e Doutorado do Instituto de Artes e Multimeios da Unicamp. Tem fotografias premiadas nas cidades de Araras e Piracicaba.
LITERATURA / CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
OFICINA “A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS NO MUNDO GLOBALIZADO”
Coordenação: Viviane Coentro.
10/09 a 29/10 – sábados – 14h às 18h.
Público: educadores, bibliotecários, profissionais da saúde, atores e demais interessados, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08/08 a 02/09.
Seleção: carta de interesse (prazo de entrega: até 02/09).
15 vagas.
Aliado aos estudos de diferentes tipos de contos e às dinâmicas para aprimorar a expressão verbal e corporal, esta oficina propõe um trabalho em que os valores humanísticos tomem parte essencial na formação dos contadores de histórias.
Viviane Coentro é contadora de histórias e fonoaudióloga, com mestrado em Linguística Aplicada pela Unicamp. Integrante do Grupo Manauê - Contadores de Histórias, pesquisa a voz e o corpo como instrumentos de expressão do contador.
TEATRO
OFICINA DE TEATRO “PERSONAGEM – UM ESTUDO DE CASO”
Coordenação: Alex Caetano.
01/10 a 12/11 – sábados – 13h às 17h.
Público: atores e atrizes a partir de 18 anos.
Inscrições: 08/08 a 23/09.
Seleção: aula-teste (24/09 – 13h).
20 vagas.
A oficina abordará a construção e manutenção da personagem por meio de exercícios e procedimentos técnicos ligados à pesquisa e sistematização desenvolvidas pelo ator e diretor russo Constantin Stanislavski.
Alexandre Caetano é mestre em Teatro pela Unicamp. Como ator do grupo Boa Companhia desde sua fundação, tem participado dos principais festivais do Brasil e do exterior. É fundador do Núcleo Ibaque de Criação Artística, de Limeira, e professor coordenador do curso de teatro da Faculdade de Comunicação e Artes do CEUNSP, em Salto.
OFICINA DE TEATRO “A POÉTICA DO GROTESCO - CORPOS E OBJETOS NA CENA CONTEMPORÂNEA”
Coordenação: Antonio Apolinário.
6/10 a 24/11 – quintas-feiras – 18h30 às 21h30.
Público: interessados em teatro, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08/08 a 5/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas.
O projeto promoverá a criação de cenas curtas de textos dos autores relacionados ao Teatro do Absurdo, por meio do intercâmbio entre as técnicas teatrais de improvisação, leitura, voz, corpo e experimentação com objetos cênicos.
Antonio Apolinário é licenciado em Artes Cênicas e bacharel em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto. Desenvolve pesquisa de direção de ator, figurino, maquiagem e direção de arte em espetáculos teatrais. Trabalha atualmente como diretor e ator na Cia. São Genésio, de Campinas.
ATIVIDADES EXTERNAS
ARTES PLÁSTICAS
PALESTRA “ARTE E SEUS MEIOS - TRADIÇÃO NA CONTEMPORANEIDADE?”
Coordenação: Claudio Cretti e Fernanda Lopes.
15/10 – sábado – 15h às 17h.
Público: artistas em formação e interessados em arte contemporânea, a partir de 16 anos.
Inscrições: 08/08 a 14/10.
30 vagas.
Local: Centro de Formação do Professor (Antiga Hípica) - Parque da Cidade, s/n°.
Com o propósito de ampliar a compreensão dos diversos aspectos envolvidos na produção, na difusão e na recepção da arte contemporânea, uma crítica e pesquisadora de arte e um artista e professor dividem a mesa para expor seus pontos de vista e mostrar intersecções entre o pensar e o produzir arte como forma de conhecimento. A atividade faz parte da programação do 25º SLAC - Salão Limeirense de Arte Contemporânea.
Cláudio Cretti é formado em Artes Plásticas e em Desenho e Comunicação. Realizou diversas individuais em importantes espaços expositivos no Brasil e tem obras nos acervos do MAM de São Paulo e da Pinacoteca do Estado.
Fernanda Lopes é graduada em Jornalismo pela PUC-RJ e mestre em Artes Visuais pela UFRJ. Pesquisadora e crítica de arte, é colaboradora de revistas como Bravo!, Elle e Dasartes. Curadora responsável pela sala especial em homenagem ao Grupo Rex na última Bienal de São Paulo.
PALESTRA “PRÁTICAS DA APROPRIAÇÃO, DA COLAGEM E DA CITAÇÃO NA ARTE CONTEMPORÂNEA”
Coordenação: Juliana Monachesi.
29/10 – sábado – 15h às 17h.
Público: artistas e público em geral com interesse por artes visuais.
Inscrições: 08/08 a 28/10.
30 vagas.
Local: Centro de Formação do Professor (Antiga Hípica) - Parque da Cidade, s/n°.
Palestra sobre as práticas da apropriação, da colagem e da citação na arte contemporânea, tomando como base recentes exposições no Brasil e nos Estados Unidos que reuniram artistas que atualizam estas invenções da arte moderna. A atividade faz parte da programação do 25º SLAC - Salão Limeirense de Arte Contemporânea.
Juliana Monachesi é crítica e curadora de exposições. Formada em Jornalismo, com mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, atuou durante dez anos como repórter de artes e redatora dos cadernos Ilustrada e Mais!, da Folha de S.Paulo.
