segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Literatura de Cordel abre apresentações de rua dentro do Festival Nacional de Teatro

Haverá, ainda, penúltima apresentação na categoria infantil

Já foram oito espetáculos apresentados ao público limeirense dentro da intensa programação do Festival Nacional de Teatro, que teve início na última quarta, 17, e segue até o próximo domingo, 28. E, nesta terça, 23, será apresentada a primeira montagem da categoria “teatro de rua” e a penúltima dentro da modalidade “infantil”. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes. Até o momento, pelo menos 3,3 mil pessoas já assistiram às apresentações.


Às 15h, no Pavilhão do Feirante, localizado na Avenida Frei João das Mercês, s/nº - Parque Nossa Senhora das Dores -, acontece a apresentação da Cia. Forrobodó e o espetáculo “É Poesia Popular”, destacando a literatura de Cordel, que conta a história de um casal de retirantes que chega à cidade grande buscando uma vida melhor. Sem espaço para trabalhar, devido aos problemas de uma metrópole, o casal viaja pelo Brasil afora, contando e cantando história de seu povo. “A Chegada de Lampião ao Inferno”, de José Pacheco, é o enredo escolhido pelo casal como ponto de partida. A direção é assinada por Aline Alencar e Marcelo de Castro e o espetáculo tem classificação livre, com 50 minutos de duração. O grupo vem de São José do Rio Preto (SP).


"É Poesia Popular" é o primeiro espetáculo de rua. Créditos - Maurício Gouveia


“A Ver Estrelas”, com o Grupo de Teatro Travessia, de Santa Bárbara D´Oeste (SP), é o penúltimo espetáculo infantil que concorre aos prêmios do festival. A apresentação ocorre também na terça, às 20h, no Teatro Vitória e entrada franca. O espetáculo conta a pacata vida de Jonas, eternamente debruçado na janela de seu quarto admirando estrelas, que está prestes a passar por uma grande transformação. Numa noite, a sós com seus pensamentos, ele recebe a visita de quatro marinheiros, num misto de sonho e realidade. Este será o ponto de partida para uma aventura pelo País do Navegar em busca de dias menos monótonos. A direção é de Kelvis Germano, com 60 minutos de duração e classificação livre.


"A Ver Estrelas" é o espetáculo da noite de terça. Créditos - Tito Wagner.


“Um público caloroso e muito especial”

Público tem comparecido em todas as apresentações. Créditos - Evandro Leite.


Até agora, o público participativo do festival está desenhando o sucesso do evento que destaca as produções teatrais. Segundo o secretário da Cultura, José Farid Zaine, trata-se de um público caloroso e muito especial, que entende da necessidade da presença para que a iniciativa cultural seja fortalecida no município.


O sucesso de público deve-se ainda, como explicou o secretário, ao júri estudantil, que é um grupo de estudantes de escolas públicas e particulares, além de pessoas ligadas às instituições culturais de Limeira, que analisa todas as apresentações, dando notas que variam de um a dez, fazendo observações gerais sobre os espetáculos participantes.


“Desde 2005, temos a preocupação de trazer uma agenda diversificada que vise a formação de público, para que as pessoas criem laços com as ações culturais e também para que se quebre aquele tabu de que cultura é elitista. Não é. Temos uma programação que atende a todos os gostos”, confirmou Farid.


O festival também tem incentivado práticas sociais. “Brasil de Cabelos Brancos”, com a Cia. Pompacômica, convidada da organização, se apresentou no Vitória na última sexta, 19, para grupos da Terceira Idade, às 15h. Na sequência, o espetáculo foi até o Asilo João Kühl Filho, na Vila São João, para apresentação especial aos idosos que vivem lá.


A assistente social do asilo, Maria Ivanir Bueno Camargo, adorou a ida do espetáculo até lá. “É uma atividade que integra de forma positiva todos os idosos, confrontando com a ideia do asilo esquecido”.


Sexta-feira, além do “Brasil”, aconteceu a primeira apresentação da categoria adulta: “O Guarani”, com o Circo Teatro Sem Lona, de Maringá (PR). O espetáculo agradou a plateia que aplaudiu calorosamente a apresentação que também arrancou gargalhada do público. Sábado, o grupo prata da casa, Cia. Pêlo de Gato Preto, apresentou “A Bomba Anatômica”, que surpreendeu o corpo de jurados, formado por Graça Berman, Imara Reis e Antonio Ginco. As atrizes Valéria Espinhara e Tatiana Alves, bastante seguras, cativaram o grande público dentro do teatro.


No domingo, Cia. Paulista de Artes, de Jundiaí (SP), trouxe o infantil “Dom Quixote”. As crianças compareceram em peso e se divertiram com o enredo que tem livre adaptação do clássico de Miguel de Cervantes. À noite, “Hay Amor”, com Os Geraldos, de Campinas (SP), trouxe – com humor e emoção – o amor visto pelos mais diferentes ângulos.


A programação completa do festival pode ser conferida no blog da cultura: www.culturalimeira.blogspot.com, no marcador “Festival Nacional de Teatro”. Mais informações no telefone da secretaria, (19) 3451 0502.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário