segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Talentos das artes cênicas integram júri do Festival Nacional de Teatro

Maratona teatral começa nesta quarta. Expectativas são grandes


Três artistas já consagrados do teatro terão a difícil missão de analisar 17 espetáculos concorrentes dentro da programação da sétima edição do Festival Nacional de Teatro de Limeira, que tem início nesta quarta-feira, 17, às 20h, com a apresentação do espetáculo convidado “O Mentiroso”, com Coletivo Teatral Commune, de São Paulo (SP), no Teatro Vitória. São eles: Imara Reis, Graça Berman e Antonio Ginco. A realização do evento é da Prefeitura, através da Secretaria da Cultura, com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes. As entradas em todas as apresentações são gratuitas.



Ginco é autor, ator e diretor teatral, tendo formação em Pedagogia, nas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Farias de Brito, com pós graduação em Arte Educação (ECA/USP). Já atuou no cinema em “Bicho de Sete Cabeças”, de Laís Bodansky e dois curtas-metragens: “O Retrato da Senhora Urche”, por Vivi Amaral, com supervisão de Susana Amaral, e “Totém”, de Donny Correa.
Imara é uma das juradas.

Ele fez também participação como ator em três episódios do “Tribunal na TV”, produzido e veiculado pela Bandeirantes. Como diretor, fez “Passagem das Horas”, de Fernando Pessoa, em parceria com a Cia. Corpocena, e “Senhorita Júlia”, de August Strindberg. Também já gravou diversos comerciais de TV para as marcas: Belmont, Brahma, Skol, Agrale, CCAA, Volkswagem, e outros.

Graça é diretora e atriz, formada em Língua e Literatura Portuguesa (PUC/SP) e Artes Cênicas (ECA/USP). No teatro, participou como atriz de diversas montagens, entre elas: “Prometeu Libertado”, texto e direção de Miroel Silveira; “O Santeiro do Mangue”, de Oswald de Andrade e direção de José Celso Martinez; “Jesus Homem”, texto e direção de Plínio Marcos; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis e adaptação e direção de Linei Hirsch; “Maria Quitéria”, de Marici Salomão e direção de Fernando Peixoto; e “Nos Campos de Piratininga”, de Renata Pallottini e Graça e direção de Imara Reis.

No cinema, participou de “Sábado”, de Ugo Giorgetti; “A Grande Noitada”, de Denoy de Oliveira; e “Documentário do Workshop de Novas Tecnologias”, com direção de Reinaldo Volpato. Na TV, fez diversas participações, entre elas: “Maça do Amor” (Bandeirantes); “Casa de Irene” (Bandeirantes); “Aquarela do Brasil” (TV Globo); “Esmeralda” (SBT) e “Cidadão Brasileiro” (Record). No seu currículo, destacam-se também participações em comerciais e trabalhos na área de direção teatral.

Imara é graduada pelo curso de bacharelado em Letras (francês-português) no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (RJ) e pós graduada no curso de mestrado em Teatro na Escola de Comunicação e Artes na Universidade de São Paulo. É diretora e atriz.

Graça integra o corpo de jurados.

Imara deu aulas de formação de atores no “Studio Wolf Maya”, de 2001 a 2003. Participou no Film Festival de Munique, em Munique (Alemanha), e como delegada brasileira na Mostra “La Mujer y el Cine”, Mar Del Plata (Argentina). Foi também parecerista para seleção de curtas-metragens nos Kinoforuns. Como diretora, fez diversos trabalhos, entre eles: “Curtacomédia” de Luiz Fernando Veríssimo; “Nos Campos de Piratininga”, de Graça Berman e Renata Palottini e “Nany People Salvou Meu Casamento”. Participou como atriz de muitas montagens: “Lampião no Inferno”, de Jairo Lima e direção de Luiz Mendonça; “A Resistência”, de Maria Adelaide Amaral e direção de Cecil Thiré; “As Mais Fortes”, de Irene Ravache e August Strindberg e direção de Antonio Gilberto; “Trair e Coçar é só Começar”, de Marcos Caruso e direção de Atílio Ricco; “A Sauna”, de Nell Dunn e direção de Wolf Maya; “Dois Irmãos”, de Milton Hatoun, adaptação de Jucca Rodrigues, e direção de Roberto Lage; “O Ano do Pensamento Mágico”, de Joan Didion e direção de Caio de Andrade. Também fez participação em longas, curtas e comerciais, além de programas de TV e novelas.

Ginco é um dos jurados.

A programação do festival pode ser conferida no blog da cultura:www.culturalimeira.blogspot.com. Informações no telefone da Secretaria da Cultura, (19) 3451 0502.

Imagens do júri. Créditos – Divulgação.

Ronald Gonçales
Chefe do Setor de Música e de Dança
Departamento de Projetos Culturais
Secretaria da Cultura – Limeira / SP
Prefeitura de Limeira
(19) 3451 0502

Nenhum comentário:

Postar um comentário