terça-feira, 9 de agosto de 2011

Com o Festival de Teatro, Limeira vive maratona das artes cênicas

O secretário da Cultura, Farid Zaine, e Tatiana Alves, representante da Cia. Pêlo de Gato Preto - - - a companhia defende Limeira dentro do projeto.

Em 12 dias, município recebe 20 espetáculos teatrais de grande qualidade



Entre as categorias teatro adulto, infantil e de rua, além de convidados, Limeira vira palco de um dos principais festivais de teatro do Estado de São Paulo, recebendo 20 atrações, todas gratuitas, de 17 a 28 de agosto, no palco do Teatro Vitória e bairros da cidade. A realização é da Prefeitura de Limeira, através da Secretaria da Cultura, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Oficina Cultural Carlos Gomes. O anúncio de todos os classificados ocorreu na tarde desta terça-feira, 9, na Praça Toledo Barros, contando com intervenção artística da Escola Núcleo de Teatro.


Serão quatro estados participantes (SP, RJ, PR e CE), depois de minuciosa escolha das mais de 60 inscrições que chegaram. Segundo o secretário da Cultura – e idealizador do Festival – José Farid Zaine, a edição deste ano deve ser uma das melhores de todos os tempos.


“A gente conseguiu dar uma cara própria ao festival, misturando as diversas modalidades das artes cênicas. Esta será, certamente, uma das melhores edições de todas as produções, com pluralidade de gêneros, buscando atrair todos os gostos”, comemorou o secretário.

Farid e Tati.


Para o Prefeito Silvio Félix, Limeira vive uma efervescência cultural muito grande e a realização de festivais fomenta as produções artísticas locais. “Foi assim com o Canta Limeira e a Mostra de Dança e, agora, o Festival Nacional de Teatro, que é muito respeitado pelos grupos que tentam vaga dentro do evento”.


De acordo com o regulamento, o objetivo do evento é promover o intercâmbio entre grupos da cidade e de outros municípios e o público, destacando e divulgando novos talentos, além de valorizar as artes cênicas e incentivar as manifestações culturais do país.


Farid e Tatiana.


Dezessete espetáculos serão analisados por um corpo de jurados técnico da área e três são convidados da comissão organizadora. Das apresentações que concorrem aos prêmios, serão cinco nas categorias de rua e infantil e sete no teatro adulto.


Escola Núcleo de Teatro anuncia os municípios participantes do Festival Nacional de Teatro de Limeira.


São R$ 18 mil em prêmios, divididos para as três categorias. Todas as premiações são acompanhadas de troféus. Quesitos individuais também serão destacados, como diretor, atriz, ator, atriz coadjuvante, ator coadjuvante, cenografia, iluminação, figurino, maquiagem, revelação, sonoplastia e trilha sonora. Limeira será representada na fase competitiva com o espetáculo “A Bomba Anatômica”, com a Cia Pêlo de Gato Preto, e também como convidada, com o espetáculo “Cassandra”, com o grupo Borandá.


Além de Farid, que representou Félix, estiveram presentes Tatiana Alves (Cia. Pêlo de Gato Preto), Robson Trento (Oficina Cultural Carlos Gomes), Carlos Jerônimo Vieira (grupo Borandá), Evandro Leite (Departamento de Projetos Culturais) e Daniel Martins (coordenador da edição deste ano).


Escola Núcleo de Teatro faz intervenção artística e conquista coletiva.


Cronograma das Apresentações

TEATRO INFANTIL

18/08, às 15h – “Anjo de Papel” – Cia. Fio de Sombra – Campinas (SP) – Teatro Vitória.

21/08, às 14h – “Dom Quixote De La Serra e Suas Incríveis Aventuras” – Cia. Paulista de Artes – Jundiaí (SP) – Teatro Vitória.

22/08, às 14h – “Athletis” – La Mínima – São Paulo (SP) – Teatro Vitória.

23/08, às 20h – “A Ver Estrelas” – Grupo de Teatro Travessia – Santa Bárbara D´Oeste (SP) – Teatro Vitória.

26/08, às 14h – “A Incrível Viagem da Família Aço” – Cia. Entreato – Rio de Janeiro (RJ) – Teatro Vitória.

TEATRO DE RUA

23/08, às 15h – “É Poesia Popular!” – Cia. Forrobodó – São José do Rio Preto (SP) – Avenida Frei João das Mercês, s/nº – Pavilhão do Feirante – Parque Nossa Senhora das Dores.

24/08, às 15h – “Homens Livres” – Cia. Teatro de Garagem – Londrina (PR) – Rua Pedro Zaccaria, 1300 - Unicamp FCA – Santa Luzia.

25/08, às 15h – “Folia de um Semideus, sabe-se lá o que é isso” – Grupo Teatral De 4 No Ato – Rio de Janeiro (RJ) – Praça Toledo Barros – Centro.

26/08, às 10h – “A Pereira da Tia Miséria” – Núcleo Ás de Paus – Londrina (PR) – Praça Toledo Barros – Centro.

27/08, às 10h30 – “Errar é Umano” – Cia. Sinequanon – Rio de Janeiro (RJ) – Praça Toledo Barros – Centro.

TEATRO ADULTO

19/08, às 20h – “O Guarani – O Amor de Peri e Ceci” – Circo Teatro Sem Lona – Maringá (PR) – Teatro Vitória.

20/08, às 20h – “A Bomba Anatômica” – Cia. Pêlo de Gato Preto – Limeira (SP) – Teatro Vitória.

21/08, às 20h – “Hay Amor!” – Os Geraldos – Campinas (SP) – Teatro Vitória.

24/08, às 20h – “Santiago Morto” – Estação Teatro – São Paulo (SP) – Teatro Vitória.

25/08, às 20h – “Fando e Lis” – Grupo Di Atus – Santa Bárbara D´Oeste (SP) – Teatro Vitória.

26/08, às 20h – “Orégano” – Cia. Hecatombe – São José do Rio Preto (SP) – Teatro Vitória.

27/08, às 20h – “Navalha na Carne” – Grupo Imagens – Fortaleza (CE) – Teatro Vitória.

ESPETÁCULOS CONVIDADOS

17/08, às 20h – “O Mentiroso” – Coletivo Teatral Commune – São Paulo (SP) – Teatro Vitória – CERIMÔNIA DE ABERTURA.

19/08, às 15h – “Brasil de Cabelos Brancos” – Pompacomica – São Paulo (SP) – Teatro Vitória.

28/08, às 20h – “Cassandra” – Grupo Borandá – Limeira (SP) – Teatro Vitória – CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO.

As apresentações também serão analisadas pela equipe do Júri Estudantil, formada por estudantes das redes pública e particular, visando estimular a formação de público.

“Criamos o júri estudantil pensando na formação de público. Para estimular os estudantes a prestigiarem o festival, queremos que eles analisem todos os espetáculos e, dessa forma, um troféu será entregue à apresentação que obtiver mais destaque na avaliação deles”, explicou Farid.


Técnicos

O júri do festival será composto por Imara Reis, Graça Berman e Antonio Ginco. Todas as apresentações concorrentes serão analisadas por eles.


Imara é graduada pelo curso de Bacharelado em Letras (francês-português) no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (RJ) e pós-graduada no curso de mestrado em teatro na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (SP). É diretora e atriz. Deu aulas de formação de atores no “Studio Wolf Maya”, de 2001 a 2003.


Graça é diretora e atriz, formada em Língua e Literatura Portuguesa (PUC/SP) e Artes Cênicas (ECA/USP). Ginco é autor, ator e diretor teatral, formado em Pedagogia, pelas Faculdades de Filosofia, Ciências e Letras Farias de Brito e pós-graduado em Arte Educação (ECA/USP).


Outras informações no telefone da Secretaria da Cultura (19) 3451 0502.



Imagens da coletiva. Créditos - Wagner Morente.


Ronald Gonçales

Chefe do Setor de Música e de Dança

Departamento de Projetos Culturais

Prefeitura de Limeira/SP

Secretaria Municipal da Cultura

(19) 3451.0502

culturalimeira@yahoo.com.br

www.culturalimeira.blogspot.com

www.twitter.com/culturalimeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário