segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Mostra de Dança termina com sucesso; nova edição está confirmada para 2012

A primeira Mostra Municipal de Dança agitou os limeirenses nos dias em que aconteceu no palco do Teatro Vitória. De 26 a 31 de julho, dança contemporânea, balé clássico e street dance tiveram seus espaços dentro do evento, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura. A presença da São Paulo Companhia de Dança na noite de abertura coroou a Mostra que no próximo ano oferecerá mais espaço aos participantes.

Repetindo o sucesso, “Carmen”, com a Orquestra Sinfônica de Limeira e a Limeira Cia de Dança, teve grande público na noite de sexta-feira, 29. Foi a noite com mais espectadores e faltaram poucas senhas para que a lotação do teatro fosse anunciada. A apresentação teve direção de Gláucia Bilatto e regência de Rodrigo Müller.


Meninas da Emcea encantam. Créditos: Gustavo Reis.


Mais seguros, os bailarinos e as bailarinas da Limeira Cia de Dança, além de atores da Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), capricharam ainda mais e mostraram ao público uma sintonia interessante no palco. A orquestra conquistou a plateia, demonstrando todo o vigor que a música de Bizet exige.


No sábado, 30, a Escola de Dança Gláucia Bilatto foi o destaque, com a apresentação do espetáculo “Segredos do Chef”. No total, quase 50 artistas, das mais diferentes idades, prepararam uma apresentação que contou com muito brilho, cor e glamour. Cerca de 400 pessoas acompanharam a apresentação, mesmo com chuva e frio.


No último dia de apresentação, 31, o primeiro workshop, ministrado por Daniella Aguiar, sobre dança contemporânea, contou com 15 participantes. À noite, a Emcea preparou diversas apresentações, coordenadas pela professora Iany Catherine. Muito sensíveis, as coreografias tiveram envolvimento do grupo de dança da Emcea e de diversas solistas. Além disso, houve apresentação do bailarino João Messiah, em homenagem ao musical argentino “Evita”.


Espetáculo "Segredos do Chef". Créditos - Divulgação.


Fazem parte do grupo de dança da Emcea: Beatriz Braga, Gabriela Zabotto, Geovânia Almeida, Iara Santos, Isabella Rodrigues, Karine de Lima, Lisandra Alves, Nattália do Prado, Rebeca Pereira e Roberta Euzébio.


A Limeira Cia de Dança também apresentou a coreografia “Conversa de Botequim”, com direção de Graciela Oliveira, representante do município dentro do projeto “Mapa Cultural Paulista”, da Secretaria de Estado da Cultura. A apresentação, que retrata – através da dança contemporânea – as conversas em barzinhos, traz, também, traços da expressão teatral. Até uma pitada de samba integra a dança, que tem seis minutos de duração. A Cia Soul Stromper de Dança, de última hora, apresentou um espetáculo na área de street dance. Cerca de 200 pessoas acompanharam a última noite do evento.


Workshop com Daniella Aguiar na tarde de domingo. Grande aceitação. Créditos - Pedro Drago.


Para o próximo ano, está confirmada a segunda edição da Mostra, que deve abrir espaço também aos grupos da região de Campinas, além de noites que trarão apenas coreografias, com o objetivo de atingir novos participantes.


“Estamos muito empolgados com o sucesso da Mostra e vamos ampliá-la, buscando agregar mais artistas, abrindo mais espaço às academias, grupos e escolas de Limeira”, garantiu o secretário da Cultura, José Farid Zaine. Farid é também o idealizador do evento.


O Prefeito Silvio Félix disse que o evento confirma o fato de Limeira estar se transformando num pólo de produções culturais, destacando-se entre as cidades da região.


“Temos festivais de música e de teatro, uma programação ativa no Teatro Vitória e eventos dos mais diferentes gêneros. A edição da Mostra de Dança atende aos anseios dos artistas dessa área, uma lacuna que preenchemos e, agora, ampliaremos”, disse Félix.

Grande fila antes da apresentação de "Carmen". Créditos - Gustavo Reis.


Apesar do fim das apresentações, mais dois workshops serão ministrados pela profissional Carolina Sorg, que cuidará da “Aula de Ballet Clássico”, abordando-o de uma forma contemporânea, dando ênfase no alinhamento do corpo, na utilização correta dos músculos, na dinâmica, na clareza e na pureza do movimento sem ornamentos desnecessários. O curso acontece nos dias 4 e 5 de agosto, na Escola Municipal de Cultura e Artes (Emcea), das 19h às 21h. O público alvo são estudantes de dança e interessados na arte do corpo a partir dos 13 anos. Aos que querem participar das oficinas, a recomendação é a de ir diretamente ao local onde elas serão ministradas. Informações sobre necessidades para participação com Talitha Rodrigues, (19) 3702 4262 e 9236 9453.



Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário