quinta-feira, 25 de agosto de 2011

“Dançando com Tom” homenageia um dos maiores compositores da MPB

As composições inesquecíveis de Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, tatuado no coração dos brasileiros carinhosamente como Tom Jobim, estarão aliadas às coreografias de dança preparadas pela escola de Dança Complexo Royale, com o apoio da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria da Cultura, no espetáculo “Dançando com Tom” que ocorre na quarta-feira, 31, às 20h30, no Teatro Vitória.

“Um dia, estava em um café em Paris e percebi que um jovem músico tocava com violino a canção ‘Desafinado’. Meu coração se encheu de alegria de ser brasileira. Mas esse orgulho não parou por aí, nos três anos seguintes, estive em outros países e em todos eles tive o prazer de presenciar músicos interpretando nosso ilustre ‘Tom Jobim’”, explicou a diretora da escola e do espetáculo e bailarina, Luciana Schmidhaüssler Affonso.


A partir dessas situações, surgiu a necessidade dela em interpretar, através da dança, as letras, as melodias e as famosas parcerias do compositor. “Fiz viagens ao Rio de Janeiro, para fazer um laboratório dos lugares preferidos de Jobim, e me surpreendi com o que encontrei. Entendi, então, o porque das suas músicas serem tão leves”, completou Luciana.


“Desafinado” é um samba bossa-nova criado em 1958. É considerada uma canção manifesto da Bossa Nova, pela simplicidade da letra e da música. A composição “Garota de Ipanema”, assinada por Jobim, composta em 1963, é a música brasileira mais executada no exterior, eleita uma das 50 grandes obras musicais da humanidade pela Biblioteca do Congresso Americano.


Para o secretário da Cultura, José Farid Zaine, o espetáculo deve ser muito emocionante, pois a música de Jobim é contagiante e o trabalho do corpo de bailarinos da Royale tem sido de muita dedicação. “Esta, com certeza, será uma apresentação que se somará às produções culturais atuais da nossa cidade”.


Além de Limeira, “Dançando com Tom” já está agendado em outros municípios da região (Mogi Mirim e Araras). Em cena, 34 bailarinos mostrarão a poesia e o lirismo da música de Jobim, por meio da dança, coreografados por sete profissionais da área: Vanessa França, Sérgio Queiroz, Wellington Conceição, Adriana Ferreira, Fabiana Claudino, Lais Batistella Archilli e a própria Luciana.


Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos na bilheteria do Vitória (Praça Toledo Barros, s/nº - Centro) ao preço de R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). A classificação indicativa é livre.


Mais informações podem ser obtidas nos telefones do teatro, (19) 3451 2675 e 3451 6679.

Corpo de dança Royale no espetáculo “A Flor do Amor”. Créditos – Paulo Pedron.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário