sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Festival de Teatro chega ao fim; grupo cearense encerra apresentações concorrentes


"A Pereira da Tia Miséria" se apresentou na manhã desta sexta na Praça Toledo Barros. Créditos - Evandro Leite.


No último final de semana do evento, três espetáculos serão oferecidos à população


A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, apresenta os últimos espetáculos do Festival Nacional de Teatro de Limeira. Serão dois concorrentes nas categorias “adulto” e “de rua”, além do grupo limeirense convidado Borandá. A cerimônia de encerramento destacará os trabalhos da sétima edição do evento e distribuirá os R$ 18 mil em premiações. O apoio é do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultura Carlos Gomes.


No sábado, 27, às 10h30, na Praça Toledo Barros, o espetáculo “Errar é Umano” será interpretado pela Cia Sinequanon, do Rio de Janeiro (RJ).

"Errar é Humano" encerra apresentações da categoria "teatro de rua". Créditos - Divulgação.


Numa praça, rua ou vilarejo qualquer, dois cientistas chegam à procura do homo perfectus. Nesta busca, eles contam a história da humanidade por meio de quadros cômicos e intervenções circenses. Com a linguagem da palhaçaria clássica e moderna, os cientistas falam de física, história e pirataria, num motivo vibrante e nonsense. A direção é assinada por Alexandre Hryhorczuk e a classificação indicativa á livre, com duração de 60 minutos.


Adulto

Ainda no sábado, às 20h, “Navalha na Carne”, interpretado pelo Grupo Imagens Fortaleza (CE), traz um espetáculo que se desenvolve quando Vado - um cafetão - descobre que sua velha prostituta Neusa Sueli não lhe deixou o dinheiro, como era de costume. Na sequência, a suspeita cai sobre Veludo, um empregado homossexual. Entram em cena a experiência amarga das classes pobres e a violência física e psicológica que cerca as personagens. O texto é do dramaturgo brasileiro Plínio Marcos, com direção de Edson Cândido, e duração de 60 minutos. A classificação indicativa é de 16 anos. A apresentação ocorre no Teatro Vitória.


"Navalha na Carne" traz texto forte de Plínio Macos; censura é de 16 anos. Créditos - Divulgação.


Encerramento

No domingo, 28, também no Vitória, às 20h, acontece a cerimônia de encerramento do festival, com “Cassandra”, representado pelo Grupo Borandá, de Limeira (SP). O júri técnico, formado por Graça Berman, Imara Reis e Antonio Ginco, dará o resultado do evento e também será conhecido o espetáculo que teve maior pontuação para o júri estudantil.

Ensaio de "Cassandra". Créditos - Divulgação.


O mito de “Cassandra” retrata-a como filha de Príamo e Hécuba, reis de Tróia. Dona de uma grande beleza, ela recebe o dom da profecia, presente do deus Apolo, que se vê enamorando pelos encantos da troiana. Contudo, diante da recusa ao seu amor, Apolo a condena a nunca ter nenhuma de suas profecias acreditadas por ninguém. “Cassandra” tem direção de Carlos Jerônimo Vieira, duração de 60 minutos, e a classificação indicativa é de 14 anos.


Luane Tenório

Estagiária de Comunicação - Jornalismo

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário