sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Lazer é a principal busca na Biblioteca; novo espaço é visitado por autoridades

Equipe de comunicação da Secretaria da Cultura passa dois dias no espaço cultural; público elogia atendimento

O ambiente está temporariamente funcionando no centro de Limeira. Localizada na Rua Senador Vergueiro, 845, a biblioteca municipal Professor João de Sousa Ferraz busca ferramentas com o objetivo de que o hábito da leitura seja incentivado, mesmo com a “invasão” da tecnologia. O espaço é mantido pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Contando com 7.966 cadastros, e um público – em média – de 120 pessoas por dia, o atendimento agrada. Pelo menos, todos os usuários abordados no período elogiam o local. Entre os entrevistados, a maioria vai até a biblioteca para o lazer, buscando informações nos jornais e revistas.


“Esse é um fator que chama a atenção, pois mesmo com a internet em alta, as pessoas continuam achando a biblioteca um espaço de lazer. Sorte a nossa”, disse o secretário da Cultura, José Farid Zaine.


“Mas não podemos nos acomodar, o nosso desafio é estimular o acesso à biblioteca”, completou o secretário.


Há, ainda, o acesso por pessoas de diferentes idades. O aposentado José Antônio Rico, 68 anos, por exemplo, vai à biblioteca porque se sente bem, e gosta de ler livros clássicos da literatura brasileira. “Única forma de aprender é lendo. Sinto-me muito bem aqui dentro”.


A estudante Larissa Carla da Silva, 22, estava usando os serviços da biblioteca para o trabalho de conclusão de curso da área de administração. “Primeira vez que venho e estou achando excelente”.


O usuário Fernando Ribeiro dos Santos, 20, explicou que gosta de ler aventura, ficção e romance, indo à biblioteca quase todos os dias. “Eu adoro ler”.


A coordenadora da biblioteca, Lígia Consuelo Araújo, explicou que a maioria dos usuários busca a leitura de livros de romance, autoajuda, espíritas e trabalhos de faculdades, como o TCC e a monografia.


Para o empréstimo de livros, é necessário obter a carteirinha de identificação. As necessidades são: um documento de identificação com foto (RG, CNH, etc) e um comprovante atual de residência. Os menores de 14 anos, que não possuírem RG, podem levar a certidão de nascimento.


O “Acessa São Paulo”, levado à população através de uma parceria do município com o Governo do Estado de São Paulo, também é muito procurado, e oferece internet grátis, com pesquisas escolares, currículos e acesso aos e-mails. O projeto funciona de segunda a sexta-feira, das 8h15 às 13h e das 14h às 16h45, na própria biblioteca.


Para o uso do “Acessa”, é obrigatório cadastro. Para tal, um documento de identificação com foto (RG, CNH, etc) e um comprovante atual de residência são as necessidades. Os menores de 16 anos devem se cadastrar na presença de um responsável e, os que têm menos de 11, só podem utilizar a internet acompanhados do responsável.


Outro projeto existente é o “Telebiblioteca”, idealizado pelo Prefeito Silvio Félix. Nesse caso, idosos e deficientes físicos podem ter o livro que desejam levado até a residência. O procedimento é simples, basta o interessado telefonar para o número 3445 1341 e a equipe da Secretaria da Cultura se mobiliza para que a obra seja encaminhada.


Para esse serviço, não há necessidade de o leitor já ser cadastrado no sistema da biblioteca, pois o cadastro é feito no ato da ligação. A entrega dos livros solicitados pelo “Telebiblioteca” é realizada em até 48h e atende todos os bairros do município.


Visita às obras

Félix, acompanhado pelos secretários Celso José Gonçalves (Obras e Serviços Urbanos), Ana Cristina Ferreira Machado (Planejamento e Urbanismo) e Farid, juntamente com Lígia, e o diretor de Escolas de Cultura e Artes (Emcea) e Bibliotecas, Juraci Rodrigues Soares Requena, visitaram nesta quinta feira, 3, a construção do prédio para a nova biblioteca, cujo nome, João de Sousa Ferraz, homenageia ilustre literato limeirense, fundador da Casa de Cultura de Limeira (1946) e do Jornal Letras da Província. No local, a biblioteca infantil Professora Cecília Quadros também será instalada.


Celso, Lígia, Juraci, Félix, Farid e Ana, durante visita. Créditos - Wagner Morente.


Para Lígia, a visita foi muito importante e satisfatória, pois o prefeito soube ponderar as propostas feitas anteriormente pela Cultura, como localização de objetos para o bom funcionamento da futura biblioteca.


O novo prédio é localizado no Parque Cidade, no antigo Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), e está sendo planejado conforme o novo conceito de bibliotecas públicas.


Félix acredita que a biblioteca no Parque incentivará a leitura. “Ofereceremos todas as condições para que as pessoas tenham mais acesso aos livros disponíveis no acervo das bibliotecas”.



Ronald Gonçales (Chefe do Setor de Música e de Dança), Luane Tenório

(Estagiária de Comunicação Social – Jornalismo) – Departamento de Projetos Culturais – Secretaria da Cultura – e Letícia Benetton (Estagiária de Comunicação Social – Jornalismo – Secretaria de Comunicações.

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário