terça-feira, 16 de agosto de 2011

“O Mentiroso” dá a largada ao Festival Nacional de Teatro; espetáculo tem no elenco uma limeirense

A sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira começa nesta quarta-feira, 17, às 20h, no Teatro Vitória, com entrada franca, transformando Limeira, nos próximos dias, na capital das artes cênicas. A primeira apresentação – convidada - é a comédia “O Mentiroso”, com Coletivo Teatral Commune, de São Paulo (SP). A realização é da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes.

A peça, com direção de Maria Eugênica Di Domenico e Augusto Marin, conta a história de Lélio Bisognosi, um napolitano que mente compulsivamente com grande brilho e agilidade. Ao chegar a Veneza, descobre que um admirador anônimo dedicou uma serenata a Rosaura e Beatriz, filhas do doutor Balanzone e, rapidamente, finge estar apaixonado por Rosaura, assumindo a autoria da serenata. O texto é do italiano Carlo Goldoni.

A duração de “O Mentiroso” é de 85 minutos, recomendado para pessoas com mais de 12 anos. Eliane Rosseto, limeirense que atualmente reside em São Paulo, trabalhando com produções teatrais, está no elenco do Commune. Além dela, fazem parte do espetáculo: Augusto Marin, Augusto Ponpeo, Carlos Capelleti, Juliano Dip, Fernada Mitaini, Marcos Thadeu, Fausto Franco, Will Saint'Clair, Tadeu Pinheiro, Paulo Dantas, João Paulo Soran e Leandro Pinheiro.


Além do júri técnico, formado por Graça Berman, Imara Reis e Antônio Ginco, o júri estudantil está confirmado e, até o momento, são 170 envolvidos.

O secretário da Cultura, José Farid Zaine, acredita que o público já adotou o espírito do festival e deve prestigiaras apresentações. “Já temos espetáculos, na categoria infantil, por exemplo, com lotação devido aos agendamentos de escolas”.


Coletivo Teatral Commune

É um grupo teatral que cria espetáculos teatrais de palco e rua, com atores profissionais e jovens aprendizes a partir da releitura de textos clássicos e da criação de textos em processo de dramaturgia colaborativa, da estética da Commedia Dell`Arte, com o uso de recursos circenses, máscaras, música ao vivo, bonecos, entre outras linguagens não realistas.


A COMMUNE também é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que desenvolve projetos culturais e sociais em parceria com comunidades, empresas e o poder público.


Desde 2006, a COMMUNE é um Ponto de Cultura do MinC, que desenvolve a formação de jovens aprendizes por meio Oficinas de Teatro, Máscaras, Iluminação Sonoplastia, Cenário, Figurino e Produção Cultural e da montagem de espetáculos de palco e rua.


Em 2007, com o patrocínio da PETROBRAS, FUNARTE e MinC, o grupo montou o espetáculo O Arlecchino de Dario Fo que foi apresentado para mais de 5.000 pessoas em palco e rua, construindo o Teatro Commune, laboratório de pesquisa e montagem do grupo que conta com café, galeria de exposições e sala, ar condicionado, camarins, banheiros para deficientes, sala de ensaio e equipamento de luz e som profissional.


Em 2008-09, Commune realizou uma Oficina de Commedia dell arte com o ator Enrico Bonavera, que interpreta a personagem Briguela no espetáculo Arlecchino Servidor de Dois Patrões de Carlo Goldoni, com direção de Georgio Strehler, no Piccolo Teatro de Milão e a Exposição de Máscaras do Centro Maschere i Struture Gestualli, com curadoria de Donato Sartori e Paola Piizzi, na Caixa Cultural da Sé.


Em 2009, o grupo conquistou o Prêmio Asas, obtendo o 1º lugar na avaliação feita pelo MinC.

Alguns espetáculos do grupo são: O Inspetor Geral de Nicolai Gogol, direção Augusto Marin (2004); A verdadeira história de Adão e Eva, texto e direção de Augusto Marin (2006), O Arlecchino de Dario Fo, direção de Augusto Marin (2007), Nem Todo Ladrão Vem para Roubar de Dario Fo, direção de Antonio Aurrera e Augusto Marin (2010), A Cabeça dos Bichos, direção de Paulo Gandolfi, 3 x A Igreja do Diabo, baseado na obra de Machado de Assis, direção Celso Amâncio e Augusto Marin, Delicias da Modernidade, criação coletiva, direção de Flávia Pucci, A Farsa da Esposa Muda, de autor anônimo do século 16, direção de Michelle Gabriel e O Mentiroso de Carlo Goldoni, direção de Maria Eugênia Di Domenico e Augusto Marin.


A programação completa do festival pode ser conferida no endereço eletrônico: www.culturalimeira.blogspot.com, clicando no marcador “Festival Nacional de Teatro”, localizado no canto esquerdo do computador. Mais informações, no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Imagens do espetáculo “O Mentiroso”. Créditos - Divulgação.

Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário