quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Filmes e curtas com a temática da diversidade chegam a Limeira

O Teatro Vitória será palco, pela primeira vez, de um dos maiores festivais de cinema sobre diversidade sexual do mundo, é o Festival Mix Brasil de Cinema e Vídeo da Diversidade Sexual, com a exibição dos filmes “Como Esquecer” e “Dzi Croquettes”, além de curtas premiados na edição de 2010 do festival. A realização é da Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura, e Associação Cultural Mix Brasil. O evento acontece a partir das 20h, neste final de semana, 12 e 13, de graça.

O festival surgiu em 1993, através de convite realizado pela New York Lesbian and Gay Experimental Film Festival, para selecionar filmes com a temática LGBT no Brasil. A ideia era mostrar as diferentes formas de expressão da sexualidade em outros países. O jornalista André Fischer foi o responsável pela seleção da programação brasileira do festival.


Em seus 17 anos, o Festival Mix Brasil foi o pioneiro no país a exibir filmes de longa e curta duração que falavam abertamente da sexualidade gay e lésbica. Cerca de 95% dos filmes apresentados no festival não chegam ao circuito comercial. As distribuidoras convencionais, segundo Fischer, não têm interesse em falar com um público específico, explicando o fato de poucos filmes que abordam o tema LGBT aparecerem nas telonas.


O festival tem como objetivo promover o respeito e a livre expressão da diversidade sexual, buscando novas perspectivas para a compreensão da comunidade LGBTTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Transgêneros) da América Latina, ficando entre um dos maiores do mundo no segmento, trazendo para o país o que há de mais moderno nas discussões mundiais sobre os mais variados aspectos que compreendem a diversidade sexual, tendo percorrido todas as regiões do Brasil e todos os continentes. A ideia é promover a inclusão de toda uma comunidade e suas perspectivas de vida e estilos.

Segundo um dos diretores do festival, João Federici, esse projeto itinerante permite que as cidades recebam esse importante festival em um formato menor do que é a proposta original. “Levá-lo para Limeira confirma o quanto a diversidade está se tornando cada vez mais uma questão de política cultural, ou seja, está em pauta. Da região, Limeira é vanguardista”.


Na cidade, serão exibidos dois programas de curtas (Competitiva Nacional I e II) premiados no festival realizado em 2010, durante a 18ª edição do Festival MIX Brasil de Cinema da Diversidade, além dos longas “Como Esquecer” e “DZI Croquettes”.


Na primeira noite, 12, a partir 20h, acontece a exibição do longa “Como Esquecer”, com Ana Paula Arósio, Murilo Rosa e Natália Lage, e, às 22h, curtas da proposta Competitiva Nacional I.


“Como Esquecer” conta a história de Júlia, uma professora de literatura inglesa, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com a enigmática Antônia. Uma trama instigante que fala de pessoas comuns enfrentando os desafios de superar as dores do passado, buscando uma nova chance de encontrar a felicidade.


Na segunda noite, 13, às 20h, será exibido o documentário “DZI Croquetters” e, às 22h, serão exibidos os curtas da proposta Competitiva Nacional II. O documentário é um dos mais premiados nos últimos anos, exibido em todos as parte do mundo, contanto a história dessa trupe tão tresloucada e fabulosa. Em ambas as noites, a classificação indicativa é de 14 anos.


O secretário da Cultura, José Farid Zaine, acredita que a vinda desse festival a Limeira confirma o crescimento cultural do município, pois as pessoas estão passando a consumir os mais diferentes produtos artísticos, com temáticas ousadas e importantes também para a conscientização do público, visando a sua formação.


Mais informações no telefone do Departamento de Projetos Culturais, da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.


Imagens das capas de "Como Esquecer" e "DZI Croquettes". Créditos - Divulgação.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Secretaria da Cultura – Limeira / SP

Prefeitura de Limeira

(19) 3451 0502

culturalimeira@yahoo.com.br

WWW.twitter.com/culturalimeira

WWW.culturalimeira.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário