quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Dois espetáculos na programação do Festival de Teatro nesta sexta

Musical e espetáculo com a temática do circo teatro têm espaço dentro da programação do Festival Nacional de Teatro de Limeira nesta sexta-feira, 19, no Teatro Vitória. Um deles é convidado e outro estreia os concorrentes da categoria “teatro adulto”, tudo de graça. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes.

Às 15h, “Brasil de Cabelos Brancos”, com a Cia. Pompacomica, traz um delicado e sensível espetáculo que retrata o envelhecer por diversos ângulos, propondo uma reflexão sobre a alegria de viver em qualquer idade. Já houve apresentação do espetáculo em Limeira, que retorna agora dentro da programação do evento teatral, como convidado. O grupo é de São Paulo (SP) e o espetáculo dura, em média, uma hora.

"Brasil de Cabelos Brancos" é o espetáculo convidado desta sexta-feira. Créditos - Divulgação.


Logo, às 20h, na categoria teatro adulto, é o Circo Teatro Sem Lona de Maringá (PR), com o espetáculo “O Guarani – O Amor de Peri e Ceci”, que conta a história do índio Peri que salva a filha de um fazendeiro e se apaixona por ela. A moça - por sua vez - corresponde ao amor do nativo. A paixão de Peri por Ceci é um clássico da obra de José de Alencar, com direção de Pedro Ochoa e duração de 55 minutos.


A companhia existe desde 1996 e foi criada por Pedro Ochoa e Marcos Trindade. Tem como objetivo a unificação dos estudos das linguagens de circo e teatro, procurando resgatar a figura simbólica do pequeno circo de fundo de quintal, motivo sempre presente nas brincadeiras infantis. A classificação indicativa é livre.

"O Guarani" abre mostra competitiva da categoria "teatro adulto". Créditos - Divulgação.


Os interessados devem retirar os ingressos na bilheteria do teatro, que já estão disponíveis. A bilheteria funciona das 13h às 17h. Quando há espetáculos à noite, a bilheteria reabre às 18h até o início do espetáculo. Neste ano, visando a formação de público, a Secretaria da Cultura trabalhou com o agendamento de escolas, sobretudo nos espetáculos infantis.


Mais informações podem ser obtidas no telefone da cultura, (19) 3451 0502. A programação completa do festival pode ser conferida no site: www.culturalimeira.blogspot.com.


Sucesso

A abertura do Festival aconteceu na último dia 17, com a apresentação do espetáculo convidado “O Mentiroso”, com Coletivo Teatral Commune, de São Paulo (SP). Cerca de 500 pessoas acompanharam o evento, que contou com as presenças do secretário da Cultura, José Farid Zaine, que também representou o Prefeito Silvio Félix; do coordenador da Oficina Cultural Carlos Gomes, Robson Trento; e do coordenador do festival, Daniel Martins. Participaram, ainda, os vereadores Silvio Brito (PDT) e Ronei Martins (PT), além dos diretores da Secretaria da Cultura, Fábio Pentagrama, Juraci Rodrigues Soares Requena e Evandro Leite.

Noite de abertura foi memorável. Créditos - Evandro Leite.


Na oportunidade, o júri técnico do festival foi apresentado ao público e aplaudido calorosamente. São integrantes do júri os profissionais das artes cênicas: Graça Berman, Imara Reis e Antonio Ginco. Também foram conhecidos os estudantes e artistas que fazem parte do “júri estudantil”, que neste ano, é o maior desde a criação do evento.


“O Mentiroso”, que traz no elenco uma limeirense, a atriz Eliane Rosseto, conquistou a plateia com um espetáculo na linguagem comédia dell´arte, abrindo com o “pé direito” o evento que segue até o próximo dia 28.


“Abriu em grande estilo o nosso Festival, já cativando o grande número de espectadores presentes. Estou satisfeito com esse início”, disse Farid.


Nota - Há imagens disponíveis em vídeo. Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura.


Luane Tenório

Estagiária de Comunicação Social – Jornalismo

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451-0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário