A peça, com direção de Maria Eugênica Di Domenico e Augusto Marin, conta a história de Lélio Bisognosi, um napolitano que mente compulsivamente com grande brilho e agilidade. Ao chegar a Veneza, descobre que um admirador anônimo dedicou uma serenata a Rosaura e Beatriz, filhas do doutor Balanzone e, rapidamente, finge estar apaixonado por Rosaura, assumindo a autoria da serenata. O texto é do italiano Carlo Goldoni.
A duração de “O Mentiroso” é de 85 minutos, recomendado para pessoas com mais de 12 anos. Eliane Rosseto, limeirense que atualmente reside
O secretário da Cultura, José Farid Zaine, acredita que o público já adotou o espírito do festival e deve prestigiaras apresentações. “Já temos espetáculos, na categoria infantil, por exemplo, com lotação devido aos agendamentos de escolas”.
É um grupo teatral que cria espetáculos teatrais de palco e rua, com atores profissionais e jovens aprendizes a partir da releitura de textos clássicos e da criação de textos em processo de dramaturgia colaborativa, da estética da Commedia Dell`Arte, com o uso de recursos circenses, máscaras, música ao vivo, bonecos, entre outras linguagens não realistas.
A COMMUNE também é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) que desenvolve projetos culturais e sociais em parceria com comunidades, empresas e o poder público.
Desde 2006, a COMMUNE é um Ponto de Cultura do MinC, que desenvolve a formação de jovens aprendizes por meio Oficinas de Teatro, Máscaras, Iluminação Sonoplastia, Cenário, Figurino e Produção Cultural e da montagem de espetáculos de palco e rua.
Em 2007, com o patrocínio da PETROBRAS, FUNARTE e MinC, o grupo montou o espetáculo O Arlecchino de Dario Fo que foi apresentado para mais de 5.000 pessoas em palco e rua, construindo o Teatro Commune, laboratório de pesquisa e montagem do grupo que conta com café, galeria de exposições e sala, ar condicionado, camarins, banheiros para deficientes, sala de ensaio e equipamento de luz e som profissional.
Em 2008-09, Commune realizou uma Oficina de Commedia dell arte com o ator Enrico Bonavera, que interpreta a personagem Briguela no espetáculo Arlecchino Servidor de Dois Patrões de Carlo Goldoni, com direção de Georgio Strehler, no Piccolo Teatro de Milão e a Exposição de Máscaras do Centro Maschere i Struture Gestualli, com curadoria de Donato Sartori e Paola Piizzi, na Caixa Cultural da Sé.
Em 2009, o grupo conquistou o Prêmio Asas, obtendo o 1º lugar na avaliação feita pelo MinC.
Alguns espetáculos do grupo são: O Inspetor Geral de Nicolai Gogol, direção Augusto Marin (2004); A verdadeira história de Adão e Eva, texto e direção de Augusto Marin (2006), O Arlecchino de Dario Fo, direção de Augusto Marin (2007), Nem Todo Ladrão Vem para Roubar de Dario Fo, direção de Antonio Aurrera e Augusto Marin (2010), A Cabeça dos Bichos, direção de Paulo Gandolfi, 3 x A Igreja do Diabo, baseado na obra de Machado de Assis, direção Celso Amâncio e Augusto Marin, Delicias da Modernidade, criação coletiva, direção de Flávia Pucci, A Farsa da Esposa Muda, de autor anônimo do século 16, direção de Michelle Gabriel e O Mentiroso de Carlo Goldoni, direção de Maria Eugênia Di Domenico e Augusto Marin.
A programação completa do festival pode ser conferida no endereço eletrônico: www.culturalimeira.blogspot.com, clicando no marcador “Festival Nacional de Teatro”, localizado no canto esquerdo do computador. Mais informações, no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.
Imagens do espetáculo “O Mentiroso”. Créditos - Divulgação.
Ronald Gonçales
Chefe do Setor de Música e de Dança
Departamento de Projetos Culturais
Prefeitura de Limeira/SP
Secretaria Municipal da Cultura
(19) 3451.0502
Nenhum comentário:
Postar um comentário