CULTURA DIGITAL
OFICINA “TÉCNICAS DE ILUSTRAÇÃO DIGITAL E INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO DIGITAL”
Coordenação: Tomas Guner Sniker.
03/09 a 29/10 – sábados – 14h às 18h.
Público: estudantes universitários de design gráfico, design de produto, artes visuais e publicidade e propaganda.
Inscrições: 08/08 a 02/09.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
15 vagas.
Local: FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira – Avenida Engenheiro Antônio Eugênio Lucatto, 2515 - Vila Camargo.
A atividade apresentará os softwares específicos e as técnicas básicas de ilustração e animação digitais, propondo a elaboração, como produto final, de uma vinheta 2D para o Teatro Municipal de Limeira.
Tomas Guner Sniker é formado em Desenho Industrial pela Unesp, com mestrado em Artes Visuais pela ECA-USP. Coordenador do curso de Design da FAAL – Faculdade de Administração e Artes de Limeira.
DESIGN
CICLO DE ESTUDOS “A IMPORTÂNCIA DA COR NA COMUNICAÇÃO E NA IDENTIDADE VISUAL”
Coordenação: Thalu Ribeiro.
20 e 22/10 – quinta-feira – 19h15 às 21h15 / sábado – 14h às 16h.
Público: estudantes de artes, publicidade, arquitetura, design gráfico e profissionais de áreas afins.
Inscrições: 08/08 a 19/10.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
50 vagas.
Local: FAAL - Faculdade de Administração e Artes de Limeira – Avenida Engenheiro Antônio Eugênio Lucatto, 2515 - Vila Camargo.
Dividido em duas palestras — “A Importância da Cor nas Embalagens” e “A Cor como Informação e Mídia” —, o ciclo apresenta um estudo das cores, de aspectos físicos a simbólicos, e traz à discussão o uso dessa teoria pelas indústrias e meios de comunicação de massa.
Thalu Ribeiro é formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos e pela Escola Panamericana de Arte. Estudiosa da cor, atua nas áreas da educação, design gráfico e digital, ilustração, planejamento urbano e arquitetura.
MEIO AMBIENTE
WORKSHOP “MEU AMBIENTE & O PLANETA’”
Coordenação: Cléo Toledo.
22 e 23/08 – segunda e terça-feira – 9h às 12h e 14h às 17h.
Público: educadores, agentes sociais e integrantes de instituições públicas e organizações não governamentais.
Inscrições: 08 a 19/08.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
30 vagas.
Local: Centro de Formação do Professor (Antiga Hípica) – Parque da Cidade, s/n°.
O workshop tem objetivo de capacitar professores e demais agentes multiplicadores a tratar a questão ambiental por meio da arte-educação, utilizando recursos plásticos, poéticos, cênicos e audiovisuais.
Cléo Toledo é artista plástica graduada pela FAAP, atriz e escritora. Especialista na implantação e coordenação de projetos relacionados à cidadania e ao meio ambiente. Desenvolveu projetos para, entre outros órgãos, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, Instituto Geológico, Fundação Florestal e CETESB.
TEATRO
PALESTRAS “TEATRO PARA EDUCADORES - PROCESSO COMUNICATIVO POR MEIO DA LINGUAGEM TEATRAL”
Coordenação: Valéria Espinhara.
Público: professores, arte-educadores, atores, agentes culturais e comunitários.
Seleção: ordem de inscrição (primeiros inscritos).
20 vagas por palestra.
22/08 – segunda-feira – 19h às 21h.
Inscrições: 08 a 19/08.
Local: Faculdades Integradas Einstein de Limeira – Rua Santana, 33 – Vila Queiroz.
24/08 – quarta-feira – 8h às 10h.
Inscrições: 08 a 23/08.
Local: APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Limeira – Avenida Antônio de Andrea, 364 - Parque Nossa Senhora das Dores.
A palestra tem o objetivo de demonstrar como a linguagem teatral pode ser utilizada, de forma eficiente, no desenvolvimento de aulas criativas e estimulantes para o processo educacional de crianças, adolescentes e adultos.
Valéria Espinhara é atriz, aderecista e arte-educadora. Foi coordenadora técnica do Teatro Municipal de Limeira e atualmente é graduanda em Educação Física e professora de teatro no CAMPL - Centro de Aprendizagem Metódico e Prático de Limeira.
WORKSHOP DE PALHAÇO/CLOWN
Coordenação: Ana Wuo.
30/09 – sexta-feira – 14h às 18h e 2/10 - domingo - 9h às 13h e 14h às 18h.
Público: atores, palhaços e outros profissionais da área teatral.
Inscrições: 08/08 a 23/09.
Seleção: carta de interesse (prazo de entrega: até 23/09).
20 vagas.
Local: Espaço Oficina / Cirurgiões da Alegria – Rua Manoel Toledo Arruda, 276 – Nova Europa
Trabalho sobre as técnicas cênicas do clown (palhaço teatral), tanto voltadas para o espetáculo como para uso em outros contextos, propiciando a descoberta de elementos da corporeidade cômica por meio do estímulo ao processo de criação próprio de cada participante.
Ana Wuo é diretora teatral, atriz e clown. Pós-graduada em Estudos do Lazer e em Pedagogia do Movimento/Corporeidade, atualmente é pós-doutoranda no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp. Ministra cursos de técnicas teatrais e vivências de clown no contexto educacional e hospitalar no Brasil e exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário